domingo, 30 de junho de 2013

Cocal tem trio de vitórias no Campeonato Regional de Escolinhas da LUD

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul conquistou as primeiras vitórias no Campeonato Regional de Escolinhas da LUD. As categorias de base (sub-11, 13 e 15) jogaram contra o Siderópolis, em casa, e venceram todas as partidas. O sub-11 venceu por 4 a1, o sub-13 por 5 a 1 e sub-15 por 5 a 0.

No sub-11 Cocal tem três pontos. No sub-13 está com quatro. E no sub-15 tem seis pontos. O próximo desafio é no dia 6 de julho, contra o Próspera, fora de casa.

Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #40

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:
- Reforma na Praça Central retira árvores das calçadas
- Povo vai à rua: Cerca de 300 pessoas cruzaram e pararam o Centro de Cocal
- Definido o trajeto da manifestação em Cocal

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

27/6 – Quinta-feira
- Engeplus: Cocal do Sul está com inscrições abertas para três cursos profissionalizantes e gratuitos
- Difusora: Cocal do Sul com inscrições abertas para três cursos


Plantão Médico tem novo horário a partir de amanhã

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A partir desta segunda-feira o Plantão Médico, no posto central da cidade, será das 8 às 12 horas e das 16 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento continua igual, das 8 às 18 horas.

A medida ocorre para desafogar a demanda excessiva de urgências nos ESFs, principalmente nos postos de saúde com maior número populacional em sua abrangência, como Jardim Itália, Jardim Elizabeth e Vila Nova.

O Plantão Médico vai continuar atendendo Urgências e Emergências, sendo que os demais atendimentos da Atenção Básica continuam sendo realizados nos seis ESFs. Paralelo ao Plantão Médico atendem na Unidade de Referência 11 especialidades:
- Ortopedista (Dr. Evandro),
- Dermatologista (Dr. Gustavo),
- Pediatra (Dr. Maurício),
- Gineco-Obstétra (Dr. Brivaldo),
- Gineco-Obstétra (Drª Elisa),
- Neurologista (Dr. Glauco),
- Clínica Médica/Cardiologia (Dr. Marco Aurélio),
- Cardiologia (Dr. Paulo Henrique),
- Oftalmologista (Dr. Marcos Vinícios),
- Cirurgias Ambulatoriais (Drª Ana Paula).

sábado, 29 de junho de 2013

Unesc oferece ingresso com possibilidade de bolsa de 50% e 100%

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Mais uma chance de cursar o Ensino Superior para os sul cocalenses. A Unesc abriu as inscrições para o ingresso em um curso superior com o Boletim de Desempenho do ENEM, pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), no segundo semestre de 2013. Os aprovados no processo seletivo poderão requerer o benefício de estudar com bolsa de 50% ou até 100%. São 433 vagas para ingresso na primeira fase em 26 cursos de graduação e 344 vagas para ingresso em diversas fases de 22 cursos. As inscrições vão até 9 de julho.

As inscrições podem ser realizadas no unesc.net/viaexpressa ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 20h30, com fotocópia simples e originais dos documentos: Carteira de Identidade, certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar do Ensino Médio e Boletim de Desempenho do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os candidatos selecionados pelo SIM poderão requerer bolsa de estudo. As integrais são destinadas aos estudantes que comprovarem renda per capita (por membro da família) de até um salário mínimo e meio. Já as parciais, são para estudantes que comprovarem renda per capita familiar de até três salários mínimos. Um dos requisitos para as bolsas também é que a pessoa tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou em instituição privada (com bolsa integral) e não tenha diploma de curso superior.

Mais informações.


Cocal terá nova manifestação dia 6 de julho

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Depois de levar cerca de 300 pessoas à manifestação pacifica #AcordaCocal, pelo Centro de Cocal do Sul, os organizadores do ato já agendaram mais uma. A nova manifestação será dia 6 de julho e um grupo no Facebook começa a ser criado para convidar e organizar o evento.

Segundo um dos organizadores do evento, a ideia é chamar mais pessoas e de outras formas, além de corrigir as falhas do primeiro.

Alunos do Demétrio que se destacaram na Olimpíada de Matemática são reconhecidos

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Os alunos da Escola Demétrio Bettiol que se destacaram na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul receberam seus certificados no último dia 27. Durante o evento também se divulgou os estudantes classificados para a primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e foi entregue um tablete ao aluno com melhor desempenho, Roger Bertan da Rocha.

Alunos classificados no Nível I (6º e 7º Ano): Roger Bertan da Rocha, Luiz Carlos Possa Bendo, Paulo Victor Jung, Pedro Lucas Inocente, Laura Janice Scarpato, Graziele da Silva dos Santos e Juliana de Oliveira Menegon.

Alunos classificados no Nível II (8º e 9º Ano): Mateus Bez Fontana, Tiago Cardoso Carboni, Karoline Pezente, Isabela Bortolato Matiola, Julia Cossa Saccon, Laís Rosso Galatto, Larissa Gomes Mendes, Luana Fretta, Mateus Rodrigues, Sadi Júnior Domingos Jacinto, Sérgio Mafioletti Junior e Thaine Possamai.

 “Para incentivar e apoiar os alunos nos estudos de matemática criamos clubinhos de matemática e estamos atendendo aproximadamente setenta alunos. Vamos divulgar melhor o projeto para aumentar esse número e conquistarmos melhores resultados”, explicam as professoras Ana Lúcia Pintro e Maria Albertina Guizzo.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Povo vai à rua: Cerca de 300 pessoas cruzaram e pararam o Centro de Cocal

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Seguindo o fluxo das manifestações nacional Cocal do Sul fez sua parte. A manifestação pacífica #AcordaCocal reuniu cerca de 300 pessoas na noite de ontem (27/6) no Centro da cidade. Número este indicado pela Polícia Militar.

Vários jovens e famílias presentes com cartazes e faixas, dentre elas algumas organizações sociais como a associação dos aposentados e pensionistas, professores, ONG e alguns vereadores.

