quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cutucadas #39.14

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Não poderia ser diferente. O que rolou nesta semana foram as eleições e suas análises. Sem dúvida o assunto mais importante para o futuro do Brasil.

=====================================

# Votação em Cocal

A diferença dos votos obtidos para presidente já eram esperados. Aécio Neves e o PSDB têm forte influencia no pensamento do cidadão de Cocal, talvez a diferença foi maior que o esperado, mas acho que era previsto.

=====================================

# Marina Silva e a mudança de ideia do Povo

Mariana Silva tanto mudou de ideia que por fim o povo mudou de ideia em votar nela. Era previsto a muito tempo esta mudança com a queda constante nas pesquisas. Marina não representa a nova política e muito menos alternativa. Marina foi o mais do mesmo.

=====================================

# Dilma e a reeleição

O PT terá que penar, correr atrás, apesar de que a vantagem ainda é maior de Dilma. Este segundo turno será uma briga para a reeleição e o peso dos votos será definido no nordeste e norte do País. E a corrida por mais votos já começou.

=====================================

# Partidos aliados, mas não aliados

Dilma perdeu no sul por um motivo. O pensamento conservador. Mas mais que isso, a traição das lideranças políticas dos partidos aliados. O presidente do PP de Cocal fazia campanha para Aécio Neves. O PMDB, que tem o vice-presidente, não fez campanha. O PDT se mostrou ausente, mesmo que o Ministro do Trabalho é do PDT e é da região. Apesar do voto ser individual, falta uma Reforma Política. As instituições dos partidos estão falidas e servem apenas para os interesses individuais.

=====================================

# Prefeito e o Governo Federal

A maior parcela dos recursos dos milionários de investimentos em Cocal veio do Governo Federal. Creio que a campanha anti-Dilma de pessoas ligadas à prefeitura mostra que o PT governou para todos. No tempo do PSDB dizem os “buscadores” de recurso que somente quem era da base do governo tirava sua graninha. A verdade deve ser dita!

=====================================

# Governador eleito para a não alegria dos professores

Como previsto, o governador foi eleito, terá agora mais quatro anos para buscar seu título de cidadão sul cocalense. Provável que não virá. Em plena crise de segurança, em que o crime organizado é mais forte que o estado, Colombo foi reeleito no primeiro turno. Primeiro governador a conseguir esta façanha. Esperamos que o governo mude de postura e valorize o professor, a educação e os hospitais, que ele disse que fez e não fez...

=====================================

# Deputados

O deputado com maior votação em Cocal para deputado estadual não se reelegeu. Ficou de fora. Já sua aliada a federal garantiu uma vaga. Como previsto, Rodrigo Minotto, do PDT, fez boa votação juntamente com o progressista Comim.

=====================================

# Partidos fortes

O PSDB, sem dúvida, é o partido mais influente de Cocal e se prepara para as próximas eleições. O prefeito Ademir corre risco de reeleição. Outro partido que desponta em Cocal é o PDT, que fez votação expressiva e deve estar na disputa pela prefeitura. O PC do B, mesmo que pequeno, cresceu bastante e trabalha para eleger um vereador nas próximas eleições.

=====================================

# Partidos caindo

PMDB em queda ainda, cada vez mais fragmentado e perdendo espaço. Baixa votação de seus candidatos. Não se assuste se nas próximas eleições o PMDB ficar sem uma cadeira no Legislativo. O PT também teve queda significativa na cidade, fez pouquíssimos votos referentes a últimas eleições e precisa dar um UP ou continuará de fora dos grandes no município.

=====================================

# Quem vai vencer o segundo turno?

Sem duvida, o ódio vencera!

=====================================

# Bonito debate 

Domingo rolou um debate das 17 às 21h30 na Rádio Cocal. Foi bonito o espaço com várias lideranças. As convergências de ideias não impediram de se chegar a analises interessantes e democráticas.

=====================================

# Vale-voto

E nem nas eleições para presidente os vales-voto, ou compra de voto e boca de urna foi isento. Rolou grana, rolou vale, rolou pressão, rolou ir buscar “famílias para votar”.

=====================================

# Congresso mais conservador desde 1964

O Brasil perdeu nestas eleições muita oportunidade de avanços. Elegeu um congresso conservador, ligado a grandes empresários, ruralistas, homofóbicos, evangélicos fundamentalista, bancada da bala, milicianos... Vamos sofrer com isso, os Direitos Humanos cada vez mais em risco! Lamentável!

3 comentários:

  1. O ódio vencerá... E saber que muito desse ódio vem de pessoas que vivem dentro das igrejas, católicas, evangélicas. Ando com vergonha de dizer que sou católica com alguns testemunhos desses. Talvez seja melhor dizer que sou ateu. Os ateu são mais humano.
    Derruba-se as cercas, mas outros cercos se levantam....

    ResponderExcluir
  2. Cadê o povo das ruas????? Cadê a juventude revoltada????
    Como assim, elegeram o congresso mais conservador desde a época da Ditadura militar??? Era isso que eles queriam.....Não entendi.
    Bem que eu desconfiava que aqueles movimentos eram de cunho conservador....
    Pena que muitos que queriam mudança de fato entraram nesse barco furado e deixaram escapar a maior oportunidade de fazer uma Reforma Política de verdade com um simples clic na urna.
    Agora, esperar o que desse Congresso????

    ResponderExcluir
  3. Não entendi essa do "Admir corre risco reeleição".
    O correto é "Ademir"

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.