por Davi Carrer
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(Foto: www.producaodejogos.com) |
Essa vai para os sul cocalenses que pensam em trabalhar com jogos digitais. Uma novidade em formação superior, na Unesc.
O Brasil é o país em que o mercado de jogos eletrônicos mais cresceu em 2012, segundo a Abragames (Associação Brasileira de Games), movimentando R$ 1,6 bilhão em vendas, um volume 60% maior que em 2011. E com o aumento na procura por jogos, a Associação estima um crescimento de 13,5% no mercado de trabalho na área para os próximos cinco anos. E é neste cenário que a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, apresenta o seu novo curso de graduação: Tecnologia em Jogos Digitais.
O curso faz parte das 25 graduações ofertadas no Vestibular de Inverno 2014, cujas inscrições encerram em 11 de maio, no link http://www.unesc.net/portal/capa/index/444/7639/. O curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc é inédito na região e o único na área entre Florianópolis e Porto Alegre. Os estudantes terão cinco semestres de aulas, de segunda-feira a sábado, pela manhã. Segundo o professor Rogério Antônio Casagrande, participante da comissão que elaborou o projeto do curso, os alunos terão disciplinas práticas em todos os semestres e, à disposição, seis laboratórios de informática e um específico para jogos digitais.
Casagrande explica que atualmente não há muitos profissionais com formação específica trabalhando na área de jogos digitais. “Hoje quem atua são profissionais de áreas como computação, publicidade e marketing. Há um nicho interessante a ser explorado por pessoas com formação específica em jogos”, afirma.
O professor Paulo Martins, também membro da comissão que elaborou o projeto do novo curso na Universidade, explica que profissional de Jogos Digitais terá um campo vasto de atuação. Segundo ele, ao contrário do que se pensa, jogos digitais não se resumem ao segmento do entretenimento. “Hoje, os jogos digitais são usados para educação, em simulações 2D e 3D, cinema, treinamento e recrutamento, marketing, publicidade e para questões estratégicas. Os jogos podem servir para entretenimento, auxiliar pessoas a perderem o medo ou até ajudar montadoras a criarem protótipos novos sem ter que arriscar investimentos de milhões no projeto”, comenta Martins.
Roteiro, Sociologia, Animação Computadorizada, Inteligência Artificial para Jogos, Realidade Virtual, Física, Matemática e Programação são algumas das disciplinas do curso, que também trará uma novidade aos acadêmicos. Conforme Casagrande, o aluno terá a opção de receber um certificado de Qualificação Profissional já durante o curso. Para isso ele deverá cumprir uma determinada carga horária. “O MEC (Ministério da Educação) garante essa possibilidade de fazer um curso profissionalizante dentro de um superior. Com a certificação, o aluno já poderá começar a trabalhar como programador após 360 horas e como Projetista de Jogos, após 480 horas de aula. E ao completar o curso de graduação, receberá o título de Tecnólogo em Jogos Digitais”, afirma Casagrande.
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