A manifestação aconteceu de forma pacífica e tranquila, sem muitos gritos de ordem, foi cantado algumas vezes o hino nacional, na frente da Prefeitura e do posto de saúde central.

A manifestação saiu do Bistek e seguiu até o trevo da entrada de Cocal, retornado ao Centro da cidade.

Confira os cartazes e os momentos da manifestação:


Fala Comunidade: caminhão roubado

cocalcomunitario@gmail.com

Leitor Jean Borges enviou foto de um caminhão roubado e pedi ajuda para compartilhar.

“ATENÇÃO! Este caminhão foi roubado na localidade de Sombrio. É um Mercedes Bens 1620, com placa de Cocal do Sul MCC-9061. Se alguém ver ligar para 9657-6960 ou 9606-4653”.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cutucadas #33

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Bem, sem dúvida a pauta dos debates é a política e as manifestações de ruas. Preocupa-me o perfil de apartidarismo que se dá. Este discurso de ser apartidário e com a bandeira do Brasil é coisa de fascista! Pelo jeito o Brasil acordou, mas não foi nas aulas de história!

=====================================

Pauta para as manifestantes de Cocal: uma investigação do último governo. O ex-prefeito deixou milhões em dívidas, uma prefeitura sucateada e ninguém faz nada? Uma investigação já!

=====================================

Cuidado com os discursos de apartidarismo que se prega nas manifestações. Tem muita gente de partidos políticos e políticos nas manifestações.

=====================================

Parabéns a presidente Dilma! Chamar plebiscito para reforma politica é deixar na mão da população a decisão. Lamento que a oposição e a grande mídia sejam contra...

=====================================

PSDB oportunamente faz discurso contra Dilma. Não possuem projeto de nação e querem atrasar os avanços. O movimento #VoltaFHC é uma piada de mau gosto com o povo brasileiro. Lembremos das privatizações fraudulentas e do mensalão tucano que ainda não foi julgado... Fiquemos atento!

=====================================

Quero deixar aqui meu apoio às bolsa-famílias, bolsas-universidade e demais bolsas do governo, como as cotas raciais e a vinda dos médicos cubanos... A classe media tem que aprender que direito deve ser de todos não só pra alguns!

Cocal realiza manifestação nesta quinta, que deve parar o Centro da cidade

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Iniciado pelas redes sociais, o movimento #AcordaCocal, deve parar o Centro da cidade nesta quinta-feira (27/6).

A concentração será às 17h30 no trecho da SC-108 (antiga SC-446) entre o Bistek e a ponte (próxima ao acesso ao Jardim Itália). A passeata vai ter início às 18h30, até o trevo do Posto Cocal, retornando a Praça Central da cidade. Durante todo este trajeto o trânsito será interrompido.

No grupo do Facebook, onde mais de 400 pessoas já confirmaram, uma enquete traz os principais pontos de reivindicações, como “Contra a corrupção” e “Contra Impostos”. Já em reuni/6)ão realizada no domingo ficou decidido que os principais temas serão “Saúde”, “Educação” e “Habitação”, Mas cada cidadão é livre para levar sua reivindicação.

Cocal oferece três cursos profissionalizantes gratuitos

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul está com inscrições abertas para três cursos profissionalizantes gratuitos. Os participantes ainda terão acesso a vale-transporte e lanche. As aulas serão realizadas no período noturno, três vezes por semana, na Escola Demétrio Bettiol.

Cursos:
- Inglês básico (a partir de 15 anos);
- Manicure e pedicure (a partir de 18 anos) ;
- Operador de computador (a partir de 14 anos).

Inscrições

Inscrições na Secretaria de Ação Social e da Família, na Rua Professor Paulo Galli, nº 39, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16h30, no Centro da cidade. Falar com Sandra Quarezemin. Mais informações pelo telefone: 3447-1458.

A oportunidade é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Pronatec. Os cursos são oferecidos pelo Senat e Senac, custeados pelo Governo Federal.

Secretarias de Saúde e hospitais discutem atendimento ortopédico

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul participou no inicio desta semana de uma reunião para discutir sobre o acesso aos serviços de ortopedia nos hospitais da região Sul do Estado. O encontro contou com representantes das secretarias municipais de Saúde, do Estado e dos hospitais.

Atualmente, os casos de alta complexidade (traumas) são referenciados nos hospitais São José, de Criciúma, e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. Na ocasião foi definida a elaboração de um levantamento e diagnóstico para viabilizar o aumento de consultas nos hospitais que tenham condições de atender a demanda.

O fechamento e avaliação do diagnóstico será realizada no dia 16 de julho, às 14 horas, na Amrec.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Policiais recebem Diploma de Mérito Comunitário

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Nesta última terça-feira (26/6) aconteceu a sessão solene em homenagem aos dois policiais militares rodoviários de Cocal do Sul, que salvaram a vida da pequena Emanuelle, com apenas um mês de idade, no dia 15 de maio. Os policiais Edson Milton Sant’ana e Heitor Souza de oliveira Filho receberam o Diploma de Mérito Comunitário.

Estiveram compondo a mesa, além dos vereadores, o prefeito e vice prefeita da cidade, os familiares dos policiais, comunidade em geral e representantes de vários postos policias da região sul. A vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) usou da Tribuna em nome dos vereadores e destacou: “estamos aqui para comemorar a vida da pequena Emanuelle”. O prefeito Ademir Magagnin também utilizou a Tribuna para agradecer e lembrar a importância da polícia.

Foram entregues aos homenageados as placas de mérito, a família de Emanuelle entregou aplaca ao soldado Edson Milton Sant’ana e José Firmino Morona, representando a população de Cocal, entregou a placa ao soldado Heitor Souza de oliveira Filho. Já o presidente da Câmara, vereador Volnei Da Silva (PSD) fez a entrega ao batalhão da policia rodoviária estadual.

Após a sessão aconteceu um coquetel para todos que estavam presentes.

