terça-feira, 1 de abril de 2014

Opinião: “Eu não mereço ser estuprada”

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Qual mulher merece ser Estuprada? Nenhuma é a resposta. É triste ver uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que mostrou que 42,7% da população alega que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e outros 22,4% parcialmente acreditam que também merecem. E 35,3% concordam totalmente que “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Isso é um quase “vamos estuprar aquela mulher por que ela esta sozinha e com um decote”.

Uma tremenda monstruosidade isso, muita gente ficou assustado, porém isso é reflexo de uma sociedade doente, uma sociedade marcada com a Cultura do Machismo. Meninas são preparadas para serem “mocinhas” enquanto meninos são preparados para serem “galanteadores”. Na adolescência, o menino tem que ficar com o número maior de menina. Ser “canalha” é tão bonitinho. Algumas mães até usam o discurso “segura suas vacas que meu boizinho tá solto”. Meninos na escola ou outros lugares quando tentam espiar, passar a mão, levantar a saia das meninas e são tratados de forma natural, pois é normal do “macho” esta sexualidade aflorada. As mães ensinam as meninas a se defender e preservar sua “pureza”, meninas não sentam de perna aberta, “filha, senta como mocinha”, quem nunca escutou?

Esta cultura machista ensina como as mulheres devem se comportar para não ser estupradas. E por que não ensinar os meninos que eles não têm o direito de tocar nas meninas sem autorização?

Quantas mulheres precisam atravessar a rua por que existe uma obra e ela vai receber cantadas chulas? Quantas mulheres passaram por situações constrangedora em baladas por serem agarradas a força?

Nós homens não temos o direito de tocar um dedo em uma mulher sem ela permitir. Roupas curtas não nos dá o direito de “violentar” uma mulher. Elas têm o direito de usar a roupa que lhe convém. Uma mulher sozinha não está pedindo para ser violentada. Nem toda mulher esta a fim de fazer sexo com você. Não temos o direito de classificar uma mulher de “safada” por que se sabe que ela saiu com dois ou três caras que você conhece. Mesmo que ela seja uma prostituta, você não tem o direito de forçar ela a fazer nada!

Cuidemos para que a “moral e os bons costumes” não se tornem geradores de abuso e opressão contra as mulheres. Eduquemos as crianças para respeitar. Eduquemos a sociedade para uma convivência sem machismo, sem abusos, e sem estupradores!

O Cocal Comunitário apoia a campanha “Eu não mereço ser estuprada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.