sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fala Comunidade: Fogo!

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Sul cocalense enviou foto sobre fogo ateado ao lado da academia ao ar livre e à ponte do Bairro Cristo Rei na última quarta-feira (29). “No fogo tinha até sofá. E no momento algumas pessoas utilizando o espaço da academia”, informou.

Alô Cidadão! Colocar fogo é crime, passivo de penalidades!

Copa Sul dos Campeões: Cocal terá equipe de Turvo pela frente

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A equipe de Cocal do Sul de futebol masculino terá seu primeiro desafio pela Copa Sul dos Campeões de 2014 no dia 9 de março. O adversário será o Turvense, da LAVM (Liga Atlética Vale do Mampituba), em Turvo, a partir das 15h30. A partida de volta ocorre no dia 16 de março, em Cocal do Sul, sendo que os jogos são eliminatórios.

A equipe campeã da Copa Sul, será o representante do Sul do Estado no Campeonato Estadual da Federação Catarinense de futebol não profissional adulto.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Casas no Bairro Horizonte estão sem água. Samae trabalha para conter vazamento

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Algumas casas do Bairro Horizonte e proximidades, de Cocal do Sul, estão sem água devido a um vazamento não identificado desde ontem (29/1). O Samae de Cocal já trabalha para encontrar o problema e pede a compreensão de todos.

“Trabalhamos na madrugada para localizar, pois o parelho é sensível ao barulho e, à noite, devido o menor fluxo de carro e pessoas, é mais indicado, porém não tivemos sucesso. Continuamos a procurar o vazamento por outros métodos, temos pressa em resolver o problema e estamos trabalhando para isso”, informou a diretora do Samae Carla Possamai Della.

Cutucadas #5.14

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Ano começando e quais as prioridades para Cocal do Sul?

=====================================

Parte da mídia é sensacionalista de mais. Estes boatos sobre “jantar” da presidente é de deixar as pessoas irritadas. Fiscalize os gastos de todos os políticos e verão que existe problemas sérios!

=====================================

Infelizmente os candidatos a deputados são sempre os mesmos, uma oligarquia partidária, sem nomes novos que possam mudar algo... A velha e escrota política predomina.

=====================================

Cocal do Sul terá uma Radio Comunitária, um serviço à comunidade! Pois como todos sabem, uma rádio comunitária não pode pertencer a religião, partido, associação e muito menos ter um dono. Suas finalidades são os interesses da comunidade. Espaço aberto a todos... Cocal mais comunicativo.

Espaço Tigre: Vitória simples e a liderança

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O Criciúma conquistou a primeira vitória no Campeonato Catarinense de 2014, na noite desta quarta-feira (29/1). Jogando no Estádio Heriberto Hülse e com o apoio da torcida, o Tigre venceu o Figueirense pelo placar 1 a 0 na primeira partida em casa nesta temporada. O gol da vitória foi marcado por Paulo Baier. Com o resultado, o Criciúma chegou aos quatro pontos na competição e garantiu um lugar entre as quatro equipes mais bem colocadas, na segunda rodada do Estadual, assim como a liderança temporária, pois a rodada ainda está incompleta.

O gol saiu aos 24 minutos do segundo tempo, quando Lucca cruzou da direita e Paulo Baier apareceu sozinho no meio da área para empurrar para o fundo das redes e comemorar seu primeiro gol na volta ao Criciúma.

O Tigre volta a jogar pelo Campeonato Catarinense neste sábado (1º/2), às 17 horas, contra o Brusque, no Estádio Heriberto Hülse. A partida é válida pela terceira rodada da competição.

(Colaboração - Texto: Leonardo Zanin e Foto: Fernando Ribeiro – Criciúma Esporte Clube)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Entrevista exclusiva com secretário de Administração: retrospectiva e planos

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal Comunitário: Como foi o ano de 2013 como secretario de Administração?
Clédio Fachin: Foi um ano, considerando todos os aspectos, muito positivo. Nós iniciamos um trabalho agora em 2013 reformulando alguns setores internos como o de compras de licitação, lidando com um forma administrativa e também com pessoas. Em um geral, muitas implantações que não haviam ainda sendo instalada como Nota fiscal eletrônica, principalmente na área de serviços. No aspecto financeiro também foi um ano que a gente conseguiu recuperar as pendências.

