segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Espaço Educação: Só de boa!

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Quem nunca foi surpreendido descansando, relaxando e alguém chega e pronuncia expressões do tipo: "Só de boa!", "Vidinha boa hem!", "Eu queria ter essa Vida!", "Só na vadiagem"...

É nítida a lógica de que ficar parado não é permitido... Essa necessidade de estarmos continuamente em movimento, continuamente produzindo não surge à toa. É fruto da sociedade em que vivemos e, que por assim dizer, ajudamos a construir.

Isso mesmo, ajudamos a construir! Seja pronunciando expressões desse tipo, seja nos negando a "parar". É simples perceber essa lógica que nos permeia, basta olharmos para nossas vidas. Quem coloca na sua rotina o descanso? Não estou falando de dormir apenas, digo, quem coloca em sua rotina a dita "vadiagem". Sim isso mesmo, quem separa tempo para não fazer "nada", ficar à "toa"?

Hoje percebo melhor a necessidade de algo em que lia enquanto fazia minha graduação, quando alguns textos traziam referência ao "ócio criativo". Já ouviram esta expressão?

Ócio relembra descanso, repouso... Quem nunca teve uma ideia genial enquanto repousava? Ócio criativo seria esse momento de repouso junto ao trabalho, algo que ajudaria até no próprio trabalho, pois acrescentaria novas ideias.

Nossa sociedade precisa de ideias pensadas na "vadiagem" e não em reuniões. Não nego a importância das reuniões, do trabalho. Apenas elevo a importância da "vadiagem".

E como é pensado essa "vadiagem" nas escolas?

Aí é que está um dos problemas de nossas escolas: Quando se tem algo planejado para "vadiagem", logo é preenchido com aulas e mais aulas.

Precisamos planejar a "Vadiagem", planejar momentos de pausa! Somos frutos daquilo que vivenciamos e por tanto, se nossas escolas, se nossas famílias, se nossa sociedade não valoriza o "ócio", nós também tendemos a não valorizá-lo.

Precisamos de escolas que saibam parar, que saibam ensinar a parar, a "vadiar"... Por isso não podemos ceder a lógica dominante.

Seja parando para jogos escolares... Para Feiras... Para palestras... Para conversar... É preciso planejar em nossas escolas tempo para o "Ócio criativo", tempo para "Vadiar"!

A "parada" é uma necessidade humana e precisa ser ensinada com a prática.

PS.: Em uma sociedade em que o dinheiro é sinônimo de pertença, as pessoas o buscam tanto que tendem a esquecer de si mesmas. Esquecemos que nosso corpo e mente precisam relaxar. Trabalhemos menos para que o exemplo seja seguido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.