por Davi Carrer
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Para comemorar os 40 anos da invenção do Cubo de Rubik, o cubo mágico, mais de 40 alunos da rede municipal de ensino de Cocal do Sul se reuniram e foram capazes de para montar o objeto. O brinquedo foi criado pelo húngaro Ernő Rubik e foi o tema do Doodle (imagem acima do sistema de busca) do Google desta segunda (19/5), quando completa aniversário.
“Dentro do projeto Clubinho de Matemática temos como meta ensinar os alunos do Demétrio Bettiol e do Cristo Rei a montarem o cubo mágico. Nos encontros semanais uma parte do tempo da aula é dedicada à explicação dos procedimentos para a montagem. Apesar de faltar mostrar a última das sete etapas, justamente hoje, quando se comemora os 40 anos da criação do cubo mágico, ultrapassamos o número de 40 alunos que são capazes de montá-lo sem auxílio. Foi uma coincidência maravilhosa”, conta a professora Maria Albertina Guizzo.
A aluna Paula Guollo já ensinou muitos colegas e fica na biblioteca da escola à disposição dos interessados em aprender, dois por semana, durante o recreio. Eles também estudam os passos assistindo vídeos na internet e usando apostilas. Esse famoso quebra-cabeça tridimensional é um brinquedo normalmente acessível, de baixo custo, confeccionado em plástico e com seis lados com cores diferentes. Após misturadas as peças, o objetivo do jogo é deixar novamente cada face do cubo com apenas uma cor.
acho que as professora de matemática deveriam ensinar mais as matérias e não só ficar falando desse clubinho. Já vi professora falando que faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende. isso é uma vergonha. Depois eles vão pro Schuller porque outra escola melhor a chance e pior ainda e lá eles dizem que os alunos não sai preparado do município dai é a gente que escuta isso.como já ouvi com o meu filho mais velho. Porque não ensino as matérias das aulas para aqueles que tem dificuldade.
ResponderExcluirUm trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Colégio de Aplicação UNIVALI/Itajaí – Ensino Médio que compreende adolescentes de 15 e 16 anos, matriculados no 2° ano do curso.
ResponderExcluirObservou-se que a utilização do cubo mágico trouxe uma série de benefícios no rendimento escolar dos alunos, desenvolvendo a capacidade de resolver exercícios lógicos e estimulando a vontade dos estudantes em aprender a solucionar a matemática, vista por muito como uma barreira impossível e consequentemente um aumento visível nas notas.
A prática, ainda, auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico. “A atividade envolve concentração, paciência, melhora a observação, além de tudo é divertida.”
O foco principal da estratégia pedagógica do cubo magico é de desenvolver nos alunos novas formas de entender e compreender a lógica matemática, mostrando-lhes que é possível desenvolver os códigos por meios simples, com o uso de jogos lúdicos.
Muito mais do que apenas um brinquedo, o Cubo Mágico é um clássico que já completou 40 anos, oferecendo inúmeros benefícios, como o desenvolvimento da inteligência espacial e capacidade cognitiva.
No colégio Joana D'arc em São Paulo o cubo mágico virou inclusive disciplina obrigatória e os resultados em rendimento escolar tem sido muito interessante.