Cocal Comunitário: E 2014?
Clédio Fachin: Para 2014 ainda temos alguns desafios importantes, questões administrativas, controle de ponto, controle de frota, almoxarifado. Temos alguns desafios, estamos caminhando neste sentido. E todo um aspecto funcional da secretaria para facilitar os trabalhos.

Cocal Comunitário: E como secretario, você sempre foi administrador de empresa, como foi a experiência na área pública?
Clédio Fachin: Eu confesso que esta questão da gestão pública sempre me atraiu e estou tendo o prazer de exercer ela aqui na cidade onde a gente nasceu. E esta sendo muito boa, no aspecto profissional acrescenta muito aos meus conhecimentos. Claro que muita coisa da empresa privada a gente usou aqui e é usado e tem coisa que aprendemos e tivemos que estudar e aprender, mas está sendo uma experiência muito boa, são situações bem diferentes, mas estou gostando.

Coopercocal realiza desligamentos em Cocal e Urussanga nesta quinta

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Bairro Horizonte, em Cocal do Sul, e no Rio Caeté Baixo e Santana, em Urussanga, nesta quinta-feira (30/1).

Os moradores ficarão sem eletricidade das:
- 8 às 9 horas, no Bairro Horizonte;
- 8 às 9h30, no Santana;
- 8 às 11h30, no Rio Caeté Baixo

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

Espaço Tigre: Criciúma estreia e consegue seu primeiro ponto no Catarinense 2014

colaborador Tiago Niero Fabris
 - cocalcomunitario@gmail.com

A busca pelo Bicampeonato começou, foi no último domingo, na Arena Joinville. O novo elenco do Tigre não demonstrou ainda estar 100% entrosado e sofreu um pouco com isso, além de jogar contra a torcida adversária. A torcida Carvoeira também marcou presença em Joinville.

A partida não foi das melhores, mas ambas equipes tiveram chances. Fernando Viana foi quem abriu o placar para o JEC, aos 22 minutos. Embora chances fossem criadas, os goleiros trataram de evitar que o placar fosse alterado, isso até os 39 minutos do segundo tempo. Na cobrança de falta de Ricardinho, bola desviada, o goleiro fez a defesa parcial, mas a bola caiu nos pés de Ronaldo Alves. O zagueiro do Tigre só teve o trabalho de concretizar o gol.

Sendo este o único empate na primeira rodada, Criciúma e Joinville encontram-se em 5° lugar na classificação. O próximo compromisso do Carvoeiro será nesta quarta-feira (29/1) contra o Figueirense. A partida será realizada no Majestoso, às 21h40.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrevista exclusiva com a vice-prefeita: retrospectiva e planos

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal Comunitário: Dona Aninha, 2013 foi o seu primeiro ano como administradora pública. Como foi o ano para a senhora como vice-prefeita?
Dona Aninha: olhando com um olhar de hoje, com a experiência que já tivemos neste ano de 2013, a gente vê como bem positivo, mas voltando lá a janeiro de 2013, foi muito difícil, estávamos muito apreensivo, por que na verdade a gente vem com uma expectativa de fazer muita coisa e até porque não tínhamos experiência desta questão pública. O Ademir veio da área privada e eu também nunca tinha tido esta experiência frente a área pública. Claro fui diretora no Demétrio Bettiol, mas é uma questão totalmente diferente, fui secretária, mas em um período muito curto. Quando a gente chegou viu muita dificuldade. A parte burocrática também emperra muitos projetos. A gente meio que se angustiou no início, teve dia que olhamos um para o outro e questionamos “o que estamos fazendo aqui?”. Pelas dificuldades que se tinha, mas com o andar do tempo, a gente foi conhecendo as repartições os projetos, como era a administração, a coisa ficou muito tranquila. A gente também pegou algo pesado a estar pagando. Era um valor muito alto que todo mundo já conhece e a gente não está acostumado no dia a dia com dividas tão altas a serem pagas. Somos acostumados a comprar e pagar, por isso levamos um susto muito grande. Mas com o passar do tempo fomos caminhando, vendo os projetos, os recursos, a gente viu que ia conseguir fazer muito.

