quinta-feira, 13 de março de 2014

Cutucadas #11.14

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Os bastidores políticos de Cocal estão a todo vapor. E a sessão da Câmara de Vereadores mostrou isso. Eleição da Coopercocal com três chapas...

=====================================

Na terça o vereador Volnei, da base do governo, fez um discurso inflamado. Pedia por informações sobre o Samae e o uso das máquinas. O vereador Henrique logo fez questão de pedir este demonstrativo dos últimos 10 anos do Samae e dos cinco últimos anos da garagem de máquina. Volnei foi presidente do Samae e a secretaria de Obras estava com o partido do vereador Henrique, como ele mesmo colocou.

=====================================

Volnei ainda fez uma critica que este site sempre levantou. Se a dívida deixada pela administração do último prefeito prejudicou tanto a Prefeitura, porque até hoje não saiu uma auditoria? Volnei não é oposição e nem situação, segundo ele, mas se mostra em uma tendência de ser muito mais oposição. Na verdade o vereador é o que mais faz críticas e cobrança na cidade, ruim isso? Creio que não.

=====================================

Além do vereador Volnei, que usa todo seu direito de criticar e cobrar, o vereador Edson Rosso, do PSDB, bate firme na administração. Cobrou porque não foi atendido seu pedido de um ônibus para um velório pela vice-prefeita. Questionou se o motivo era ele ser do PSDB. Segundo os vereadores, tem um ônibus para isso, mas o caminho então é o contato direto com a Prefeitura. Papel do vereador não é articular o ônibus e sim cobrar que se tenha caminhos de acesso em caso de necessidade do mesmo.

=====================================

Sobre a cooperativa, temos três chapas: “Belha”, Jailson Guollo e Ivanor Zanette. Creio que a briga grande será chapa 1 contra chapa 2. Os “coronéis” da política sul cocalense e urussanguensse se encontram no apoio nestas chapas. Porém não se pode anular a chapa 3. Creio que levara vários votos, pois tem pessoas das comunidades, e será a chapa do “protesto”, já vi gente falando isso.

=====================================

Nas eleições da cooperativa pesam muito as influências. E sem dúvida a questão financeira. Quem fiscaliza as eleições? A politicagem toma conta por um fator, todos os associados podem se manifestar, mas pelo jeito a maioria não está  nem ai...

=====================================

Não sou capaz hoje de apostar em uma chapa que venceria. Ano passado eu quase apostava que o presidente da CDL seria o presidente da Cooperativa. Não só eu, mas muita gente apostava. Mas o jogo da “política” reverteu o quadro. Hoje, tudo ainda pode acontecer.

=====================================

Sobre o aumento de 8,32% para os professores, é pouco, é muito pouco, é pouquíssimo... Para uma cidade que tem investimento de 54% de seu orçamento em folha de pagamento (fonte: vereadores). Só se fala que “sabemos que os professores ganham pouco”, “sabemos que Cocal tem um péssimo salário”, mas peitar uma briga para aumentar o salário, voltar as percas salariais ninguém banca isso!

=====================================

Estive na reunião do Natal Luz da CDL e acho uma grande oportunidade novamente para Cocal do Sul. É preciso ampliar a cultura em Cocal e isso não é só papel da CDL. Mas estamos iniciando bem, já temos uma CocalFest, um Natal Luz... Quem sabe poderia se pensar agora em um museu e um arquivo histórico da cidade.

Um comentário:

  1. nao foi falado pelos vereadores na sessão de terça, mas parece q o prefeito derrubou na justiça as emenda da lei do orçamento que foram botadas pelos vereador. se informe e traga pra nois as informações obroigado

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.