Veja fotos da sessão solene:


Pais, crianças e amigos do Cantinho Alegre se divertem em Gincana

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Crianças, pais, professores, padrinhos e demais familiares do Cantinho Alegre de Cocal do Sul participaram recentemente da 8ª Gincana da Família. Cerca de 400 pessoas se envolveram em atividades de pega-pega, boliche gigante, tarefas relâmpagos e coelhinho sai da toca, entre outras. O evento também contou com quitutes e as crianças tiveram direito a cachorro-quente e bolos, além de piscina de bolinha e outros brinquedos infláveis.

Fala Comunidade: água empossada

cocalcomunitario@gmail.com

Moradora do Bairro São João enviou reclamação e fotos da Rua Porfirio Dacorregio, onde foi aberto um buraco para a instalação do esgoto de uma casa e o concerto realizado só faz empossar água no local.

“Essa rua fica no Bairro São João, especificamente na Rua Porfirio Dacorregio, já próximo as margens do rio. Foi aberto um buraco para se fazer a instalação do esgoto de uma nova residência mas o concerto que foi feito é esse aí. Na rua foi colocada lajota a pouco tempo mas sem o nivelamento correto a água da chuva se acumula nas laterais, sobrando um pequeno espaço para as pessoas passarem, que agora por causa do buraco se encontra repleto de lama. A água deve ficar empossada na rua por um bom tempo, principalmente se não houver sol.

Conheça os vencedores da rifa da Escola José Perucchi

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Escola José Prucchi realizou uma rifa no dia 16 de junho, sorteada pela Loteria Federal. Conheça os vencedores:

1º Prêmio: R$ 500,00, n° 388 - Maria Natalia Barbosa
2º Prêmio: R$ 300,00, n° 978 – Stefano Bettiol
3º Prêmio: R$ 200,00, n° 280 - Letícia Rech Generoso

Ômega é primeira empresa a cumprir exigências e garantir concessão de terreno na Área Industrial II

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Ômega Colorifícios Cerâmico foi a primeira empresa de Cocal do Sul a receber a concessão do terreno por ter cumprido todas as exigências e critérios previstos em Lei, como investimento em ampliação, modernização e número de funcionários. O prefeito, Ademir Magagnin, entregou aos proprietários da empresa Cladiomar Da Cruz e Gilson Clemes o documento que autoriza a transferência definitiva do imóvel aos proprietários. “Esse é um incentivo para que outras empresas também se esforcem e cumpram com o determinado. O município e a empresa só têm a ganhar com isso”, comentou Magagnin.

A Ômega está instalada há quase seis anos no local. Todos os requisitos foram avaliados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, que aprovou a concessão. Em seguida a Câmara avaliou o procedimento e o prefeito sancionou a liberação da matrícula. “Valeu a pena cumprir com todos os quesitos e com certeza poderemos abrir mais portas. Hoje temos muitos recursos disponíveis para grandes investimentos que podemos conseguir por meio do BNDS, mas a gente só consegue com o terreno em mãos”, afirmou um dos proprietários Cladiomar.

A Ômega possui mais de 30 funcionários e atende os estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Argentina.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Definido o trajeto da manifestação em Cocal

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Manifestação Pacífica que vai ocorrer quinta-feira (27/6) em Cocal do Sul já tem trajeto definido. A concentração será às 17h30 no trecho da SC-108 (antiga SC-446) entre o Bistek e a ponte (próxima ao acesso ao Jardim Itália). A passeata vai ter início às 18h30, até o trevo do Posto Cocal, retornando a Praça Central da cidade. Durante todo este trajeto o trânsito será interrompido.

A coordenação da manifestação pediu para que as pessoas não levem bandeiras partidárias e não usem mascaras ou algo que cubra o rosto.

Mais de 350 pessoas já confirmaram a participação em um grupo no Facebook, mas o número deve aumentar até quinta.

Confira o comunicado na íntegra:

Policiais, que salvaram bebê, recebem diploma de mérito nesta terça

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com
Foto: Amanda Ludwig/Portal Engeplus

Os dois policiais militares rodoviários de Cocal do Sul, que salvaram um bebê de um mês de idade no dia 15 de maio, serão homenageados nesta terça-feira (25/6) pelos vereadores de Cocal do Sul.

O Poder Legislativo convida toda a população para sessão solene, que ocorre na Câmara dos Vereadores. No ato será entregue o Diploma de Mérito Comunitário aos policiais Edson Milton Sant’ana e Heitor Souza de oliveira Filho. Ambos ajudaram a salvar a vida de uma menina recém nascida com os primeiros socorros.

A sessão ocorre às 19 horas e toda população esta convidada.


Lions de Cocal tem novo presidente

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

O Lions Clube Cocal do Sul tem desde a última sexta (21/6) um novo presidente. O vereador José Geraldo Echeli assume a função, que antes era exercida pela empresária Beta Carrer. “Entrego a presidência com o sentimento de missão cumprida e sabendo que dei o melhor de mim. Agradeço a minha diretoria que sempre esteve ao meu lado e peço que continuemos unidos em prol do bem e do mais necessitado. Que nunca deixemos de apoiar nosso novo presidente e diretoria”, comentou Beta.

Homenagem

Uma das principais aquisições da presidência de Beta foi o título Companheiro de Melvin Jones. Melvin Jones foi o fundador do Lions Clube Internacional. O prêmio foi criado em 1973 e desde então é o mais importante reconhecimento concedido às pessoas que se dedicam a trabalhos comunitários. Entregue originalmente a um membro oficial do Lions Clube que mais se destaca, Beta afirma que seria injusto homenagear apenas uma pessoa do grupo. “Todos os Companheiros Leões tem sua devida importância e se dedicam para o bem da sociedade. Então decidimos homenagear alguém da comunidade que sempre esteve presente em trabalhos comunitários”, completou.

