segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Espaço Educação: Desvirtuando nossas referências

colaborador Juliano Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Há poucos dias morreu Mandela e duas coisas me levaram a escrever esse texto:
- alguns comentários nas redes sociais;
- um texto que li o qual dizia que a sociedade capitalista a qual vivemos modifica a imagem dele.

As duas coisas me vieram como evidência para corroborar minha hipótese. Que hipótese é essa?

Quem controla a sociedade, quando encontra pela frente alguém que questiona esse domínio, tenta matar essa pessoa e/ou descaracterizar sua luta.

Historicamente me veem alguns nomes e conversarei sobre três deles.

Jesus Cristo! Esse cara, mesmo que alguns não acreditem que seja filho de Deus, realmente existiu e hoje muitos cultuam uma imagem dele totalmente boazinha, dócil. Jesus claramente se opôs a lógica dominante da época. Quando, por exemplo, ensinou seus seguidores a rezar o conhecido “Pai Nosso”, uma das expressões usada é “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Ele não diz “o pão meu”, e nem dizia “daí pão para um ano inteiro”. Evidentemente essa postura vai contra a lógica de acumulação existente na época e a favor da partilha. Bom, ir contra a lógica o levou a morte.

Zumbi dos Palmares! Zumbi buscava um lugar que acolhesse a todos. Para ele não bastava estar livre, existia a necessidade de libertar a todos. Bom e o que fizeram com ele? Morte. A imagem de Zumbi não é tão descaracterizada graças a luta de muitos companheiros, mas ainda algumas pessoas ainda vivem com uma imagem de um negro que apenas buscou fugir.

E o Mandela? Que relação ele possui com esses dois exemplos anteriores? Ele não foi assassinado (pelo menos até onde sabemos. Afinal sempre devemos nos questionar). Mas a imagem que temos dele... A imagem que nos passam é muito dócil. De quem é o interesse que assim o seja? De quem?

E o que tem haver as postagens nas redes sociais com tudo isso? Muitas pessoas que claramente oprimem outros, que pregam uma lógica da competição como algo saudável postaram fotos com frases dele. Um amigo meu (e escritor desse meio de comunicação) até postou o seguinte:

“[...]são contra as Cotas raciais, Bolsa Família, direitos igualitários postando frases e fotos de #MANDELA
Vocês sabem quem foi e qual os princípios de Mandela?, (Rodrigo Szymanski)”

Claramente não sabem aquilo que ele realmente simboliza. E se tantos não percebem a mensagem clara de Mandela talvez tenha algo ou alguém com interesse nisso.

Viva a liberdade! Viva a luta por igualdade! Viva a partilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.