Cocal Comunitário: Qual a marca de 2013?
Dona Aninha: uma marca foi saber que a gente conseguiu fazer muito mais. A questão da pavimentação, que a gente começou e não parou mais, a gente vê muitos municípios que param no final do ano e nós não paramos, estamos a todo vapor trabalhando em duas frentes de trabalho, já vamos iniciar a pavimentação no Ângelo Guollo. Vamos pavimentar a estrada principal da Área Industrial II, pagamos muitas contas, tudo que compramos nós pagamos, não viramos o ano devendo um “cruzeiro” e ainda viramos o ano com saldo positivo. Estamos construindo a quadra do Colégio Cristo Rei, vamos iniciar a do Demétrio Bettiol com recursos garantido. Está acontecendo muitas coisas, então a gente esta bem tranquilo, cada dia que passa estamos nos sentindo mais a vontade, mais feliz pelo que a gente esta conseguindo fazer para as pessoas. Este ano aplicamos na saúde 23%, em que o recurso que a prefeitura tem que aplicar é de 15 %. A saúde para nós é prioridade, se a pessoa vem com problema, doente não tem como esperar o amanhã então tem que ter atendimento, nós temos falhas na saúde ainda temos muito que melhorar, mas demos uma caminhada muito boa, temos 11 especialista trabalhando no central, todos os ESF em bons funcionamentos, trabalhamos na parte física, por que não basta ter o especialista, é preciso um espaço para acolher quem chega. Na educação estamos passando em todas as escolas, ampliando os espaços físicos para a hora que as crianças chegarem encontrem um espaço bonito.

Cocal Comunitário. E 2014?
Dona Aninha: 2014 promete, em 2014 a coisa vai acontecer, muitas obras em Cocal do Sul. Acredito que vamos trabalhar com mais de R$ 30 milhões dentro do município. A SC vai sair.

Cocal Comunitário: Tem previsão para iniciar?
Dona Aninha: Estou Falando diariamente com o deputado Ascari e vamos ter uma audiência com o governado a gente agilizar. Temos também a questão do esgoto que também é fundamental, precisamos ver esta questão de saneamento básico por que hoje estamos trabalhando com pavimentação, daqui a pouco vem o projeto de tratamento de esgoto e você tem que quebrar, eu penso que as vezes as pessoas trabalham em contramão, primeiro temos que ver a questão de saneamento, infraestrutura para depois esta pavimentando, ai fica tranquilo. Então nos estamos com este projeto em Brasília, era para ter saído agora em dezembro e não saiu, mas eu penso que ate março sai. A economia do município vai mexer muito, vai mexer com os empregos. 2014 será um canteiro de obras. Isso tudo é resultado de um planejamento sem planejamento não sai nada. A gente não veio dizer que queremos o poder, para mim vencer não é o mais importante, o importante e o que vou deixar de positivo para as pessoas, sem me preocupar de como será daqui há quatro anos, mas sim fazer pelo município.

Coopercocal realiza desligamento no Rio Perso nesta quarta

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Rio Perso, em Cocal do Sul, nesta quarta-feira (29/1).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 8 às 11h30.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Espaço Educação: ArtEducar

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
Imagem: www.oinoisaquitraveiz.com.br
"Onde? Ação nº 2" do grupo Ói Nóis aqui Traveiz.

Ao participar do FME (Fórum Mundial de Educação) fui em busca de reflexões que me ajudassem na realidade enquanto professor do Ensino Médio. Mas a ajuda alcançou outros limites. Parte deste alcance se deve a uma das essências do FME, que educar vai além da sala de aula. Educação acontece em todos os espaços que podemos imaginar, na escola ou no shopping aprendemos algo.

