terça-feira, 24 de junho de 2014

Espaço Cultura: Review final de temporada – Game of Thrones

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

A quarta temporada de Game of Thrones chegou ao fim com números excelentes, recordes de audiência sendo quebrados, patrocinadores investindo fortunas na série e tendo o penúltimo episódio como um dos mais caros da TV. Game of Thrones com toda certeza termina no auge.

Tivemos mais uma temporada excelente, a HBO consegue manter o nível da série entre os melhores e isso se deve muito pelos extraordinários David Benioff e D.B. Weiss, roteiristas responsáveis por adaptar os livros.

Vou começar falando pela melhor surpresa nessa temporada. Alguns personagens novos apareceram e Oberyn Martell (Pedro Pascal) foi o melhor entre todos. Responsável por alguns dos melhores momentos, a Víbora Vermelha veio para ser amada, buscando vingança pelo assassinado de sua Irmã, o príncipe de Dorne gritava aos quatro ventos seu ódio perante aos Lannister. Seus diálogos eram cheios de paixão e ódio, e foram alguns dos melhores da temporada. Destaque para o encontro dele com Tyrion quando ele revela que será seu campeão, toda a construção da cena é um espetáculo. Outro destaque foi sua luta com a Montanha, a tão esperada luta que definiria o destino do Tyrion. Luta essa muito esperada, um confronto super aguardado e talvez por isso um pouco decepcionante pra mim.

Com muitos cortes, a luta não se mostrou bem coreografada. Em Víbora Vermelha X Montanha, tínhamos tudo pronto para ter uma luta épica e apesar do final de explodir cabeças não tivemos uma luta no nível da expectativa. Talvez aqui eu precise explicar coreografia de luta para essa parte fazer sentido, então segue uma breve explicação. Teoricamente e de uma maneira bem leiga, quanto maior o tempo da cena sem corte melhor a coreografia. Muitos cortes significam muitas filmagens e eles são usados geralmente para esconder os rostos dos atores e ocultar os dublês, esse mérito ou demérito fica na conta do diretor do episódio. 

Agora voltando a análise, tivemos uma excelente cena de batalha, coreografada no nono episódio. Quando os selvagens invadem a muralha, vemos a câmera passeando por Castelo Negro e mostrando as diversas lutas que acontecem simultaneamente, destaque para John Snow, que finalmente está mostrando o caminho que vai seguir. Esse sendo um dos melhores episódios da temporada, junto com o julgamento do Tyrion, em que assistimos Peter Dinklage dando mais um show. Um fato é, se a temporada foi excelente isso se deve por esse ator. Sua cara de decepção e ódio quando traído por sua amada Shae foram responsáveis por, talvez, o melhor diálogo da série.

Não vou ficar soltando spoiler nem analisando todos os episódios então segue uma breve análise geral: Tywin, Cersei, Daenerys, Stannis, cumprem todos bem seus papéis. O jogo do trono está longe de acabar e todos amadurecem em sua jornada. Margaryen é realmente uma caça trono, sua avó é esperta e sem escrúpulos. Varys mostra de que lado está nessa disputa, Mindinho retorna, percebemos claramente quem é ele nessa e história e ele se mostra super importante para o crescimento da Sansa (finalmente). Arya continua excelente, tem um dos futuros mais promissores na história e desenvolve uma excelente relação com o Cão de Caça (Sandor Clegane). Jaime tem uma mudança em seu personagem, que apesar do polêmico estupro, ele se mostra muito mais humano.

Essa temporada eleva Game of Thrones a um nível muito alto. Todos os elogios são merecidos, Game of Thrones é a série mais popular atualmente, mas apesar disso Game of Thrones não está entre o meu top três, alguns deslizes no desenvolver de personagens e furos de roteiros não podem ser ignorados. Sabendo disso, fica a indicação máxima, assista Game of Thrones com urgência. Você não irá se arrepender.

Uma curiosidade, baseando o tempo entre o lançamento de um livro e outro, com a série indo para a quinta temporada já para o ano que vem e como o sexto livro ainda não foi lançado, poderemos ver o grande final da história primeiro na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.