sexta-feira, 21 de março de 2014

Opinião do leitor: Água, criatura de Deus. Dona da vida

por Adilton Mazucco

"Onde há água há vida e presença viva de Deus"

Todos sabemos que no dia 22 de março comemoramos o dia mundial da água.

Dia da água deveria ser comemorado todos os dias. Pois, todos os dias, mais que uma vez, fazemos uso dela. Principalmente para "matar" nossa sede. Mas, por que será que muitas vezes lembramo-nos dela apenas nesta data? Pela sua importância, somos muito mal agradecidos em lembrar este Elemento poucas vezes na vida.

Somos sabedores que sem a presença deste ELEMENTO ÁGUA não há vida de qualquer espécie. Não importa quem somos, o que fazemos ou onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a nossa vida. É o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial, aos valores culturais, religiosos e sociais.

Lamentável é ver como ela está sendo usada e tratada. A força "demoníaca" do capitalismo selvagem colocou em perigo a qualidade e a quantidade de nossa água. E não é necessário comentarmos sobre Rio Tietê, Baia da Guanabara e outros. Observamos em nossa região o que fizeram e o que fazem as industrias, principalmente as mineradoras, inclusive aqui em Cocal do Sul. E qual é o resultado final? É sempre a água a ser vitimada. Vemos também o setor agrícola, no uso excessivo e abusivo de agrotóxicos que tem seu destino final os rios e as nascentes.

Quem poderia ser responsável em coibir esta agressão lava as mãos e finge não ver, por defender um emprego, um cabo eleitoral ou até mesmo por votos e por aí vai.

É hora de participarmos mais e agir rapidamente antes que a água saia de seu leito e inunde nosso ser em forma de epidemias, pandemias...

Nós queremos água é para a vida. Vida da gente, dos animais, dos vegetais e para ornamentar a criação de Deus. Vamos juntos defender a vida em defesa da água. Vale a pena lutar em defesa da água

Segue um trecho da música REQUIÉM POR UM PLANETA, de Roberto Malvezzi – Gogó:

“Quando as florestas sumirem e o verde então for apenas mais uma memória.
Quando o olhar das crianças for triste, for longo, perdido e sem rumo na história.
Lembrarás, chorarás por mim, por ti, por nós.
Quando os rios secarem e a água for rara, for cara e motivo de guerra.
Nem todas as lágrimas juntas serão o consolo dos filhos órfãos da Terra.
Lembrarás, chorarás por mim, por ti, por nós”.

* este artigo é de inteira responsabilidade do assinante, não tendo o site responsabilidade sobre o conteúdo. O texto está na íntegra e não sofreu alterações, conforme o leitor enviou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.