por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com
A arquiteta e urbanista Virginia Gomes de Luca, da divisão técnica do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) em Santa Catarina realizou nesta ontem (14/4), no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, o lançamento do Guia do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. A publicação retrata os principais monumentos da região sul do estado de Santa Catarina quanto à colonização, locais turísticos, comerciais e residenciais. Foram distribuídos sete mil exemplares entre as prefeituras participantes e outras instituições que marcaram presença.
Na publicação há menções às cidades de Cocal do Sul, Forquilhinha, Nova Veneza, Orleans, Pedras Grandes, Treviso, Treze de Maio e Urussanga. São casas, comércios, igrejas, bens produzidos no campo que fazem parte do dia a dia dos moradores destes municípios, com ênfase nas casas, ranchos, engenhos e a paisagem local. São 60 imóveis que registram o patrimônio material e tradições que eternizam o patrimônio imaterial. Todo patrimônio deixado pela riqueza da cultura italiana, açoriana, germânica, polonesa, ucraniana e austríaca estará no guia.
“Este é um trabalho de muitos anos que começa a ser compartilhado com a população. Desde a década de 1980 que o Iphan realiza um inventário do patrimônio na região sul do estado e esta é primeira publicação com estes registros. O material pode servir como pesquisa e também para o turismo”, ressalta Virgínia.
(Colaboração: Marcos Dalmoro – coordenação de Comunicação e Marketing da Unibave)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.
Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.