terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Espaço Cultura: Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos – Definitivo Adeus à Terra-Média?

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Quando terminei de assistir O Senhor dos Anéis, anos atrás, não imagina que o Hobbit iria virar filme e muito menos três filmes. Hoje, em 2014, ao final dessa nova trilogia, não sei o que esperar. Será o fim da saga ou teremos outras adaptações desse universo?

Existem outros livros para serem adaptados e histórias paralelas que podem ser contadas. Fica uma grande dúvida se isso foi um adeus ou apenas um até logo.

O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos começa com uma cena muito boa, mas coloca no filme errado o final da história do Smaug - devia ser no terceiro filme ou então ele devia ter tido mais importância nesse último filme. Parece que o dragão gigante foi mantido para chamar o público e isso deu certo, O Hobbit é sucesso. Depois disso começamos a ver os caminhos que o filme vai tomar, como o título diz, são 5 exércitos em uma batalha e vemos cada um dele tomando suas posições para a batalha. Elfos, Anões, Orscs, Humanos e Wargs/Animais da Floresta/Gigantes. O quinto exército é tudo o que não envolve os outros quatro.
 

Primeiro chegam os Elfos com Thundriel, Rei da Floresta Negra, que se “alia” aos humanos para pegar o que lhes foi prometido. Vemos Daim, primo de Thorin chegando com um exército de anões prontos para quebrar tudo. Depois chegam os Orcs e Wargs, uma legião deles prontos para destruir tudo.

Grande mérito do Peter Jackson é fazer isso de uma maneira fácil, bem construída, clara, onde mesmo com diversas batalhas é possível entender todo o desenrolar do filme.

As atuações são boas, nenhuma compromete, o Martin Freeman está excelente, ele mostra que é o melhor Bilbo já apresentado, direção e roteiro possuem algumas falhas, alguns monstros aparecem e desaparecem sem explicação. Mas a fotografia e coreografia são geniais. Todas as cenas de batalhas são ótimas, sem exceção. Peter Jackson surpreende com algumas mortes. Algo que não esperava nesse filme.

O Hobbit não é uma trilogia perfeita, nem esse terceiro ato um filme excelente, estão num patamar abaixo de O Senhos dos Anéis, não que a comparação seja necessária, mas acaba sendo inevitável. O Hobbit é um bom filme, vale assistir, preferencialmente no cinema onde tudo nesse filme fica melhor.

Um comentário:

  1. Apenas uma correção, o nome do rei elfo é Thranduil, e também o correto é Dain e não Daim

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.