quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pra não dizer que não falei das flores de Cocal do Sul

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

Cresci nesta cidade, que por tempos atrás tinha um “festival das flores”. Não sei certa a data deste festival, pois faz algum tempo. Mas com isso me faz memória que Cocal do Sul, a antiga “Accioly de Vasconcelos” com suas imigrações europeias, sempre teve tudo para florescer. Nossa antiga vila, em 1904, já distritos de Urussanga, resistia com calma à vida de um povo com raízes religiosas herdadas das tradições dos poloneses e italianos. Poloneses que foram convidados a se retirar da cidade pela impossibilidade de convivência com os italianos. Até a igreja era dividida.
Na década de 1980 o distrito de Cocal se tornou polo industrial da cerâmica. Neste momento já não existia mais pré-conceito com os “polacos”. Afinal, uma das famílias era dona do poder econômico... É nesta década que o distrito de Cocal cresce e se desenvolve (?). É nesta década também que chega uma grande quantia de Migrantes fugazes do Êxodo Rural, resultado das políticas agrárias em âmbito nacional. Muitos migrantes paranaenses e de outras regiões de Santa Catarina. Foi nesta mistura de famílias anônimas de famílias italianas e polonesas que o Distrito de Cocal Floresceu e se tornou município de Cocal do Sul em 26 de setembro de 1991, desmembrado de Urussanga com muitas lágrimas das partes de lá.
A partir desta data Cocal do Sul traça seus próprios caminhos. Nestes anos muitas coisas mudaram. Cocal do Sul cresceu, desenvolveu. Hoje já não é mais somente a cidade dos azulejos. É a cidade dormitório também... Cocal do Sul, que já teve um “festival das flores” ainda tem muito a florir. Apesar das críticas e das ervas daninhas, Cocal do Sul tem Vocação para ser jardim, florescendo sempre mais. Estamos em épocas de mudança, ou, em mudanças de épocas para nossa jovem cidade. E dia 7 de outubro podemos dar o mais belo presente a esta cidade. A ética e o compromisso com povo sulcocalense...

Um comentário:

  1. Parabéns pelo comentário, cocal do sul é sem duvida uma ótima cidade, só falta q as pessoas amem essa cidade como ela merece, eu particularmente adoro flores e tudo q esta ligado a natureza, acho q cocal do sul tem tudo para se transformar em um bonito local para se viver, com qualidade de vida e onde as pessoas tenham orgulho de viverem ate os ultimos dias de suas vidas, parabéns!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.