Outra essência presente era a necessidade de que a educação deve ser mais que a transmissão de conhecimentos A educação deve estar a serviço da transformação da realidade ajudando as pessoas a enxergarem a lógica dominante e a lutarem contra ela.

Citando Paulo Freire, "O mundo não é, o mundo está sendo". Significa que podemos sim construir um outro mundo, uma nova sociedade. E o FME vem com este intuito.

Mas o que mais me cativou foram as apresentações culturais. Como é impressionante a capacidade que a arte tem de mexer com a gente. Faço destaque aqui a duas apresentações dentre tantas que houveram (dança, música, encenações). A primeira da Tribo de atuadores Ói Nóis aqui Traveiz, chamada "Onde? Ação Nº2" na qual ao ver aquelas mulheres com suas cadeiras vazias gritando nomes dos desaparecidos pela ditadura fiquei muito mobilizado. A segunda "Os Sinos da Candelária", realizado por uma gurizada show de bola, que refletia a vida dos meninos de rua, particularmente daqueles mortos na chacina da Candelária.

Pensei por um instante da possibilidade de que minhas aulas fossem tão mobilizadoras quanto essas apresentações... A arte de educar. Assim como uma orquestra precisa de tempo e técnica para uma boa apresentação os professores/educadores também o precisam.

Atualmente a escola não é espaço de arte e sim espaço de adaptação. É preciso ir contra isso e construir uma nova escola, que crie e recrie, que mobilize para a construção de um mundo diferente.

Cocal Comunitário entrevista vice-prefeita e secretário de Administração

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Ano novo iniciado e a vice-prefeita Aninha assumiu a prefeitura interinamente por duas semanas. O prefeito Ademir Magagnin já retornou ao cargo, mas o Cocal Comunitário entrevistou “Dona Aninha”, fazendo uma retrospectiva do seu primeiro ano de governo e quais as expectativas para o ano de 2014.

Na oportunidade também foi entrevistado o Secretario de Administração, Clédio Fachin. Outros secretários foram procurados, porém estavam de férias.

Confira as matérias a partir de amanhã no Cocal Comunitário.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #4.14

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:
- Alô Samae: todinho na torneira?
- Prefeitura nomeia concursados
- Alô Prefeitura: e a iluminação da praça?

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

24/1 – Sexta-feira
- Engeplus: Escolas de Içara e Cocal do Sul são destaque no site do MEC
- Portal Veneza: Faccionistas conhecem processo produtivo na La Moda

Espaço Tigre: Agora é pensar no Catarinense 2014, a torcida está confiante!

colaborador Tiago Niero Fabris
 - cocalcomunitario@gmail.com
Estreia no Catarinense é neste domingo
Foto: Jornal do Sul

Na última semana o Criciúma realizou seu último jogo treino. A partida foi contra uma Seleção do Vale do Araranguá, no campo da Cersul, em Turvo. Assim como nos dois jogos treino anteriores, nos quais o Tigre havia vencido por 3x1 e 2x1 a equipe voltou a vencer, porém por um placar mais elástico.

Quem compareceu viu um Tigre de bom futebol e mira acurada. Foram nada mais que 11 gols contra 1 do adversário. O placar elástico alegrou os torcedores, que ainda puderam, à exemplo das outras partidas, acessar o campo, bater fotos, pedir autógrafos e conversar com os jogadores.

O elenco Tricolor é considerado o mais forte dos últimos anos, o departamento de futebol não tem medido esforços para contratar jogadores de qualidade. Lucca voltou, Paulo Baier, eterno ídolo do Tigre, está com tudo, Galatto fechando o gol, Escudero já está no Majestoso e Thiago Humberto vem tendo facilidade no entrosamento, entre outros jogadores. As contratações não param. O nome da vez é Maylson, do Figueirense, que extra-oficialmente está contratado pelo Tigre, conforme dados da imprensa da Capital.

Segundo Claudio Gomes, em entrevista ao DC, este ano a meta é a classificação à Taça Libertadores, seja pela Copa do Brasil, seja pelo Campeonato Brasileiro.

