quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sul cocalenses terão acesso a atendimento especializado de odontologia

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A partir do mês de junho os sul cocalenses terão acesso a especializados na área odontológica. Os casos de maior complexidade ou que não podem ser resolvidos pelo dentista da Estratégia de Saúde da Família serão encaminhados para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), em Içara.

A dentista Giovana Galato Santa Rosa, coordenadora de Saúde Bucal o CEO, afirma que a conquista vai ser muito útil no auxílio de tratamentos e diagnósticos. “Atualmente trabalhamos com prevenção de doenças bucais, principalmente o Câncer de Boca e, após o exame clínico, se for detectada alguma alteração, o paciente realizará uma biópsia. Já tivemos dois diagnósticos recentemente. Todos foram encaminhados ao oncologista para realizar tratamento”, relata.

O CEO também atende portadores de necessidades especiais, que precisam de cuidados especiais na hora de receber tratamentos odontológicos, como: pacientes portadores de sofrimento mental, com movimentos involuntários, pessoas com doenças endócrino-metabólicas, alterações genéticas, deficiência neurológica e degenerativas, autistas, gestantes de risco, cardiopatas entre outras situações.

“O serviço vem a melhorar significamente o acesso aos procedimentos de média complexidade, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para a qualidade da saúde bucal”, afirma a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

Saiba mais sobre o CEO

O CEO é o Centro de Referência para a realização de atendimentos mais graves, como: tratamento de canal (endodontia), de gengiva (periodontia), extrações de siso (Cirurgia Bucomaxilofacial) e atendimento a pacientes especiais. A média de atendimentos especializados mensais disponíveis para Cocal do Sul será de 42 pacientes. Eles serão encaminhados de suas respectivas Unidades de Saúde após exame clínico, exame radiográfico e controle da infecção bucal realizada pelo dentista da unidade. A partir do mês de junho, além de Cocal do Sul, o CEO de Içara atende também pacientes dos municípios de Balneário Rincão e Morro da Fumaça.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.