sábado, 17 de novembro de 2012

Sessão vazia “vapt vupt”

por Davi Carrer

Hoje vai ser “vapt vupt”. Esta foi a afirmação de um dos vereadores antes de começar a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, na terça-feira (13/11). Poderia aqui fazer uma crítica ao legislador, mas o que falar se lá havia apenas dois cidadãos na plateia.

Assim como é missão do vereador fiscalizar o prefeito, cabe ao povo comparecer as sessões e cobrar atitude dos vereadores. Infelizmente as coisas não funcionam assim...  Funcionam assim: quando o povo pressiona, os vereadores fiscalizam e o prefeito trabalha!

Mas precisa mudar e cabe a população comparecer todas as terças-feiras na Câmara de Vereadores, às 19 horas.

E realmente foi “vapt vupt”, pois sem pauta, a sessão durou apenas 45 minutos, com direito a dois discursos, dos vereadores Lésio (PSDB), e Zé Cabeleira (PMDB). Lésio falou sobre o apoio da Câmara a creches, na instalação de ar condicionados, e criticou a segurança pública, questionando a maioridade penal. Zé Cabeleira também falou sobre as creches, mas focou na crítica a aprovação da suplementação no valor de R$ 1.060.000,00. “Não que não fosse necessário ou justo, mais foi tudo em um balaio só”, destacou, demonstrando que era preciso, antes, haver uma discussão do porque da suplementação.

Também participaram da sessão os vereadores Vicente e Fabio, do PSDB; Anselmo e Carcinha, do PMDB; Volnei, do PSD, e Marcelo Dallo e Henrique Bittencourt, do PP.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com a tua cobrança de reclamar a participação do povo. Também acho que deveria ser assim, sempre casa lotada, e as coisas seriam diferentes. Mas, há que se questionar também o porque que o povo não participa. No meu modo de ver as sessões não são motivantes, são monótomas, e os poucos que vão lá conferir não se senti motivado a voltar. E o que os vereadores estão fazendo para mudar isso, eles buscam a participação popular? Eles procuram chamar o povo para o debate? No meu modo de ver, isso também é uma função deles, já que eles estão ali representando o povo e deveriam servir de ponte entre o povo e o poder executivo. Eles estão ganhando salário para isso, o povo paga eles, mas pelo jeito pra eles tá muito bom assim, casa vazia, ninguém perturbando. Gostaria de saber qual vereador disse esse absurdo "hoje vai ser vapt vupt", com certeza querendo correr com a sessão para ver novela, futebol ou algo parecido. E saber que tem dois vereadores ali dessa turma, Volnei e Henrique, que estarão nos próximos anos ali na condição de vereadores novamente. Será que no ano que vem vão ser diferente? Não acredito. Porque se eles quisessem fazer um trabalho junto ao povo já poderiam fazer agora.

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc anonimo é bem assim mesmo, sem chamar o povo para o debate, eles não querem debates, haja vista nosso prefeito que correu de todos os debates, lembram na greve ele figia por uma portinha dos fundos....

    ResponderExcluir
  3. a sessão pode até ter ficado vazia mas no fim de semana o balneário esplanada tem recebido bastante políticos. cada um em sua bela casa e fazendo planos para o próximo ano.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.