O escolhido foi Jaime De Brida. Morador da cidade há 46 anos sempre esteve envolvido em trabalhos sociais. Foi o fundador do Coral da Natividade, que existe até hoje, desenvolveu a música do hino de Cocal do Sul, ensaiou diversos outros corais e até hoje, aos 70 anos, toca em celebrações e é voluntário da APAE, todos serviços gratuitos e realizados por amor. “Eu passava mais tempo na rua trabalhando pelos outros do que com a minha família, mas eles sempre me apoiaram. Não tenho palavras. São tantos que merecem. Minha família e eu estamos orgulhosos por ter esse reconhecimento”, declarou Seu Jaime.

Durante a cerimônia três novas companheiras foram empossadas e passam a fazer parte do quadro oficial de associados do Clube: Ivone Guollo Perego, Márcia Ester Galatto De Fáveri e Rosane Sônia Galatto Nesi.

(Colaboração: Ana Paula Nesi - Acadêmica de Jornalismo)

Reforma na Praça Central retira árvores das calçadas

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Quem passou pelo Centro de Cocal do Sul no inicio desta semana percebeu a falta das árvores nas calçadas da Praça Central. Ao mesmo tempo em que alguns cidadãos falavam que não se podem cortar as árvores, outros apoiavam o trabalho. Para esclarecer, a bióloga da Fundac Sandra Maria Souza, explicou que o maior objetivo desses cortes é a mobilidade, pois as árvores no passeio prejudicam o trânsito de pedestres, principalmente dos com deficiência física.

“Temos um problema sério de mobilidade e como as árvores são exóticas, não há necessidade de reposição”, comentou Sandra, destacando que o projeto da revitalização da praça já conta com flores e outras reposições.

O arquiteto da Prefeitura arquiteto Everton Fragnani, que coordena as atividades, afirmou que a Fundac liberou o corte de 10 árvores. “Vamos adequar o passeio a acessibilidade”, afirmou Everton.

Nesta primeira etapa da obra, que deve ficar pronta até dezembro, serão colocados pisos paver nos passeios e na praça, piso tátil de alerta e piso tátil direcional nas calçadas, além da colocação de corrimão nos degraus, novos bancos e mesas de pedras ardósia, lixeiras de coleta seletiva de lixo e troca de gramas.

Alunos do CMG e de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc trabalham Educação Ambiental em conjunto

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

“O meio ambiente somos nós” foi a temática trabalhada pelos alunos do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, em conjunto com os primeiros anos do Ensino Médio do CMG. A ação faz parte de um projeto de Educação Ambiental, da disciplina de Cultura, Sociedade e Meio Ambiente do curso da Universidade.

Durante o encontro os alunos trabalharam questões relacionadas aos resíduos sólidos, à poluição da água, do ar e do solo, contribuindo na compreensão da origem da problemática ambiental. A abordagem teve como objetivo estimular o pensamento crítico dos alunos, que na disciplina de Artes, da professora Julmara Goulart Sefstrom, estão desenvolvendo trabalho relacionado à questão.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PP tem contas de 2012 desaprovadas pela Justiça Eleitoral

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

As contas do PP (Partido Progressista) de Cocal do Sul foram desaprovado pela Justiça Eleitoral. O partido do prefeito Ademir Magagnin teve suas contas rejeitadas pela juíza eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Thania Mara Luz. As contas são referentes ao ano de 2012.

O PP não apresentou os extratos bancários e assim as contas foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral, que puniu o partido com suspensão de quatro meses de perda do repasse do fundo partidário.

A decisão foi publicada na ultima quarta feira (19/6) entre as páginas 17 a 19 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Povo vai à rua: Depois de reunião, manifestação em Cocal já tem suas bandeiras

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Manifestação Pacífica que vai ocorrer quinta-feira (27/6), às 17h30 (horário novo), em Cocal do Sul, já tem seus principais pontos de reinvindicação. Em uma reunião realizada na tarde de domingo ficou decidido que os principais temas serão saúde, educação e habitação, mas ficando livre a cada cidadão levar sua manifestação.

A reunião também decidiu que será proibido bandeiras de partidos políticos, mas que os políticos poderão participar como cidadãos. O percurso será decidido nesta segunda em conjunto com as polícias Militar, Civil e Rodoviária, mas a saída deve ser da praça central da cidade.

Mais de 260 pessoas já confirmaram a participação em um grupo no Facebook, mas o número deve aumentar até quinta. Este é o momento de cada cidadãos “botar na cartolina” a sua reinvindicação e ir às ruas, demonstrando sua insatisfação, nacional, estadual e local. No grupo do Facebook surgiu uma enquete que aponta outros temas de reinvindicação, como: Contra a corrupção, Em defesa do transporte público, Má gestão governamental e Falta de investigação dos desvios em Cocal do Sul, entre outros

Confira o comunicado na íntegra

Cocal terá Procon dentro de 90 dias, afirma prefeito

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

“Dentro de 90 dias esperamos estar com o local e o serviço todo estruturado para a prática da atividade”, a afirmação é do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, em relação à instalação do Procon na cidade. Para entender o contexto da comentário, Magagnin esteve reunido com a diretora do Procon de Santa Catarina, Elizabete Luiza Fernandes, que veio cobrar esclarecimentos e dar orientações quanto a implantação do Procon.

A reunião foi solicitada pelo secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin, e contou com a participação da vice-prefeita Aninha, vereadores, representantes da CDL do município e técnicos da Prefeitura. “O município já possui o local para o funcionamento do Procon e agora encaminha os procedimentos burocráticos para a implantação do serviço”, afirma Fachin.

Procon

O Procon é o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, com atuação em todo o país, orientando os consumidores sobre seus direitos e fiscalizando as relações de consumo. Ele funciona como auxiliar do Poder Judiciário na tentativa de solucionar previamente os conflitos.

Na prática ele ajuda tanto comerciantes como os cidadãos que compram no comércio. Com o Procon as pessoas garantem seus direitos na compra dos produtos, como na troca e garantia. Já os comerciantes terão uma diretriz para se basear, já que sem o Procon cada comércio “faz do seu jeito”.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Alô Cidadão: contramão

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Leitor do Cocal Comunitário enviou registro que fez no Bairro Cristo Rei. Em frente a uma empresas os veículos costuma estacionar na contramão, como demonstra a foto.