A estreia do Carvoeiro está marcada para este domingo (26/1) contra o Joinville, na Arena em Joinville, às 17 horas. Neste ano, os quatro primeiros colocados classificam-se para o quadrangular semifinal e os dois melhores vão às finais. As outras seis equipes disputam o hexagonal, em que os dois últimos serão rebaixados. Na primeira fase as partidas ocorrem em turno único. Com três equipes disputando a Série A do Campeonato Brasileiro (Criciúma, Chapecoense e Figueirense) e duas remanescentes na Série B (Joinville e Avaí) este promete ser o Campeonato Catarinense mais disputado dos últimos anos.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Alô Prefeitura: o retorno do buraco

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Era uma vez um buraco que foi tapado há um tempo, porém o buraco resistiu e voltou a habitar o meio da Rua.

O Buraco em questão é do lado do Pátio de máquinas da Prefeitura. Na ocasião foi tapado com terra, porém o buraco voltou...

Alô prefeitura!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fala comunidade: Descaso da Prefeitura

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A sul cocalense Maristela Goulart Dias mandou uma reclamação de uma poça d’água que até agora não teve solução em frente a sua casa, confira:

“Sou morador da Rua Machado de Assis, no Bairro Jardim Itália e gostaria que fosse publicado no Cocal Comunitário uma nota mostrando a minha indignação como contribuinte, que paga seus impostos em dia, com a Prefeitura de Cocal do Sul. Entra prefeito e sai prefeito e não é resolvido a situação na frente da minha casa. Uma enorme poça d’água, que se forma sempre que chove. Já se vão mais de dez anos. A antiga gestão prometeu fazer mais bocas de lobo para a capitação e não fez. A atual, ano passado, remendou o asfalto que se deteriorou devido as infiltrações e não resolveu a causa do problema… A ENORME POÇA DE ÁGUA”.

Alô Samae: todinho na torneira?

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A reclamação agora não é de um leitor, mas do próprio editor-chefe do site (Davi). 

Chegando em casa, ao abrir a torneira para saciar a sede neste calor, uma surpresa: parecia que tinha todinho saindo da torneira (ah se fosse!)... A foto diz tudo... E a água correu assim por algum tempo e depois ficou levemente suja por mais algum período!

Uma coisa é tentar informar o cidadão, outra é informar o cidadão. Sabemos que o Samae tenta... Como a própria diretora da autarquia já comunicou em outras ocasiões. Mas pelo visto (e reclamações), não consegue efetivamente informar os sul cocalenses.

O Cocal Comunitário já se colocou e novamente se põem a disposição de comunicar qualquer falha na rede de abastecimento ou manutenção que possa provocar inconvenientes aos moradores.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cutucadas #4.14

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com 

O PSDB ainda não definiu seu candidato para a cooperativa. “Declarou” apoio a um candidato de outro partido, porém nas ultimas semanas corre o comentário que o ex-prefeito será candidato.

=====================================

Por enquanto dois candidatos correm parelhos para a presidência. Mas as alianças ainda estão sendo tecidas.

=====================================

Esta semana que passou tive a oportunidade de ser recebido pela prefeita em exercício Dona Aninha, que fez memória do ano de 2013. Destaco um ponto positivo, Dona Aninha parece não ter o perfil de muitos políticos tradicionais, quem sabe o diferencial das mulheres no poder. A entrevista vai a público na próxima semana...

=====================================

Fui questionado se concordava com a postura do “legislativo executar” e fiquei pensando sobre o assunto. É delicada a questão, não querendo questionar a importância, porém, na lógica da sociedade, não deixa de ser um novo “clientelismo político legalista”, pois nada esta fora da Legislação.

=====================================

Os conselhos municipais existem mesmo ou são meros reprodutores de burocracia?

Coopercocal realiza desligamentos no Centro de Cocal e em localidades de Urussanga nesta sexta

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no São João e Centro de Cocal do Sul, e no Rio Caeté Baixo e Belvedere, em Urussanga, nesta sexta-feira (24/1). Somente a rua Anibale Osellame do Centro ficará sem energia.

