sábado, 25 de outubro de 2014

CMG traz novidades em sua Jornada de Iniciação Científica

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O Colégio Maximiliano Gaidzinski será uma oportunidade de busca pelo conhecimento nas áreas da construção civil, cerâmica, eletromecânica e ensino médio na próxima semana. Nos dias 30 e 31 de outubro, a Instituição realiza a Jornada de Iniciação Científica, que irá integrar a 17ª SITC (Semana de Iniciação Tecnológica Científica), o 3º M²AGIC (Mostra Maximiliano Gaidzinski de Iniciação Científica e o 1º Workshop sobre Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575).

Este ano uma novidade irá reunir estudantes, engenheiros, arquitetos e especialistas para o 1º Workshop que abordará normas e tendências para a construção civil, bem como, as mudanças que geraram uma verdadeira revolução conceitual na indústria da construção e ainda confunde muitas empresas e profissionais do ramo. Os temas serão abordados por profissionais renomados no mercado e universidades em nível de Brasil.

O evento irá apresentar ainda os projetos de iniciação científica nas áreas técnicas em cerâmica, eletromecânica e ensino médio por meio de 39 trabalhos de pesquisa que serão expostos em pôster e trarão resultados surpreendentes para a prática nas empresas, por exemplo. Os trabalhos envolvem temas como a sustentabilidade com o estudo da geração de energia através do sol e do evento, o reaproveitamento de resíduos cerâmicos e também assuntos relacionados com o dia a dia, como história, produção e os benefícios do vinho e a educação financeira familiar, dentre outros. Todos os trabalhos serão avaliados por profissionais da área.

Além das apresentações em pôster, o evento será encerrado com a palestra show, com o empresário e músico Geraldo Fornasa. Segundo o Diretor do CMG, Vilmar Menegon Bristot a Jornada ganhará grandes proporções neste ano e já é reconhecida em nível estadual. Além disso, ela acontecerá em clima de comemoração aos 35 anos de história do CMG. “Nosso evento esta sendo realizado em parceria com a Fapesc, Anfacer, além do apoio da Eliane Revestimentos Cerâmicos, Alianda Pisos e Azulejos, Centro Cerâmico do Brasil e Editora Saraiva. Em um novo local, amplo e moderno iremos concentrar conhecimento e aprimoramento de temas, processos e das propriedades finais do produto. Nosso objetivo é potencialiar o aprendizado do aluno e oferecer soluções ou melhor entendimento nas diferentes áreas de pesquisa”, ressalta.

A Jornada será realizada no Salão de Festas da Igreja Matriz de Cocal do Sul. Confira a programação completa:



30/10 – Quinta-feira
13h30: Abertura do Evento
Palestra 1: Prof. Dra. Elvira Viveiros (UFSC/SC) – Desempenho acústico de placas cerâmicas para revestimentos no isolamento do ruído de impacto de sistemas de pisos e no isolamento aéreo do sistema de vedações verticais.
Palestra 2: Prof. Dr. Bernardo F. Tutikian – Unisinos/RS – Durabilidade do sistema estrutural (vida útil) para fins estruturais básicos e estéticos de acabamento.
16h. Coffee break e visitação aos trabalhos dos alunos
17h: Palestra 3: Dra. Ana Paula M. Menegazzo – CCB – Requisitos de desempenho dos sistemas com revestimento de placas cerâmicas ABNT NBR 15575 – partes 1, 3 e 4.
Palestra 4: prof. Dr. Deivis Luis Marinoski – UFSC/SC – Desempenho térmico de sistemas de edificações habitacionais conforme a ABNT NBR 15575.
19h: Visitação aos estandes dos trabalhos dos alunos
21h30: Encerramento das atividades

31/10 – Sexta-feira
9h: Visitação aos estandes dos trabalhos dos alunos
15h30: Palestra show com Geraldo Fornasa
17h: Encerramento das atividades

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.