quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Opinião: A Consciência Negra e a nossa origem

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Neste dia 20 de novembro comemoramos, ou melhor, deveríamos comemorar o Dia da Consciência Negra, ou o Dia de Zumbi de Palmares. Em várias cidades esta data se tornou feriado, porém em nome “da produtividade”, as entidades empresariais derrubaram está data como feriado. O fato é que o Brasil é ainda um país racista, com uma história trágica de mais de 300 anos de escravidão e mais de 4 milhões de negros vindos de todo continente Africano. Cabe ressaltar que a África não é um país, mas sim um continente com mais de 50 países.

Nossa história é marcada pela pele negra e os cabelos pixaim, de uma cultura que mudou o Brasil com seus braços fortes e guerreiros. Nossa cultura é negra por excelência, o samba, o axé, o funk, a feijoada, o gingado, a religião de matrizes afros, a alegria e o colorido. Das senzalas para as novas senzalas urbanas as “periferias”, formamos novos bolsões de exclusão.

É possível ver discursos de brancos dizendo que não existe mais racismo. Mas aí olhamos os dados e percebemos se isto é mesmo verdade. Segundo matéria do Jornal Brasil de Fato: “estudo da UFRJ demonstra que na garantia dos direitos humanos, a desigualdade racial persiste. Enquanto os brancos têm uma média de oito anos de estudo, os negros têm 6,3 anos. Enquanto foram assassinados 30 mil brancos em 2008, o número de negros foi 60 mil. Dos moradores de favelas, 66% são negros. Enquanto a média de salário de uma negra é de R$ 430, de uma branca é de R$ 790”. Dados que não mentem, não são invenções, são dados reais e visíveis a olhos nus.

Como superar o racismo e a igualdade racial? Já que mais de 50% da população brasileira é tida como negra? Racismo nasce em casa, na escola, no trabalho, na rua... Cada um é responsável pelo fim do racismo... Em nossas veias corre sangue africano, negro, sangue da herança de Zumbi dos Palmares.

Um comentário:

  1. Uma pergunta que não quer calar "Qual a culpa de um pobre nascer Branco?" Que dizer se ele nascesse preto ele teria direito a uma bolsa de estudo? O preconceito esta não só raça negra e sim na população, que teria que tratar todos por igual, tanto mulato, negro, branco, índio, e não a uma única raça. Somos irmãos perante ao nosso Pai DEUS. A lei deveria ser revista, e tratar todos como igual e não uma só raça. Sei que a raça negra sofreu muito no passado, mas devemos acabar com o preconceito através de leis iguais a todos. A lei deve ser trata não ao negro e sim ao "pobre", pobre coitado que trabalha para sustentar a família e pagar o devidos impostos cobrados pelo governo a qual não tem retorno, isso sim deve ser mudado.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.