quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ônibus incendiados e tiroteio em Criciúma e Florianópolis, de quem é a culpa?

por Rodrigo Szymanski
Lucas Colombo/Clicatribuna

Na mesma onda de São Paulo, que vive estado de terror com morte de policias e moradores das periferias, nesta última noite (14/11) Criciúma, Florianópolis e Navegantes presenciaram cenas de terror.  Só em Criciúma foram dois ônibus incendiados e tiros na guarita do Presídio Santa augusta.

De quem é a culpa? A culpa é da falta de políticas públicas, de investimentos na educação, de prevenção nos processo de segurança, de falta de oportunidade e dignidade para todos. Brasil um país de desigualdades e injustiças gera um processo de violência e medo.

Agora é fácil ver nossos políticos indo a mídia defender pena de morte, redução da maioridade penal, mais presídios, uma policia mais violenta... E digo com toda convicção: nem uma destas alternativas vai salvar nossa sociedade! Nenhuma!

Quantos colégios estão sem verbas pra educação? Quantos colégios estão com os tetos caindo? Quantos é o aumento dos professores?

Infelizmente vivemos em um mundinho fechado de nossa própria hipocrisia, não estamos nem aí para os outros... Mas quando o problema me incomoda aí eu quero mostrar minha indignação.

É preciso combater o mau pela raiz, não adianta prender ou matar um ou dois... estes “marginais” (marginais por que vivem as margens, nas regiões periféricas e não no centro) são frutos de nossa sociedade corrupta e injusta e desigual...

Deixo uma música para ouvir e refletir.

2 comentários:

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.