terça-feira, 2 de abril de 2013

Autismo e sua inclusão

por Rodrigo Szymankis

Dia 2 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data “celebrada” e declarada pela ONU desde 2007.

O Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) “é um termo que tem sido usado para descrever crianças que apresentam dificuldades na interação social, no brincar e na comunicação. TEA não é um termo médico. Mas é uma maneira prática de descrever um grupo grande e variado de crianças com semelhanças na sua maneira de processar as informações e entender o mundo. Você pode ter ouvido os termos Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Autismo, Síndrome de Asperger, Hiperlexia e Transtorno Semântico-Pragmático, todos associados aos TEA. Independente do diagnóstico dado a uma criança, lembre-se primeiro e principalmente de que cada criança é um indivíduo único, com seus próprios talentos e desafios”, descreve a AMA-BA (Associação dos Amigos de Autistas da Bahia).

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Interfere na maneira de comunicação dos portadores do TEA com outros indivíduos e com o ambiente. Autismo não é sinal de “falta inteligência” e muitos podem ter suas capacidades intelectuais e de falas intactas. 

Algumas características dos autismo:
- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas;
- Riso inapropriado;
- Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos;
- Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor;
- Preferência pela solidão;
- Modos arredios - busca o isolamento e não procura outras crianças;
- Rotação de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos;
- Inapropriada fixação em objetos;
- Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de passividade;
- Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado;
- Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina;
- Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo);
- Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé em uma perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares);
- Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal);
- Recusa colo ou afagos - bebês preferem ficar no chão que no colo;
- Age como se estivesse surdo - não responde pelo nome;
- Dificuldade em expressar necessidades - sem ou limitada linguagem oral e/ou corporal (gestos);
- Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente;
- Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos.

Sugestão de filmes sobre autismo: Querido John; Meu nome é Rádio; Loucos de Amor, e Forrest Gump, O Contador de Histórias.

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