Os moradores ficarão sem eletricidade das:
- 8 às 9h30, no São João e Centro;
- 8 às 9h30, no Belvedere;
- 8 às 11h30, no Rio Caeté Baixo.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Alô Cidadão: lixão no Bairro Horizonte

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Uma reclamação constante na cidade é referente ao lixo, mas a cobrança não é só sobre a Prefeitura, mas também e principalmente, sobre o cidadão.

Um morador do Bairro Horizonte nos enviou essas fotos pelo Facebook. No local a Prefeitura colocou lixeiras recicláveis, algumas pessoas colocaram lixos não recicláveis e até restos de móveis.

Como descreve o sul cocalense que pediu para não ser identificado: “E isso não é a primeira vez a acontecer... É lamentável a atitude de certas pessoas!”.

Alô Cidadão! Vamos fazer Cocal uma cidade mais limpa e organizada...

Coopercocal realiza desligamento no Rio Perso e Rio Carvão nesta quinta

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Rio Perso, em Cocal do Sul, e no Rio Carvão, em Urussanga, nesta quinta-feira (23/1).

Os moradores ficarão sem eletricidade das:
- 8 às 10h30, no Rio Perso;
- 8 às 9h30, no Rio Carvão.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Prefeitura nomeia concursados

por Davi Carrer
  - cocalcomunitario@gmail.com
 

O prefeito Ademir Magagnin nomeou alguns concursados do último concurso público da cidade, de novembro de 2011. Foram nomeados três pessoas para o cargo de servente de limpeza. Os nomeados terão um prazo de 30 dias, contando da publicação (8 de janeiro) para apresentação dos documentos necessários para tomar posse no cargo. A falta de apenas um documento pode inabilitar que o candidato tome posse.

Aprovados:

Operador de Trator Agrícola
1º Eduardo de Mello
2º Luiz Kaspchak

Motorista de Caminhão
3º Rodimar Martins Apolinário

Coopercocal realiza desligamento no Angelo Guollo e Rio América nesta quarta

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Angelo Guollo, em Cocal do Sul, e no Rio América, em Urussanga, nesta quarta-feira (22/1).

Os moradores ficarão sem eletricidade das:
- 8 às 9h30, no Angelo Guollo;
- 9 às 11 horas, no Rio América.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Espaço Educação: Você é um bom exemplo?

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Finalizei minha especialização em Juventude há alguns anos e o primeiro convite que tive para falar sobre isso foi em uma paróquia (organização da Igreja Católica). Me pediram para conversar sobre a dificuldade de trabalhar com a gurizada na sociedade atual.

A conversa iniciou e a angústia maior eram seus filhos, que estavam longe da igreja. Culpavam a sociedade atual, com toda "essa internet". Fui preparado para conversar sobre as tendências da nossa sociedade, mas frente as angústias apresentadas acabei mudando a direção da conversa.

Deixei que eles falassem e muitas situações foram levantadas. Criticaram muitas posturas dos seus filhos e depois de muito escutar fiz a pergunta: "E que tipo de referências vocês são? Vocês são exemplos para seus filhos? Fazem tudo isso que estão pregando? Não fazem coisas parecidas com as críticas que fazem, como por exemplo a crítica feita as bebidas...?". Enfim, fui perguntando e levantando situações que me surgiam de incoerências nas posturas dos adultos. O resultado foi interessantíssimo e inquietante. Buscavam uma resposta de fora e ela estava dentro deles.

Claro que a referência dos pais ajuda muito, mas não garante que seus filhos os sigam. Existem outras referências, como os professores, seus amigos, seus familiares... Inclusive uma referência, que existe e permeia todas as que citei, é o individualismo, o acúmulo, a superficialidade (referência essa dominante em nossa sociedade).

É preciso tranquilidade também em aceitar que o caminho de cada um é feito por ele mesmo e nos resta tentarmos ser boas referências.

