quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cresce a procura por cursos superiores de curta duração no Brasil

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O número de pessoas que buscam os cursos de Tecnologia para a formação profissional vem aumentando a cada ano. Segundo dados do último Censo da Educação Superior no Brasil, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas de Educação Anísio Teixeira) e divulgado em 2013, no comparativo entre 2011 e 2012, o número de matrículas nos cursos de Tecnologia cresceu 8,5%. Hoje, eles já representam 13,5% das matrículas na Educação Superior em todo o país.

O aumento da procura por estes cursos se deve, segundo a pesquisa, pelas características atuais do mercado de trabalho, que necessita de mão de obra qualificada. Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais e em Gestão Financeira da Unesc, Volmar Madeira, muitas pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho têm optado por se capacitar por meio dos cursos Tecnológicos, devido a formação ser concluída em cerca de dois anos e meio. “Os cursos de Tecnologia são de curta duração e possibilitam uma formação rápida. São mais focados nos aspectos práticos e buscam as especificidades da profissão, sem perder a visão do todo. Durante as aulas, os professores, que têm experiência no mercado de trabalho, relacionam teoria e prática”, comenta.

Madeira lembra ainda que pela formação ser em menos tempo, muitos formados, interessados em dar continuidade nos estudos e galgar mais degraus na vida profissional, optam por fazer uma pós-graduação logo após receberem o diploma do Ensino Superior.

Foi o que fez Marcos Tramontin Frigo, de Criciúma. Formado em 2011 no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unesc, ele “engatou” um MBA em Gestão Comercial assim que concluiu os estudos da graduação. E está avaliando a possibilidade de fazer um novo curso superior ou um Mestrado na Universidade.

Trabalhando há mais de seis anos na empresa La Moda, em Nova Veneza, atualmente, Frigo é coordenador de Vendas da marca Lança Perfume e conta que na época em que iniciou os estudos na Unesc, pensava em abrir o próprio negócio. “O curso com maiores características para isso era o de Tecnologia em Processos Gerenciais, pois dá uma visão sistêmica de todo negócio, desde a abertura de uma empresa até a criação e condução comercial, financeira e econômica”, afirma.

Segundo Frigo, o contato com pessoas que já estavam no mercado de trabalho enriqueceu a sua formação. “Além da contribuição dos professores, foi trocada muita informação entre os colegas. Tínhamos muita teoria, mas muita prática também. Cada profissional contribuía um pouco com sua experiência e isso agregou muito para a minha base profissional”.

(Colaboração: Secom Unesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.