Alô Cidadão!
Vamos fazer o dever de casa nessas coisas mais simples!

domingo, 23 de junho de 2013

Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #39

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Unesc oferece mais de 500 vagas pelo Prouni

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os sul cocalense que fizeram o Enem em 2012 e querem ingressar no Ensino Superior ganharam uma nova possibilidade. A Unesc abriu 560 vagas, com bolsas de estudo integrais ou parciais, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). As inscrições encerram na terça-feira (25/6) no siteprouni.mec.gov.br. O Prouni é um programa do Ministério da Educação, que concede bolsas para estudantes economicamente carentes.

São concedidas bolsas integrais (100%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e parciais (50%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição, que é gratuita e feita exclusivamente pela internet. A Unesc oferece 560 vagas em 28 cursos: Administração, Administração – Habilitação em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado), Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Segurança no Trânsito, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Além de atender ao requisito da renda familiar, o candidato a uma das bolsas do Prouni precisa ter feito ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e obtido a nota mínima de 450 pontos estabelecida pelo MEC; ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou privada (neste caso, na condição de bolsista integral da própria escola) ou cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada.

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de Licenciatura não precisam atender aos requisitos da renda.

Mais informações: cpae@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2686 ou 3431-2619

Inscrições

sábado, 22 de junho de 2013

Povo vai à rua: Cocal fará manifestação na quinta e amanhã ocorre reunião para planejar ação

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os cidadãos de Cocal do Sul até agora vinham participando das manifestações populares em outras cidades. Pois na próxima semana está marcada uma na cidade e será na quinta-feira (27/6), às 18h30, na Praça Central do município.

Neste domingo (23/6) os manifestantes vão se reunir para organizar o movimento. O encontro será no Centro Comunitário do Jardim Itália, às 16 horas, e todos são convidados.

No Facebook foi criado um evento para mobilizar as pessoas, que em menos de 24 horas já tinha mais de 130 confirmados. Os interessados também podem trocar ideias no espaço.

O Cocal Comunitário vai acompanhar e ajudar na divulgação. É a hora do povo de Cocal ir às ruas e cobrar por questões nacionais, mas principalmente as locais.

“Diversas pessoas começaram a nos questionar do porque ainda não estávamos nos organizado. Na verdade o Abraça Cocal já tinha pensando no assunto, mas até então temíamos não receber apoio de outras entidades. Foi então que buscamos a apoio e hoje já contamos com o apoio da Coordenação do manifesto de Criciúma, do Siserp e de vereadores. Mesmo se tratando de uma manifestação apartidária é muito importante a presença do poder público, pois é através deles que muitas de nossas reinvindicações poderão ser atendidas. O intuito da manifestação é apoiar as manifestações nacionais e também reivindicar serviços ao nosso município, como mais segurança, atendimento 24hs em saúde e unidade do Procon, entre outras”, comentou um dos organizadores da manifestação.

Coopercocal realiza desligamento em vários bairros e localidades neste domingo

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção em vários bairros e localidades de Cocal do Sul e Urussanga neste domingo (21/6).

- 7 às 8h30: Alto Rio Molha, Rio Molha, Palmeira do Meio, Palmeira Alta e Morro da Palha.
- 7 às 11 horas: Jardim Itália, Linha Braço Cocal, Rio Perso, Brasilia, União, Horizonte, Monte Carlos, Alphaville, Angelo Guollo, Linha Espanhola 2 e Centro de Cocal do Sul.

Os desligamentos somente vão ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

Vila Nova vai ter sala para atender crianças de 1,5 a 2,5 anos de idade em período integral

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Está em fase de construção uma sala mista no Bairro Vila Nova que vai receber crianças de 1,5 a 2,5 anos de idade, em período integral. O ambiente vai funcionar anexo a Escola Municipal José Perucchi e garante que as crianças possam estudar mais próximas de suas residências. A iniciativa irá beneficiar aproximadamente 15 crianças da localidade.

Durante encontro da Terceira Idade, Caixa doa computadores

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Caixa Econômica Federal de Cocal do Sul trouxe uma boa notícia durante o encontro da terceira idade de Cocal do Sul nesta semana. Durante o evento o presidente da Caixa de Cocal, Lindomar Vicente, anunciou a doação de 10 computadores para a Associação dos Aposentados e Pensionistas, em atendimento ao projeto de inclusão digital. “A Associação fez o pedido e durante esses seis meses no município estamos atendendo essa solicitação que contribuirá com o desenvolvimento e aprendizado da informática na terceira idade”, afirmou Lindomar.

As pessoas interessadas em participar poderão já deixar o seu nome na sede da Associação ou entrar em contato pelo telefone 3447- 6724. “Uma iniciativa que irá contribuir com a saúde dos aposentados, principalmente na prevenção do Alzheimer. Acreditamos que nos próximos meses o projeto já esteja acontecendo na prática”, destacou a presidente da Associação, Maria Salete Teixeira Búrigo.

Terceira Idade

O encontro da terceira idade teve como foco prevenção e conhecimento. O evento realizado no Auditório do IMG e tratou sobre saúde, direito do consumidor e temas relacionados ao INSS, que foram abordados pelo médico psiquiatra Marcelo Bremm; presidente da ADECON, Gilberto Oening, e pelo advogado Jorge Alexandre Rodrigues.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vereadores e representante da Casa Manjedoura usam a Tribuna

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Usufruíram da tribuna na última sessão os vereadores Sidney Duarte de Oliveira (PSDB) e Angela Maria Mendes Anjo (PPS). Também fez uso o cidadão Agenor dos Santos, representando a Casa Manjedoura.

