terça-feira, 16 de abril de 2013

Cocal do Sul busca soluções para segurança com a Polícia Militar de SC

por Rodrigo Szymanski

O presidente da CDL de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, se reuniu na segunda-feira (15/4) com o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro. Na oportunidade foram feitas quatro solicitações, levantadas por entidades do município durante reunião do Comissão Central Crganizadora do Natal Luz em Cocal. Neste primeiro momento o presidente da CDL representou as entidades CDL, Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura e demais entidades organizadas do Município.

As reinvindicações:

1) Solicitação de representante da PMSC para assinar junto ao Cartório do Município o recebimento de doação de área de terra para construção do Quartel da PM de Cocal do Sul, tendo em vista que o orçamento já esta assegurado para construção do mesmo.

Resposta da PMSC: O Comandante determinou ao coronel Barreto (responsável pelo comando da PM de Cocal do Sul) atenção imediata e solução ao caso (prazo máximo de uma semana).

2) Atualmente contamos com três coletes a prova de bala sendo que ambos estão vencidos ou para vencer. Precisamos de quatro coletes balísticos novos para o efetivo de rádio patrulha.

Resposta da PMSC: O comandante determinou ao coronel Barreto atenção imediata e solução ao caso (prazo máximo de uma semana).

3) Temos atualmente três viaturas no grupamento de Cocal do Sul, sendo que duas delas com muito tempo de uso: uma com 12 anos de uso e parada, e outra com sete anos de uso e em péssimas condições de uso. A única em uso é um Ford Fiesta sem caixa (compartilhamento de segurança), o que tem causado um transtorno no atendimento de grandes ocorrências. Precisamos urgentemente de uma viatura com caixa para atender a sociedade sul cocalense.

Resposta da PMSC: O Comandante declarou que até setembro encaminhará duas viaturas novas para cidade, inclusive uma com caixa, conforme solicitado. (prazo de cinco meses).

4) A quarta e principal solicitação foi à questão do efetivo policial, pois atualmente no grupamento de Cocal tem um efetivo de dez policiais, incluindo o comandante do grupamento. Há mais ou menos seis meses o efetivo era de 13 policiais, porem sofreu uma perda de três militares, que, devido a um aumento nas ocorrências policiais no município e a anexação de parte de um trecho da rodovia ao município está prejudicando o atendimento das ocorrências.

Resposta da PMSC: O Comandante explicou a situação atual do estado na questão do efetivo policial, informou que é uma questão delicada e que se compromete até outubro (período em que novos policiais se formam) a efetivação de três policiais em substituição aos que saíram, além de estudar a possibilidade de pelo menos um vir ainda este mês e que após a confirmação e manutenção do número que se solicita, iniciará a discussão para ampliação do efetivo.

"Creio que agora é acompanhar os prazos, caso não sejam cumpridos agendaremos outra visita a Florianópolis para cobrarmos. Saliento que o quarto requerimento não teve a melhor de todas as respostas, mas foi a melhor negociação conseguida. Informo ainda que a CDL por meio de sua diretoria, esta a disposição para mais esclarecimentos sobre as reivindicações", comentou De Fáveri.

É preciso que toda a comunidade, juntamente com as entidades, estejam unidas neste processo de melhorias para segurança em nosso município. A importância de uma segurança comunitária passa pela prevenção e participação de todos.




Um comentário:

  1. "PARABENS'amigo fernando de Faveri,pelo empenho ,e por estar preocupado com a comunidade "SUL COCALENSE....Moraes....

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.