sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vereadores eleitos se encontram para compreender melhor a função que exercerão

por Rodrigo Szymanski

Os nove vereadores eleitos em Cocal do Sul estiveram presentes na última quarta-feira (14/11) na Câmara de Vereadores para um encontro de orientação. No início da tarde os vereadores, juntamente com o prefeito e vice eleitos, debateram sobre a cerimônia de posse no dia primeiro de janeiro. Quem preside a primeira sessão da câmara será o vereador mais votado (Sidney – PSDB – 660 votos) e o secretario é escolhido entre um dos vereadores.

Em seguida tiveram uma palestra com o ex-vereador e ex-diretor da Câmara de Criciúma Archimedes Naspolini Filho, que falou sobre o papel dos vereadores na Câmara.

“Fui vereador com 23 anos e não fiz nada pelo município, porque não sabia o que fazer. Aqui tem sete vereadores que nunca legislaram, eles não sabem o que fazer e nem precisavam saber, mas agora é hora de saber. É preciso entender que o legislativo e o executivo são independentes. Um não é mais importante que o outro. Cada qual com suas funções. Sem os vereadores o prefeito não governa, ele precisa enviar projetos e leis para serem analisados nesta casa. E se deve saber onde começa e termina a função de cada um. É preciso entender o que é ser oposição e situação. É preciso a oposição, mas não aquela oposição burra que só vota contra o prefeito. Tudo deve ser pensado para o povo”, explicou Naspolini.

É importante que todos soubessem qual o papel do vereador e suas funções. Para assim o povo poder cobrar e compreender como funciona.

Uma ideia do Cocal Comunitário é uma escola de cidadania, um projeto de vereadores mirim, um projeto no qual a população se aproxime dos vereadores.
















11 comentários:

  1. Eu não sabia q Cocal do sul tinha 11 vereadores, quem são os 2 vereadores? só conheço 9 vereadores

    ResponderExcluir
  2. O "anônimo" desinformado, os outros dois são o prefeito e a vice, eleitos para a nova gestão. É só olhar as fotos ou ler a matéria e não somente olhar as "figurinhas" (digo, as fotos).

    ResponderExcluir
  3. vc dany q é desinformada tenho o print da materia e a mesma falava 11 vereadores o cocal comunitario q concertou seu erro. sua puxa saco desinformada.

    ResponderExcluir
  4. Hum... então tá né Sr. "Anônimo"... se tu diz...
    Manda o print aí, por favor, para vermos o CONSERTO do cocal comunitário.

    ResponderExcluir
  5. Acho que já começaram mau escolhendo o Naspolini para essa assessoria inicial. Ele está ligado ao poder público que eu saiba desde a primeira gestão de Cocal do Sul(na época do TITO ainda) e ainda fala uma besteira dessas que "o vereador não precisa saber nada" a respeito do cargo que irão ocupar. Interessante não era isso que eles diziam durante a campanha. Se eles não sabem a função de um vereador porque se candidataram. Isso mostra porque em Cocal do Sul nos temos os vereadores do nível que temos, como o Professor, que dizem não falava quase nada nas sessões. Pretendo acompanhar mais de perto essa nova remessa de vereadores para ver isso com os próprios olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você "Anônimo". Achei um absurdo o que esse Naspolini falou, que "o vereador não precisa saber nada" a respeito do cargo que irão ocupar. Como que uma pessoa, que concorre a um cargo (principalmente de vereador), não precisa saber o que vai fazer? São eles que irão apoiar ou não, e também cobrar, as ações da Prefeitura Municipal de uma cidade! Ele foi muito infeliz, ao meu ver. E todos temos que acompanhar mais de perto, e exigir ações favoráveis a nossa cidade!

      Excluir
  6. Tudo que está ruim pode piorar...
    ainda vem essa ameba e fala uma coisa dessa como se precisase saber e so olhar e ver. 23 anos e nao fez nada pq nao sabia kkk ainda faz paletra e os cara com a cara de paspalho escutando tenha do. eu queria ta la ia pedir pra ele devolver o direinho q recebeu ao cofre publico isso sim ele devia fazer..tempo de internete pais querendo ser o primeiro mundo e inpocresia ou e burrice mesmo..eu so digo pro vereadores q entraram e q ficaram tirrar seu traseiro da cadeira e vao trabalhar..fazer jus o direinho q recebe...e q tanto fizeram pra ganhar e compraram ate a alma dos eleitores isso sim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu só digo pra você tirar o seu traseiro da cadeira e fazer umas aulas de português.. Hipocrisia e burrice é querer fazer uma crítica sem sabe o mínimo necessário da língua do seu país.. Ameba!!

      Excluir
  7. Hum escrevi tao mal q uma ameba se iritou ainda bem pelo menos isso..kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, mas "irritou" se escreve com dois erres!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que concordar porquê Napoline? 23 anos de vereador e não aprendeu nada ainda pelo visto. No tempo do Tito foi também chamado para blá blá e acabou chamando os professores estatutarios de Apêndice.E ainda enfatizou vcs sabem o q é? Uma tripa q não serve para nada. Os professores estatutários da época sairam revoltados e até hoje cometam o fato. Lamentável, mas verídico. Quamta asneira n falou... Para ter dito que vereador n precisa saber nada sobre o cargo q irá ocupar. Alguns ficaram até contentinhos e deram uma risadinha. Poderia ter dito tem vereador aqui q n sabe porque está aqui aí sim... Porque até aprender usar o microfone e argumentar projetos terminou o mandato. Quero participar para ver a vergonheira por parte de alguns é óbvio. Só estão lá porque o dinheiro falou mais alto.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.