quarta-feira, 2 de abril de 2014

Alunos do CMG aprendem a importância de ser doador de sangue

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Qual a importância de doar sangue de fazer o cadastro de doador de medula óssea? Foi para responder a esses questionamentos que os alunos do CMG receberam esta semana o Projeto Escola, do Hemosc de Criciúma. A palestra socioeducativa foi ministrada pela assistente social, Simoni Furlan Nandi, em busca de despertar a sensibilidade quanto a necessidade de doadores e acabar com o medo e preconceito da doação.

Por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.
Lembre-se:
• Sangue não se fabrica artificialmente;
• O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
• A quantidade doada é reposta rapidamente;
• Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
• A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
• O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.

(Fonte: hemosc.org.br/doacao-de-sangue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.