Nesse ponto, queria lembrar de uma grande pressão que as escolas sofrem. Por muitos anos a educação de uma pessoa era atribuída totalmente aos pais e à escola cabia apenas a transmissão do conhecimento. Com o tempo, algumas coisas mudaram, inclusive a lógica de que escola é também espaço educativo, e não vejo isso como um erro. O erro é atribuir apenas à escola esse papel. Todos que permeiam as pessoas são responsáveis por sua formação. Se você é irmão, se é amigo, se é tio, se é professor, se é motorista de ônibus, se é mãe, se é pai... Você é responsável pelos que o rodeiam.

Não interessa onde você está. Escola, em casa, no serviço, na rua... Você deve ser coerente com aquilo que defende. A gurizada não vai seguir pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. Se você é pai, por exemplo, e fumante, mas sempre disse para os seus filhos não fazerem a mesma coisa, e eles não fumam, acredite, não é mérito seu, mas de outras referências que não fumavam.

Não digo que só serão válidas referências perfeitas, pois elas não existem. O que digo é que precisamos ser coerentes, se pregamos algo, devemos buscar isso.

Alô Prefeitura: e a iluminação da praça?

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com
Leitor pede que, pelo menos,
iluminação verde do Natal seja recolocada

O Cocal Comunitário recebeu uma reclamação sobre a iluminação no centro da cidade após a retirada da iluminação de Natal.

“É uma pena que nossa praça fique totalmente as escuras durante a noite. Vamos solicitar pelo menos que os refletores verdes sejam recolocados para embelezar e dar mais segurança”, escreveu o internauta.

Há algum tempo a praça se mantém as escuras. É preciso mais iluminação e as luzes verdes são uma ótima ideia para embelezar o centro da cidade.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #3.14

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:
- Fala Comunidade: visita surpresa
- Dois bandidos de Cocal são presos após assalto em Urussanga
- Fala Comunidade: descaso e destruição da rua

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

16/1 – Quinta-feira
- Clicatribuna: Encapuzados e com facas, homens assaltam farmácia em Urussanga e são presos em seguida

15/1 – Quarta-feira
- Difusora: PMRV de Cocal do Sul realiza blitz da Operação Integrada

13/1 – Segunda-feira
- Clicatribuna: Cocal e Forquilhinha têm prefeitos interinos

Cocal Comunitário presente no Fórum Mundial de Educação

cocalcomunitario@gmail.com

O Cocal Comunitário, por meio do colunista e professor Juliano Carrer, estará presente no Fórum Mundial de Educação, que ocorre de 21 a 23 de janeiro em Canoas/RS. Juliano vai participar de debates e palestras, repassando aos leitores do Cocal Comunitário suas reflexões sobre o evento no seu retorno.

O Fórum Mundial de Educação é um espaço aberto de reflexão, debate democrático de ideias, formulação de propostas, intercâmbio livre de experiências e articulação para as ações de organizações e movimentos sociais que se opõem ao neoliberalismo, ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Ele tem como tema central “Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias”.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Celesc propicia troca de eletrodoméstico antigos com descontos de até 50%

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Que tal trocar seu refrigerador velho por um novo, com descontos de até 50%? O projeto Bônus Eficiente da Celesc propicia isso. Cada consumidor tem direito a substituir um eletrodoméstico (freezer ou refrigerador) com mais de 5 anos de uso e que não possua o Selo Procel. Fazendo uma doação às instituições beneficentes cadastradas, o consumidor receberá um bônus, que vai de 30% a 50% de desconto na aquisição do eletrodoméstico novo.

O projeto é realizado junto às Loja Colombo, que avaliam, entregam e recolhem o produto.

Saiba mais no site da Colombo ou da Celesc.

Dois bandidos de Cocal são presos após assalto em Urussanga

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Uma farmácia de Urussanga foi assaltada na última quinta-feira (16) por dois sul cocalenses. Conforme relata a jornalista Talise Freitas, ao site Clicatribuna, os homens, armados com facas e encapuzados, invadiram uma farmácia no Bairro Estação, fugindo com o dinheiro do caixa. Eles foram localizados por rondas da Polícia Militar e presos em flagrante, com o auxílio de imagens do vídeo monitoramento do estabelecimento.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Utilidade: Emita guias e documentos da Prefeitura de Cocal online

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Emitir guias de Alvará, IPTU, ISS; documentos como a Certidão de ITBI e a Certidão negativa de contribuinte. Tudo online... O site da Prefeitura de Cocal do Sul oferece o Cidadão Web, com vários serviços ao sul cocalense, que podem ser feito pela Internet, rápido e fácil.

