por Davi Carrer
Na última semana um dos assuntos no Governo Municipal de Cocal do Sul foi Plano de Saneamento Básico Municipal, que deve ficar pronto até dezembro. Na quinta-feira o prefeito Ademir Magagnin, a vice Aninha, a diretora do Samae, Carla Possamai Della e o responsável pela elaboração de projeto da prefeitura Nelson Rosso, se reuniram com os técnicos do IPAT da Unesc, responsáveis pela elaboração dos dados, para colocar em prática o estudo, que terá um custo de aproximadamente R$ 80 mil.
“O objetivo específico do Plano é estudar as alternativas e soluções dos problemas encontrados; propor intervenções e melhorias nos sistemas de água, esgoto e drenagem; levantar a situação dos resíduos sólidos no município, as condições do aterro sanitário e sua vida útil, além de propor ações e investimentos”, explicou o prefeito.
“O Plano deve abranger todo o território do município. O objetivo é montar um plano diretor que identifique o que já existe em termos de serviços de saneamento básico e que apresente um prognóstico das ações e dos investimentos que devem ser realizados para atender a demanda da cidade”, comentou a diretora da Samae.
O Plano deve contemplar os quatro componentes do saneamento básico, que compreende o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos. “Ele é uma exigência do Governo Federal. Cocal do Sul, assim como os demais municípios, tinham um prazo até 2009 para deixá-lo pronto, o que não aconteceu. Além disso, o Plano é um requisito para liberação de projetos na esfera federal”, informou Carla.
Atualmente, o esgoto de Cocal do Sul não é tratado, apenas a comunidade de Ângelo Guollo realiza o tratamento do esgoto de algumas casas.
(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.
Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.