domingo, 25 de maio de 2014

Campanha do Agasalho: mais de 150 voluntários e uma boa ação

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com


Mais de 150 voluntários, em sua maioria adolescentes,  foram as ruas de Cocal do Sul neste domingo (25/5) recolher roupas para a Campanha do Agasalho, realizada pela Prefeitura em parceria com diversas entidades.
Desde cedo os jovens, na maioria alunos das escolas do município, passaram de casa em casa recolhendo roupas que os moradores já haviam separado para doação. Na parte da manhã uma pilha de roupa já se acumulava no Centro Comunitário do Bairro Horizonte, onde voluntários separavam roupas, calcados, alimentos. Os voluntários eram de diferentes grupos: escoteiros, Leo Club, Grupo de Jovem Deus Basta da igreja Católica, grupo de jovem da igreja Assembleia de Deus, ONG Abraça Cocal, entre outros.


Por um mapa, o presidente do Lions Club, João Geraldo Echeli, anotava os bairros e as ruas que já tinham sido percorridas pelos voluntários. A Campanha contou com a ajuda de sete ônibus escolares e um caminhão da Coopercocal. A cada chegada dos ônibus os jovens faziam uma corrente para descarregar as doações e logo também degustaram de um café que estava disponível aos voluntários.

Para Fátima da Silva, dona de casa que doou roupas para a campanha, a iniciativa é muito importante. “São tantas pessoas que precisam. Assim podemos ajudá-las”, declarou.

Pessoas de má fé
Um problema foi detectado neste ano. Durante a semana, pessoas de outros municípios estavam passando pelas casas recolhendo roupas, aproveitando da já tradicional movimentação de coletas de doações realizada em Cocal. Para os organizadores, esta ação foi de má fé, pois não se sabe para onde irão as doações. “O município lança a campanha, outras pessoas ficam sabendo e vem de fora para arrecadar o que é nosso. Na sexta passou um grupo e no sábado outro, mas a polícia foi avisada”, destacou Echeli.

As doações das roupas arrecadas vão ocorrer nos dias 27 e 28 de maio com senhas que foram distribuídas pelas agentes de saúde da cidade. Somente pessoas cadastradas podem receber as doações. Segundo Zuleide Tavares Maximiano, coordenadora da campanha, cerca de mil famílias receberão as doações. “O objetivo é formar uma grande rede de solidariedade, que reúne jovens, igrejas e a população em geral, todos juntos por uma mesma causa: ajudar as famílias do município”, afirmou.

Caso você conheça alguém que necessita de doação, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social do município. Mais informações pelo telefone 3447-1458.

(Colaborou a estudante de Jornalismo Ana Paula Nesi)
 



















2 comentários:

  1. Esperamos o pessoal passar pela nossa rua, mas não passaram.. tem algum lugar ainda que possamos levar as doações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato pelo pelo telefone 3447-1458 esta semana que eles te orientarão.

      Excluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.