terça-feira, 27 de novembro de 2012

Este rio é nosso, vamos preservar

por Rodrigo Szymanski

Mau cheiro, lixos, desmatamento e esgoto. Esta é a imagem do rio de nossa cidade. É preciso preservar, pois se o sangue de nosso corpo esta doente todo corpo ficará doente.

Qual a importância dos rios? Os rios são importantes em todas as cidades, tanto nos perímetros urbanos e rurais. Sem dúvida no meio rural ele tem uma importância pelas plantações e irrigações, mesmo que desrespeitado, com o desmatamento e os agrotóxicos.

No meio urbano os rios por muitas vezes são ignorados. No caso de nossa cidade dois rios (Rio Cocal e Rio Tigre) cruzam basicamente o Centro e se encontram atrás da garagem da prefeitura. Próximo a minha casa, por acaso.

Total descaso! Nos períodos de dias mais quentes, com a falta da chuva, o rio fica com um forte cheiro e vira, quase, só esgoto. Isso mesmo esgoto, aquele que sai das casas. È muito lixo jogado as margens do rio e dentro dele, além de desmatarem as margens, que deveriam estar preservadas.

De quem é a culpa?

Eu digo: a culpa é nossa! Sim, nossa, da população sul cocalense, que joga os lixos no rio, que constrói e desmata as margens e matas ciliares.

Outros problemas que fui informado por um agrônomo é que as fossas das casas são quase todas irregulares. Nosso esgoto de tanques de roupas, pias de cozinha e banheiro, chuveiro, vaso sanitário vão tudo para o rio, sem tratamento...

Mas o poder público também tem suas culpas. Falta estrutura de saneamento básico em nossa cidade. Falta uma política pública que garanta a preservação dos rios.

Acima de tudo, falta consciência ambiental!

2 comentários:

  1. Trabalhar a consciência ambiental é super importante, acredito que as novas gerações já estão mais preparadas em relação a isso. Mas, se as crianças imitam os adultos(e imitam mesmo) quem tem que mudar primeiro são os adultos, dar o exemplo. As crianças aprendem mais vendo fazer do que só ouvir discursos bonito. E neste caso, a culpa é nossa! Dos adultos. Dos moradores desta cidade de ontem e de hoje. Dos homens públicos desta cidade de ontem e de hoje. Sim, porque na verdade esse problema nunca foi encarado com a seriedade que merece. Nunca houve um trabalho sério e permanente de recuperação, de fiscalização, de cobrança, de conscientização. É necessário que o Poder Público tome a iniciativa, o Poder Legislativo também, para que o povo acorde e faça a sua parte. Cadê a FUNDAC? As agentes de saúde também são instrumentos importantes neste trabalho. Afinal, tudo está relacionado, saúde, rio, lixo, educação... Mas, o povo dificilmente irá se mexer se não tiver um agente motivador, se o povo não ver vontade política do poder público em ancarar o problema.

    ResponderExcluir
  2. Que FUNDC? Aquela que não fez nada para preservar as árvores próximo a Escola Demétrio Bettiol? Iriam arborizar com outras espécies. Estamos esperando. Daqui 20 anos teremos outra daquele porte no mesmo local. Incrível más aconteceu aqui.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.