segunda-feira, 31 de março de 2014

Espaço Educação: Naturalização do atraso

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Nesse final de semana fui a um show e gostaria de partilhar um pouco dessa experiência e até amadurecê-la um pouco. Gostei do local e da música, entretanto me senti muito desrespeitado quando ao horário de início. Quando combinávamos a ida, umas das pessoas que foram junto comigo sugeriu "Vamos sair um pouco depois das 22h..." e eu prontamente disse que não tinha sentido, pois se o show estava marcada para as 22h00min logicamente tínhamos que chegar antes para aproveitar ao máximo.

Ao chegarmos no local (as 22h em ponto) vimos poucas pessoas no ambiente. Será que venderam poucos ingressos? Que nada, perto das 00h a casa estava lotada com pessoas que compraram seus ingressos antecipadamente. Será que tantas pessoas se atrasaram assim? Ou será que já naturalizaram o atraso?

Minha hipótese é a da naturalização do atraso neste tipo de evento. Quando encontrei com outros amigos e comentei que cheguei as 22h muitos disseram "Você está louco...".

Existe loucura em acreditar no horário anunciado pela casa? Penso que não.

O problema se estende a outros espaços que convivemos como, por exemplo, os consultórios médicos. Nunca esqueço de quando era pequeno e minha mãe me levava a um Oftalmologista, nós íamos no início da tarde e só saíamos no início da noite (era preciso levar comida devido ao tempo de espera). Confesso que hoje isso melhorou muito, nos últimos médicos que fui todos agendaram os pacientes com uma folga de tempo razoável e quando teve atraso um deles se desculpou e explicou o motivo da espera. Poderíamos listar várias outras situações de naturalização do atraso, como as formaturas, casamentos, entre outros. E isso é um grande problema. Sim, problema! Se aceitamos isso com tranquilidade estamos explicitamente aceitando o desrespeito.

Se na escola fizermos uma reunião com os pais, e não respeitarmos o horário marcado, somos cobrados pelos pais (e com toda a razão).

Vou até sugerir que imaginemos uma situação mais grave, que poderia ter ocorrido com relação ao show. Supomos que eu trabalhasse de madrugada (com início as 04h00min) e ao verificar a existência do show calculasse a possibilidade de ida devido ao tempo que teria para depois do show passar em casa, tomar um banho, comer e ir trabalhar. Bom, com um atraso de 2h esse plano seria comprometido.

Friso novamente que essa atitude é desrespeitosa! Devemos parar de achar isso normal e cobrar para que isso não ocorra mais (ou até deixar de frequentar tais espaços). E para aqueles que chegam sempre tarde, pois já imaginam o atraso é preciso mudar de atitude e respeitar também o horário marcado.

PS: Pior é que durante o evento ninguém pediu desculpas pelo atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.