segunda-feira, 22 de abril de 2013

Morte no trânsito supera outras causas de morte violenta

por Rodrigo Szymanski

O estado de Santa Catarina ocupa o primeiro lugar nacional de óbitos por acidentes de trânsito. A região Sul do estado está entre as com os maiores índices de morte de jovens por acidentes de carros e motos.

Os jovens morrem mais de acidentes de trânsito do que de outras causas de morte violentas. Os acidentes de trânsito representam a terceira causa de mortes na faixa de 30-44 anos; a segunda na faixa de 5-14 e a priemira na faixa de 15-29 anos de idade. Nenhum município de Santa Catarina está entre as 100 cidades mais violenta do País, porém ocupam o primeiro lugar em morte por acidente de carro no meio juvenil. Somente em 2009 morreram em Santa Catarina 687 jovens contra 423 de homicídio. Homens Brancos ocupam o maior índice de morte nos trânsito em Santa Catarina.

Em Santa Catarina temos em 10 anos, de 1998 a 2008, um aumento de 368% na frota de veículos e uma elevação de 506% no índice de mortes fatais de acidentes de trânsito. Enquanto isso o estado, neste período, teve uma redução de 12% no número de policiais rodoviários.

Hoje ainda tratamos acidentes de carro e moto somente como fatalidade. É preciso compreender que estes elevados números de mortes, principalmente de jovens, é mais que fatalidade do destino, é um problema social. Temos que tratar estas mortes e acidentes como violência contra a população.

Precisamos intensificar as leis que coíbem o uso das bebidas alcoólicas e ampliar a fiscalização à Lei Seca e as imprudências ao dirigir. Uma política de conscientização para que a população entenda que um carro e uma moto podem se transformar em uma arma na mão de alguém imprudente. Estes atentam contra sua própria vida e contra a vida de segundos, que podem ser afetados.

Por trás destes índices alarmantes, existem histórias de vida ceifadas, existem mães e amigos chorando sobre um caixão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.