terça-feira, 14 de outubro de 2014

Espaço Cultura: Qual seu primeiro filme no cinema??

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Nesse final de semana assisti Troia pela 123213 vez, aproximadamente. Lembrei que esse foi o primeiro filme que assisti no cinema. Ele foi lançado em 2004, nos EUA, e eu assisti em 2005 com uma turma do Ensino Médio. Minha professora de história tentou fazer algo diferente para os alunos e levou a turma inteira para assistir o filme. História e Troia, tudo fazia sentido.

Nasci em uma família muito humilde, não éramos pobres, mas não tínhamos dinheiro para ir no cinema. Então só pude ir no Ensino Médio com a escola e lembro das sensações que tive ao assistir o filme. Foi paixão a primeira vista. A tela grande, o som incrível do cinema, o clima dentro da sala, todos torcendo nas cenas de ação, tudo incrível. Eu já gostava muito de assistir filmes, sessão da tarde era meu programa preferido, mas ir ao cinema foi algo completamente novo. É um mundo novo, uma imersão completamente diferente de assistir o filme em casa.

O filme ganha mais cor, as atuações ficam mais palpáveis, o som te transporta para dentro da cena, o plano de fundo te passa sensações que em casa, na TV pequena, seria impossível. Ah, você pode ter uma TV de 42 polegadas hoje né, com cores vivas e um sistema de som potente, mas acredite, não chega perto da experiência de ir ao cinema. Porque cinema é isso, é uma experiência e no fim das contas, o que mais nos marcam são as experiências. Claro que eu gosto do filme, Troia é um filme legal, mas o que me marcou não foi o filme, mas sim a experiência inesquecível que eu tive.

Levem seus filhos, suas esposas, convidem seus amigos ou então vão sozinhos, não importa, amanhã é quarta-feira, dia de promoção no cinema - aproveitem. Que filme assistir?? Tanto faz, dessa vez não escolha o filme, não vá assistir um filme, vá ao cinema, escolha qualquer filme, tente perceber a diferença do clima, como tudo na sala de cinema é diferente, como o universo cinematográfico pode te levar a qualquer lugar... E aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.