Agenor apresentou a Casa Manjedoura, uma casa de recuperação de dependentes químicos localizada hoje na Lagoa dos Esteves. Segundo o presidente da associação, ela existe desde 2001, mas funciona há dois anos e cinco meses. Dos 150 que passaram pela casa, 16 dependentes químicos completaram o tratamento. A dependência química não tem cura, segundo Agenor, e sim controle. A casa tem uma despesa de R$ 17 a R$ 18 mil por mês e se você deseja contribuir pode ser um associado doando a partir de R$ 10. Contatos podem ser na Casa Paroquia de Cocal do Sul. O Padre Eloir é secretario geral e diretor espiritual da Casa Manjedoura.

A presença do senhor Agenor se deu para notificar a criação de uma casa na cidade de Cocal, próximo a Gruta da Mãe Peregrina, em um terreno de seis hectares, que foram doados para a associação. A casa de Cocal tem previsão de estar pronta em outubro deste ano.

O vereador Sidney falou sobre o fechamento das farmácias no domingo, relatando que várias pessoas que são atendidas no pronto atendimento precisam se dirigir até Urussanga ou Criciúma para adquirir os remédios. Lembrou que uma das farmácias que possui farmacêutico se colocou a disposição a abrir aos domingos para atender a população.

A vereadora Angela, primeiramente, convocou o povo para ir às ruas com as manifestações por um Brasil melhor e lembrou que esteve no Bairro Uniao com a associação dos moradores escutando as reinvindicações daquela comunidade Também comentou que o loteamento Waldemar Burigo, próximo a Apae se encontra abandonado e os moradores cobram melhorias.

Recanto Feliz estimula alimentação saudável entre as crianças

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Pensando na alimentação saudável das crianças a Escola de Educação Infantil Recanto Feliz está desenvolvendo projetos que incluem aulas práticas de culinária e o cultivo da horta escolar, na qual o professor pode apresentar vários alimentos às crianças.

Nas aulas de culinária os professores ensinam receitas que envolvem alimentos saudáveis, em que as crianças podem provar vários pratos que eles mesmos prepararam, incentivando ainda mais a ingestão destes alimentos. Além de despertar o espírito de equipe nas crianças, a ação desperta sua curiosidade para provar alimentos novos. O mesmo ocorre com o cultivo da horta, em que as crianças acompanham o alimento desde a semente até chegar aos seus pratos.

Todo alimento oferecido nas escolas de Cocal visa estimular a criança a ter uma alimentação saudável. O cardápio é desenvolvido pela nutricionista Ana Paula e tem como objetivo proporcionar aos pequenos fontes de vitaminas, minerais e outros nutrientes indispensáveis para um bom desenvolvimento físico e metal. Os trabalhos também conta com a ajuda da merendeira Delvina de Fátima Mariot, a Nina.

Cocal debate a sua cultura

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Autoridades e representantes de associações e entidades de Cocal do Sul participaram ontem (20/6) do primeiro encontro para debater sobre a cultura da cidade. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, levantou e discutiu os eixos que serão estudados na Conferência Intermunicipal de Cultura, que será realizada em Criciúma, no dia 6 de julho.

“Nós estaremos até o dia 6 realizando outros encontros para formalizar as nossas propostas para apresentar durante a conferência. A cultura de Cocal caminha a passos lentos e desejamos um incentivo maior para podermos resgatar o nosso patrimônio e a nossa história”, afirmou a secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin.

Durante o encontro foram escolhidos os 10 delegados que irão representar Cocal na Conferência Intermunicipal de Cultura. Confira:

Raquel Romagna Quarezemin
Neide De Pellegrin
Henrique Bittecourt
Daniel Magagnin
Thais Albino Olivier
Valdecir Sangaletti
Cristina Correa
Elaine Correa
Gislaine De Fáveri Marcelino
Janaina Zaccaron

O tema da Conferência será “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Os eixos trabalhados são “Implementação do sistema nacional de cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais e cultura e desenvolvimento.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Sindicato dos Comerciários vai atender na CDL de Cocal a partir de julho

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A partir do mês de julho o Sindicato dos Comerciários de Criciúma e Região vai atender os trabalhadores todas as sextas-feiras, a partir das 14h30, na CDL de Cocal do Sul. No local será feito as homologações rescisórias, dando praticidade e agilidade aos trabalhadores de Cocal.

As homologações devem ser agendadas previamente, diretamente com o Sindicato, pelo telefone (48) 3433-3327, (falar com Michele). O serviço será oferecido aos associados da CDL.

CMG recebe Selo Escola Solidária 10 anos

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Reconhecer o voluntariado educativo nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Este é o objetivo do projeto Selo Escola Solidária 10 anos, que o CMG de Cocal do Sul recebeu por mais um ano do Instituto Faça Parte. “Esse é o reconhecimento dos trabalhos que o colégio desenvolve junto aos seus alunos e que possui importante contribuição na prática. O voluntariado educativo possibilita que alunos, professores, funcionários, pais e demais agentes se envolvam com a escola, vivenciando valores tais como solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar. Ele dá novos significados aos conteúdos curriculares e potencializa a formação de cidadãos envolvidos com a solução de problemas de suas realidades, sejam eles sociais, educacionais, de saúde, ambientais, entre outros”, afirmou o diretor do CMG, Vilmar Menegon Bristot.

O projeto identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades, reconhecendo neste ano 285 instituições que foram premiadas com os selos durante as cinco edições lançadas. O Selo Escola Solidária tem como parceiros o MEC, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, Unicef e OEI e acontece a cada dois anos.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa do CMG)

Prefeitura finaliza recuperação das estradas na zona rural e inicia na zona urbana

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Secretaria de Obras de Cocal do Sul finalizou esta semana a recuperação de cerca de 200 quilômetros das estradas vicinais na zona rural da cidade. A partir de segunda-feira (24) a Secretaria passará a realizar os trabalhos na área urbana da cidade.

