segunda-feira, 28 de julho de 2014

Espaço Educação: tentando enxergar...

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Em um curso de formação continuada, escutei uma professora dizendo: "o problema dos salários dos professores ser baixos é porque existem muitas bolsas para acessar a universidade e aí os pobres vêm e fazem faculdade. E como estão acostumados a receber pouco, não buscam melhores salários".

Obviamente, disse para ela que essa era uma postura preconceituosa e tentei dialogar... Claro que não rolou, primeiro pois eu fui um pouco explosivo na resposta à fala dela e segundo pois ela não queria mudar de opinião.

Aí eu me pergunto: não deveria ter bolsas? Tinha que ser tudo pago?

Engraçado algumas pesoas serem contra as bolsas, dizendo que a pessoa precisa sentir no bolso, e ao mesmo tempo estudam ou estudaram em universidades públicas, pagas com dinheiro público. Incoerências dessa vida!

É precio ter cuidado com posturas que tomamos sem uma reflexão mais profunda. Colocar a culpa das condições precárias do trabalho nos pobres é desacreditar que eles são tão humanos quanto quem não é pobre. É defender que apenas uns podem enquanto os outros não. É excluír completamente eles da sociedade.

Como assim?

Bom, se você acredita que a pobreza é o motivo das escolhas mal feitas, uma possibilidade é não deixar que os pobres escolham, que este participem.

Precisamos ter clareza das consequências dessa exclusão. Afinal de contas, não pense você que alguem ignorado sempre baixa a cabeça. As vezes reage. E essa reação pode ser violenta.

Nao defendo violência, mas acredito que a maior violência é aquela que tenta tirar o direito a vida digna de uma pessoa. E quem reage a esta violência traz presente um certo ar de protesto, de revolta, de negação a uma proposta que o excluiu.

Como disse antes, não sou favorável a violência, mas faço uma leitura crítica das violencias que enfrentamos em nossas vidas.

Acredito que grande parte dos atos violentos na sociedade são frutos dessa sociedade injusta e que desvaloriza a vida humana.

Que escolha fazemos? De que lado estamos? São perguntas que sao respondidas com nossos atos, com nossas palavras. Se defendermos o não acesso daqueles que são vítimas de um sistema injusto estamos defendendo a violência, estamos defendendo a exclusão.

Quanto mais inclusivos formos, melhor será nossa sociedade. Precisamos acreditar uns nos outros e sermos capazes de dividir (como é o caso das bolsas que usam dinheiro dos nossos imposto para que pessoas que nao tenham as mesmas condições possam melhorar suas vidas).

Uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.