sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Polêmica do salário dos professores continua

por Rodrigo Szymanski

A controvérsia entre “Professores X Nilso Bortolatto” continua. O ex-prefeito Nilso, através do procurador do município, afirmou que o dinheiro do aumento dos professores estava depositado em uma conta. No parecer do arquivamento do processo contra Nilso, o procurador da república Darlan Airton Dias traz: “por fim, esclarece o prefeito que os valores a serem repassados a categoria encontram-se depositados em conta própria, apenas aguardando o lapso de tempo impeditivo previsto pela legislação. Pelo exposto, concluo que não foi apurada qualquer ilegalidade e determino o arquivamento deste inquérito civil”. O documento foi repassado por e-mail pelo procurador Rafael Colombo no dia 29 de outubro de 2012.

Muitos questionamentos sempre estiveram presentes sobre a suposta conta. Vários leitores do Cocal Comunitário perguntam pela conta. No dia 7 de janeiro o advogado concursado Rafael Colombo se pronunciou no Blog:

Anônimo (7 de janeiro de 2013 08:24): “...a conta referida é a conta do FUNDEB, basta solicitarem o extrato pra conferir se os valores estavam ou não depositados naquela, no decorrer do ano de 2012. Por fim, nao esqueçamos que a administração possui parecer do Ministério Público Federal que entende nao ser obrigatório o repasse dos 22.22% pleiteados, e que o cumprimento do valor do piso, tão somente, é o que tem a obrigação de se fazer. Grato e a disposição. Rafael Colombo.”

O Cocal Comunitário fez um pedido por email no dia 9 de novembro de 2012 ao procurador requerendo um extrato da conta. E não obteve-se resposta da procuradoria...

O mais estranho é que questionado sobre a conta o prefeito Ademir Magagnin disse: “se existe esta conta ainda não sabemos”. E foi complementado pelo secretário de Administração de Finanças, Clédio Fachin “se o dinheiro não foi usado voltou para o Governo Federal”.

Dinheiro “carimbado” que se não for gasto volta aos cofres do Governo Federal, será que a administração passada não sabia disso? Os professores não terão o aumento assinado pelo ex-prefeito Nilso para terminar a greve. Por que não se foi revelado que o dinheiro voltaria ao Governo Federal? O maior prejudicado é o professor!

O site Cocal Comunitário tem compromisso com a comunidade. Não tem como interesse prejudicar ou caluniar ninguém. Mas nosso compromisso com a verdade não pode ser firmada com meias verdades. Sempre questionamos o que era devido. Mas as meias verdades continuam, pois ainda não se sabe oficialmente como realmente terminará esta história, se o dinheiro está na conta e se os professores receberão os atrasados...

Um comentário:

  1. Engraçado, Cocal tem o salário de professor menor que Criciúma, mesmo assim Criciúma repassou os 22 por cento.Aqui para acabar com as dúvidas , basta fazer uma auditoria, simples.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.