“As benfeitorias vão garantir maior trafegabilidade e melhoria de acesso a vários locais no município. Foram mais de 40 dias de trabalho na área rural. Conseguimos ainda recuperar e reconstruir duas pontes. Uma na Linha Braço Cocal e outra no Rio Comprudente, ligando o município à SC-445, em Urussanga”, comentou o secretário de Obras, Élvio Scarpatto.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cutucadas #32

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

O presidente da Câmara, Volnei Da Silva (PSD), esclareceu que os vereadores sabem sim para onde vai o dinheiro que é aprovado naquela casa. Disse que o dinheiro do Badesc é para o Ângelo Guollo, Jardim Elizabeth e Área Industrial.

=====================================

Eleições da Cooperativa. Jailson Guollo é um provável candidato, mas creio que só será candidato se for chapa consenso representando a atual administração. Nilson Bortollato tem o nome na praça, mas também tem Lesio Rosso do PSDB. O PT pode concorrer com o nome do Luciano. Agora um nome que me foi dito esta semana é do presidente do CDL, Fernando De Fáveri, mas talvez o PMDB não esteja unido para dar apoio. Todos os nomes ainda são especulação, mas quem não chora não mama! Tem mais nomes na corrida...

=====================================

O povo na rua grita “nenhum partido nos representa” e os discursos das manifestações são “apartidárias”. Eu não acredito neste discurso de ser “apartidário”, pois vejam, na cooperativa, que é uma entidade “apartidária” é debatido via partido as alianças para diretoria. Vai entender né?

=====================================

Ainda sobre o discurso de “apartidarismo”. Existe um risco, um grupo nitidamente de direita e conservadora, representada por alguns partidos de oposição ao Governo Federal levantaram a bandeira de “impeachment” da presidenta. Isso é um absurdo, um golpe de estado, pois se o povo não esta contente com a Dilma, que ano que vem tire ele de forma democrática.

=====================================

Ainda sobre as manifestações. Coisa linda de ver o povo acordar! Mas não se esqueçam, nem todos dormiam, a Luta sempre esteve presente, exemplo disso é estes dois humildes representante do Cocal Comunitário, que sempre acreditaram na Luta e por isso criamos este site! Mas você que vai para rua, você sabe que o objetivo é a luta comunitária coletiva? Não só direitos individuais?

=====================================

Duas bonitas festas neste último final de semana, jantar do CDL e feijoada da APAE. Parabéns aos organizadores Parabéns aos participantes.



Sem ônibus para faculdades e universidade de Criciúma nesta quinta

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Devido a manifestação marcada para esta quinta-feira (20/6), em Criciúma, a Secretaria de Educação cancelou os ônibus que levam os estudantes até as faculdades, como Satc e Esucri, e Unesc. Em contato com a Secretaria, uma funcionária informou que o transporte continua normal para Urussanga e Tubarão, e que o cancelamento para Criciúma foi uma recomendação das próprias faculdades (informação não confirmada).

Uma estudante, que preferiu não se identificar, comentou: “Estou indignada, são disponibilizados cinco ônibus somente para a Unesc e todos veem cheios de estudantes e agora como fica? Bom já que ele cancelou, deve ser porque ele vai nos dar passagem de ônibus pago para todos os alunos né... ou ele vai nos levar para a aula e levar embora para a casa”.

Informações de outras cidades da região revelam que o transporte universitário continua normal nesta quinta para Criciúma, porém será utilizado uma rota alternativa.

A manifestação

Criciúma e região fará sua mobilização nesta quinta-feira (20/6). Serão dois pontos de concentração:
- Parque das Nações, às 18 horas. Passeata pela Avenida Centenário até a praça em frente à Igreja Assembleia de Deus.
- Em frente à praça da Igreja, aproximadamente às 18h40. Nesse ponto será ocupado a Avenida Centenário.

Epagri muda telefone

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Aos interessados, a Epagri de Cocal do Sul comunicou que está atendendo em um novo número de telefone. O contato a partir de agora deve ser feito pelo número (48) 3403-1096.

Fala Comunidade: rua abandonada

cocalcomunitario@gmail.com

O morador da Vila Nova Leandro Possamai enviou reclamação sobre o abandonado da sua rua ao Cocal Comunitário.

“Estou lhes enviando algumas fotos da Rua Abel Sartor (loteamento Jatobá) - Vila Nova, onde desde janeiro não são realizadas benfeitorias pela Prefeitura (roçada). O mato da foto é do acesso e área verde, de responsabilidade da Prefeitura, onde pode-se notar que o mato está tomando conta da rua.

Infelizmente a vingança política pelo fato da ex-candidato a vice-prefeito e outros membros da oposição do atual prefeito morarem neste local, acaba prejudicando o resto das famílias que não podem ser penalizadas por esse descaso proposital.

Se possível registrar no blog as fotos, como vocês sempre fizeram pedindo providência dos órgãos públicos, uma vez que a internet cada vez mais mostra a força do povo contra o descaso do governo”.

Registrado. Agora vamos esperar providências.

Veículo de sul cocalense tomba em Criciúma

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com
Foto: Vanessa Amando/Portal Engeplus

Um sul cocalense se envolveu em um acidente em Cricíúma na tarde de ontem (19/6). Como relata a jornalista Vanessa Amando, ao Portal Engeplus, um automóvel Fiat Uno, com placas de Cocal, tombou na Rua Santo Antônio, no Centro de Criciúma, por volta de 16h20. O acidente também envolveu um veículo Nissan March, com placas de Criciúma.

O motorista do Uno, M.S., comentou que reduzia a velocidade para estacionar, quando o Nissan colidiu com ele, sendo que no momento chovia. Com o impacto traseiro, o Fiat Uno tombou e ficou em cima da calçada, mas só causou danos materiais.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Opinião: Sempre sonhei com o povo na rua

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Fico tentando entender ainda tudo o que esta acontecendo. É muito recente e talvez algo que surge de forma inesperada, digo de forma esperada. Ver dezenas, milhares, milhões de jovens nas ruas é um lindo sonho.

É algo esperado, porque sempre sonhamos, talvez não aqueles que “acordaram hoje”, pois estavam “deitado eternamente em berço esplêndido”, e que perceberam que “Um Filho Teu Não (deve) Fugir dá Luta”, mas a verdade é que sempre tivemos gente lutando, de forma pequena, mas a luta sempre esteve presente sim...

