segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Primeiro dia de creche é marcado pela adaptação e integração das crianças e pais

por Davi Carrer

Se para alguns pais é um alívio a reabertura das creches de Cocal do Sul, para outras (e até para estes do alívio), é um peso do coração deixar os seus pequenos na creche. Nesta segunda (14/1), o primeiro dia de aula nas creches de Cocal do Sul (Morada da Alegria e Helena Savi), foi marcado pela adaptação e integração, de pais e alunos. Apesar do ambiente atrativo e envolvente, muitas crianças estranham no início. Por esta razão, os pais ficarão nesta primeira semana de sobreaviso. As crianças que estiverem em férias com os pais poderão retornar até o dia 14 de fevereiro quando iniciam as aulas em toda a rede.

A mãe Cintia Aparecida de Mello Santos deixa o pequeno Éric, de menos de dois anos, na creche, pela primeira vez. Ela começa a trabalhar na próxima semana e aproveita para acompanhá-lo nesta nova experiência. “Quero conhecer os professores, a escola e ter a certeza de que ele ficará em boas mãos. Por enquanto ele está tranquilo e se adaptou bem. Fico bem feliz por isso”, comentou.

A mãe de Matheus também prefere acompanhá-lo de perto. “Apesar de ele estar no segundo ano e, teoricamente, estar acostumado, fico preocupada, pois os professores são novos, há mudança de sala de aula e ele pode estranhar. Contudo, a escola é ótima, ele adora e aprende muito”, afirmou Marilda de Medeiros Arseno.

“O objetivo nesse primeiro momento é receber as crianças bem, para que se sintam bem acolhidas. Nós vamos procurar fazer sempre o melhor pela criança. Esse é um período de adaptação e, apenas em último caso, os pais terão que nos ajudar. Além disso, para evitar que esse período se alongue além do necessário, professoras e colaboradores de apoio foram orientados a entreter as crianças com muitos jogos e brincadeiras coletivas”, destacou a diretora Janaina da Soler Magnus.

Vagas para as crianças

Os professores das creches também estão realizando a lista de espera por uma vaga na creche. Esta relação irá valer para a nova creche do município, no Bairro Jardim Itália, que em breve estará em funcionamento. O horário de atendimento das instituições de Ensino Infantil é das 6h30 às 18h30.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Um comentário:

  1. Muito legal a reabertura das creches...o que é ruim é que não tem vaga para todas as crianças do município.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.