por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com
Quem aqui, no trânsito, nunca: esqueceu de dar um sinal, entrou na contramão por equívoco, não viu uma placa? Ah se fosse apenas esse o problema no trânsito...
Em Cocal temos sérios problemas! Sim, são estruturais, mas seriam amenizados, e muito, se houvesse mais educação e menos superioridade em algumas pessoas.
Por exemplo, é muito comum ver motoristas parando no meio da rodovia ou das ruas para virar a esquerda e interrompendo o trânsito de Cocal do Sul. Há locais e locais. Quando não há placa indicando, deve ser respeitada a faixa da pista. A faixa contínua (aquela amarela) indica que o veículo não pode cruzar ela, enquanto a tracejada permite isso. Mas em tudo, e aqui também, o bom senso manda. Você não vai parar no meio da rodovia para cruzar ela com uma fila de carro nos dois sentidos... Que tal procurar o próximo retorno?
“Ah, mas andar 100 metros a mais?”, me diriam os superiores. Sim! E isso serve para você pedestre: que tal usar a faixa? Ande 50 metros a mais... E para você motorista: respeita a faixa, respeite o pedestre, respeite o ciclista!
E vocês superiores: são o ônus do trânsito! Você que fura fila, ultrapassa pelo acostamento, se aproveite de alguma situação... Você se beneficia, mas prejudica o coletivo.
Se todos respeitassem todos o trânsito fluiria muito melhor!
Podem me criticar, achar que estou errado, pois posso estar, mas hoje é assim que penso.
Parabéns Davi! Uma excelente síntese do trânsito não apenas em nossa cidade, mas sim, no Brasil. Consciência, bom senso e educação isso tem sempre a preferência!
ResponderExcluir