Hoje fico feliz por ver vários amigos, que se colocam a protestar, muitos deles que sempre me taxaram de chato por falar de política, de movimentos sociais, de mudança, de Revolução, se animam com as Revoltas populares.

Não sei ainda qual a do nosso movimento de #PrimavaraBrasileira. Claro que estou animado, que vou para a rua, que quero que todos vão para ruas e reconheço que temos um “novo” jeito, forma, atitude, ação de fazer política. Reconheço que a esquerda (movimentos sociais) tradicional, que por mais de 20 anos tentou pautar as lutas sociais foram criminalizadas, esquecidas, zombadas e hoje estão sendo colocadas de lado. Acho que muita coisa deveria renovar na esquerda brasileira. Mas é preciso não esquecer as lutas históricas.

A esquerda, os “baderneiros”, os “revoltadinhos”, “os parados no tempo”. Este povo que sempre sonhou com o povo na rua, hoje vê o povo nas ruas de forma “autônoma”, pois a revolta de hoje, a dos R$ 0,20, não começou hoje, ela é bem mais velha que eu, que você que estamos nas ruas, sem lideres, sem cara, “anônimos”. E acho que a revolta é isso mesmo, povo na rua, gente gritando, luta... Acho que sonhávamos e tantos sonharam com o “dia que o povo fosse à rua” que as massas tomassem as rédeas do Brasil”. E isso está acontecendo. Entretanto, sinto um esquecimento e hostilização dos que sempre lutaram e defenderam um “outro mundo possível”. Falta ainda uma formação ideológica.

Mas, de tudo isso, penso, e talvez nem devesse estar pensando nisso, nem é um questionamento, é só umas ideias anárquicas ainda, pois tudo esta meio anárquico. Porém, nossa maior bandeira deveria ser o FIM DO CAPITALISMO. Sim, não quero sair nas ruas para reformar um capitalismo que jamais poderá melhor a vida! Saio às ruas pela UTOPIA que sempre tive e hoje posso falar sem sofrer “bullying Politico-ideológico”, que sou contra o capitalismo. Anti-sistema. Sim, sempre fui socialista!

Quero pautar as minhas lutas, dentre muitas já ai dadas que também defendo, vou falar do que estou sentindo falta, e que deveria estar nas pautas:
• Fim do sistema capitalista;
• O bem-viver como estilo de vida;
• Luta de classe, fim da burguesia (os trabalhadores assumindo o poder);
• Fim das injustiças sociais;
• Fim do empobrecimento do povo;
• Um novo paradigma civilizacional (baseado na ecologia);
• Fim das opressões de todas as formas;
• Fim dos latifúndios, pela reforma agraria;
• Educação libertadora;
• Fim da violência e do extermínio de jovens;

E tantas mais... Enfim um mundo novo! E por isso que irei para as ruas, gritar, sonhar, estar presente, pois acredito, e sempre acreditei.

Vamos sair às ruas... E gritar!
Sempre na esperança!

Legislativo: Projeto de Lei aprova aumento e benefícios aos servidores

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na vigésima terceira reunião dos edis de Cocal do Sul foi realizada em um clima amistoso, muito diferente da realidade do Brasil, com o povo na rua. A tribuna foi ocupada, digo usada, por dois vereadores e o representante da Casa Manjedoura (matéria sexta-feira).

Aprovaram o investimento nas câmeras de segurança na praça da matriz, que por sinal esta em processo de revitalização. O vereador Sidney Duarte de Oliveira (PSDB) disse que as câmeras ajudarão a evitar muitos assaltos e garantir a segurança. O vereador Volnei Da Silva (PSD) elogiou a vereadora Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), a Nega, que iniciou as reinvindicações por segurança. Logo estaremos todos vigiados, digo protegido, no Centro da cidade. Segundo o vereador Volnei a capacidade de captação de imagem tem alcance de até 700 metros.

Os vereadores com intenção de incentivar a matemática e para que todos aprendam a fazer cálculos, aprovaram por unanimidade a premiação da olimpíada de matemática. Os dois primeiros colocados ganharão um tablet cada.

O Projeto de Lei 44/2013 interessa a todos os servidores, mais um “aumentinho” no salário, no valor de 2,69% de reposição salarial e outros benefícios. Abono de R$ 133 de férias e R$ 240 de gratificação para os motoristas que ficam sobre aviso. Cesta básica para os servidores que recebem ate R$ 901. E bolsa graduação e pós-graduação para quem é servidor concursado. Não podem mais questionar, os vereadores só aprovaram por que o sindicato mandou uma carta aceitando.

Olha, já foram 44 projetos de leis e as indicações chegam a 42 indicações. Executivo e legislativo trabalhando.


Já que estamos falando em indicações, entraram duas indicações, uma da vereadora Nega e outra do vereador Agenor Benati Pedroso (PDT).

A vereadora Nega indicou que a Prefeitura arrume as entradas das propriedades rurais, quando a máquina passa arrumando as ruas arrumem as entradas das propriedades.

O vereador Pedroso, por sua vez, foi atrás de mais de 1.200 assinaturas para um abaixo assinado pedindo um batalhão do corpo de bombeiros em Cocal do Sul. Foi também falar com o deputado Sargento Soares. Parece que para este ano não dá mais, mas quem sabe ano que vem...

Paralisia infantil: vacinação encerra sexta

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite encerra nesta sexta-feira (21/6). Os pais que ainda não levaram seus filhos para receber a gotinha precisam procurar uma unidade de saúde.

Cocal do Sul vacinou até o momento 91% das crianças de seis meses até cinco anos contra a Poliomielite. Das 753 crianças, meta estipulada pelo Ministério da Saúde, 688 já receberam as gotinhas.

A poliomielite é contagiosa. Afeta principalmente o intestino e o sistema nervoso das crianças, podendo provocar a paralisia de um dos membros inferiores ou até mesmo matar. Este ano, 12 milhões de crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas em todo o País contra a doença.