Acesse e confira!

Aninha no poder por dez dias

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Depois de se tornar a primeira mulher prefeita de Cocal do Sul, em 2013, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha), assumiu interinamente o cargo de chefe do Executivo por dez dias neste mês de janeiro. Aninha fica no cargo até o dia 23. Ademir Maganin se ausenta por motivos particulares.

“Estou muito feliz e só tenho a agradecer a confiança. Darei continuidade a todo o trabalho que vem sendo feito com responsabilidade e comprometimento”, ressaltou a prefeita em exercício.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cutucadas #3.14

por Rodrigo Szymanski 
 - cocalcomunitario@gmail.com

Segundo informações, as negociações entre o PMDB, PT e PDT em Cocal do Sul estão se encaminhando para composição de chapa para a cooperativa.

=====================================

Além desta aliança de Cocal, a mesma aliança se firma em Urussanga. O entendimento é de que os três partidos, das duas cidade, juntos, formam uma chapa forte. Ainda existe o apoio de outras lideranças. Lideranças regionais trabalham para efetivar esta chapa...

=====================================

Nestes casos, seria prefeitura de Cocal do Sul X prefeitura de Urussanga. Dando um embate grande na disputa.

=====================================

Creio que teremos somente duas chapas na disputa mesmo...

=====================================

Em Santa Catarina existe a possibilidade de uma aliança entre PT e PMDB. O PMDB estaria descontente com os rumos do atual governador. Minha opinião, quem sair com o PMDB ganha o governo.

=====================================

Esta semana que passou estive em Juazeiro do Norte, sertão do Ceará. E vi o quanto somos ricos em infraestrutura. Porém não é um discurso de que Nordestino não trabalha e sim as condições sociais mesmo. Conheci muita gente batalhadora, guerreira, que luta para ganhar a vida honestamente e com trabalho. Posso aqui dizer: um povo trabalhador!

=====================================

O mais interessante, conheci gente que deixou o Bolsa Família por vontade própria, pois já havia melhorado um pouco de vida e não achava justo continuar recebendo... Conheci Jovens Bolsistas que eram os primeiros a fazer curso superior, e o pai de um dos jovens falava com lágrimas de orgulho em dizer que seu filho era estudante universitário.

Unesc abre inscrições para ingresso pelo SIM, com descontos e chance de bolsa

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Os sul cocalenses interessados em fazer um curso superior na Unesc podem tentar o SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que permite o ingresso sem vestibular, pela análise do histórico escolar do candidato. As inscrições vão até 10 de fevereiro, no portal unesc.net. São 25 cursos de graduação presenciais e cinco a distância, todos com início das aulas no primeiro semestre de 2014.

As inscrições deverão ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço www.unesc.net/sim e entregar fotocópia simples da Carteira de Identidade, do certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar do Ensino Médio.

A classificação final dos candidatos será divulgada em 12 de fevereiro e as matrículas ocorrerão nos dias 14, 17 e 18 de fevereiro, na Centac. Os aprovados receberão descontos e poderão participar de processos seletivos para estudar com bolsa.

Descontos

# Todos os selecionados no SIM ganharão desconto de 10% sobre o valor da matrícula do primeiro semestre de 2014;
# Pessoas com 50 anos ou mais terão 30% de desconto no decorrer do curso, mais 1,5% a cada semestre concluído;
# Os egressos da Unesc que cursarem a segunda habilitação terão 30% de desconto no decorrer do curso;
# Os egressos da Universidade que fizerem o segundo curso superior terão 20% de desconto no decorrer do curso;
# Os egressos de outras Instituições de Ensino Superior terão 10% de desconto na segunda graduação.
 

(Colaboração: Secom Unesc)