por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com
Os vereadores de Cocal do Sul receberam na última terça-feira (10/9) membros do ICJ (Instituto Catarinense de Juventude) para uma conversa sobre políticas públicas para juventude e a possibilidade de um Conselho Municipal de Juventude.
A conversa já havia ocorrido com alguns membros do Legislativo, no dia em que a vereadora Nega, na tribuna, lembrou do Estatuto de Juventude, que tinha sido aprovado.
Os vereadores demonstraram interesse e declararam apoio ao processo de criação de um Conselho de Juventude. O próximo passo será o agendamento de uma reunião com o prefeito da cidade para apresentar a proposta do Conselho.
Para que o Conselho funcione e aconteça é necessário que todas as organizações civis que trabalham com jovens de 15 a 29 anos estejam envolvidas na participação deste debate. Para mais informação entrem em contato com um dos responsáveis pelo ICJ, Juliano Carrer, pelo e-mail: julianocarrer@gmail.com.
O ICJ é um instituto estadual que trabalha com juventude. Ele tem como proposta a estruturação de uma rede de assessores temáticos sobre juventude; fazer levantamento de pesquisas existentes sobre juventude, com foco na juventude catarinense; sistematização de dados estatísticos sobre a juventude catarinense, trabalhando no mapeamento dos conselhos e órgãos gestores de juventude em Santa Catarina, e no monitoramento da situação de conselhos municipais de juventude. O ICJ também realizara um projeto de “roda de conversas”, com a juventude nas cidades com índices elevados de violência.
Muito legal esta iniciativa. Acho super interessante e necessário essa discussão acerca da Juventude, afinal tem uma geração inteira se indo pro buraco pela violência e pelas drogas. Tem muita coisa a ser trabalhado. Isso é falta de políticas públicas para a juventude. Dá pra fazer muita coisa a nível municipal. Tem uma discussão muito grande a ser feita acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente e agora também o da Juventude. Acho que ambos devem caminhar juntos. Mas é necessário ter cuidado para não ser apenas mais um Conselho, afinal tem muitos na cidade mas parece que servem apenas para cumprir requisitos legais e faz de conta. É necessário, a meu ver, chamar a juventude para o debate antes de mais nada.
ResponderExcluir