segunda-feira, 19 de agosto de 2013

As calçadas de nossa cidade

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Acho que é importante refletirmos sobre as calçadas de nossa cidade. Não sou técnico no assunto, mas acho que deveria se ter um plano municipal para ter o mínimo de padrão. Eu sei que isso mexe no dinheiro dos cidadãos e isso ninguém quer, mas creio que é necessário que seja feito algo.

Pelo menos que se crie uma padronização na área central da cidade. É vergonhosa a situação das calcadas do Centro. Agora, com a reforma da praça, as calçadas da praça serão padronizadas, mas para quem circula em direção a Criciúma ou Urussanga é vergonhoso. Calçadas quebradas, desniveladas, com rampas, degraus e demais obstáculos.

Imagino a dificuldade de circular por estes espaços dos nossos portadores de necessidade especial ou até mesmo idosos.

Cidade boa é cidade planejada!

2 comentários:

  1. Rodrigo!
    Realmente existe legislações que regulamentam a acessibilidade em ambientes urbanos, a exemplo temos a LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, e o Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004, além de normas da NBR.
    Mas o problema ilustrado na imagem, calçada danificada pela natureza, este não é o maior problema, sou Engenheiro Eletricista e você não imagina a tristeza que sinto quando vejo a construção do novo ramal de ligação da COOPERCOCAL, aqueles postes gigantes que ficam localizados na rua principal do bairro Brasília e que vão em direção ao Bairro Cristo Rei.
    Bem... enquanto grandes concessionárias de energia como a CELESC ou COOPERALIANÇA se preocupam com a mobilidade urbana e estão adequando suas redes elétricas antigas ao padrão subterrâneo para liberar os espaços das calçadas a quem é de direito (pedestres) nós Cocalences construímos uma rede NOVA de forma antiga e ocupando as calçadas, em alguns lugares em Cocal tem que se andar desviando dos postes, imagina como é isso para um deficiente visual ou para um cadeirante....

    ResponderExcluir
  2. e a rua novo hanburg quando vai ser alajotada ?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.