segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Asfalto do Balneário Esplanada: Apenas trecho depois da ponte deve ficar para 2014

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
Foto: Portal Engeplus/Divulgação

O problema de acesso ao Balneário Esplanada deve ser praticamente resolvido em 2013. Em reportagem ao jornalista Douglas Saviato, para o Portal Engeplus, o prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, afirmou que 400 metros de estrada de chão, próximo a ponte (sobre o Rio Urussanga), serão asfaltados na segunda quinzena de 2014. Porém os 200 metros da via que ainda não estão prontos, próximo à praia, devem ser encerrados ainda em 2013. Napoli explicou que este trecho precisa de apenas uma tarde de trabalho, com tempo bom.

O Cocal Comunitário denunciou há um ano o estado caótico do trajeto, utilizado por muitos sul cocalenses e moradores de outros municípios da região. Confira algumas imagens da época clicando aqui.

Entenda a obra:

O acesso ao balneário é dividido por dois municípios, Jaguaruna e Içara. Da BR-101 até a ponte, o trecho pertence a Içara. E da ponte ao balneário o trecho é de responsabilidade de Jaguaruna.

A primeira obra iniciou em julho de 2010, no trecho de Içara, com previsão de 10 meses para um trecho de 3,4 quilômetros. Ela terminou apenas em julho de 2012, ou seja, dois anos depois.

A segunda parte da obra é de 6,6 quilômetros, quase o dobro da primeira, e iniciou antes de julho de 2012. A obra, de R$ 4,3 milhões, é responsabilidade da Prefeitura de Jaguaruna, que tinha 12 meses de prazo.

Porque 400 metros ficam para 2014:

O trecho de 400 metros próximo a ponte fica para 2014 pois é preciso terraplanar para que a empresa responsável realize o asfaltamento. A pista será elevada em 1,6 metro, para ser colocado uma galeria para ajudar na vazão do Rio Urussanga em épocas de cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.