Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda

por Davi Carrer

A 15ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe de Cocal do Sul inicia nesta segunda-feira (15/4). Todos os postos de saúde estarão aptos para realizar a vacina. A Secretaria de Saúde vai promover um ato de conscientização para chamar a atenção da população para a prevenção contra o vírus, às 8 horas, em frente a Unidade Central.

No dia 20 haverá uma mobilização em pontos estratégicos na cidade, atendendo a população. A campanha vai até o dia 26 de abril. Em Santa Catarina 1,6 milhão de doses foram distribuídas. O número é quase 25% a mais que na última campanha de vacinação. “Nossa meta este ano é imunizar 3.108 pessoas, ou seja, 1,3 mil a mais com relação ao ano passado”, comentou a coordenadora epidemiológica, enfermeira Gilmara Viel.

Quem deve ser vacinado?

- Idosos com mais de 60 anos;
- Gestantes;
- Crianças menores de dois anos, estas necessitando tomar uma 2ª dose da vacina após 30 dias;
- Trabalhadores de saúde;
- Índios;
- Presos;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Mulheres com até 45 dias após o parto também devem ser imunizadas.
As gestantes e os pacientes que apresentam doenças crônicas precisam levar comprovantes.

A Região Sul registrou no primeiro semestre de 2012 um total de 57 mortes confirmadas de pacientes que contraíram a gripe A (H1N1). Trinta e cinco delas foram em Santa Catarina, 13 no Paraná e 9 no Rio Grande do Sul. Conforme dados do Ministério da Saúde, a Região Sul registrou 789 mortes por gripe A em 2009, ano da pandemia, enquanto que no Brasil foram 2 mil vítimas. Nos anos seguintes, 2010 e 2011, foram 21 e 14, respectivamente no Estado.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.