segunda-feira, 30 de junho de 2014

Espaço Educação: O consumo do exagero

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

No dia 22 de junho fui em um rodízio de massas e no dia seguinte, ao acordar, ainda estava desconfortável devido a quantidade exagerada de comida que ingeri. Poderíamos dizer que existe a opção de não comer tanto e eu não estaria passando mal nesse momento. Será? Isto é o que pretendo refletir hoje com vocês.

Quando vamos a um mercado e é mais barato comprar um refrigerante de 2 litros do que de 1 litro, o motivo desse "barateamento" não é simplesmente porque a empresa vai vender mais nesse momento e com isso diminuir o custo. Quanto mais consumimos, mais vontade temos de consumir, essa é a estratégia central usada. Por exemplo, eu mesmo tive um período que evitava beber determinado refrigerante. Mas aos poucos por determinados motivos, que não cabem aqui, comecei a ingeri-lo, e aos poucos a quantidade que eu bebia foi aumentando. Hoje sinto necessidade desta bebida, me faz falta.

E esse pensamento não se aplica apenas aos refrigerantes, podemos ampliá-lo para todos os setores de consumo. Como é o caso dos rodízios. Podemos aplicar também essa mesma lógica aos produtos eletroeletrônicos. Por exemplo, quando você compra um celular e ele possui determinadas funções isso cria a necessidade de um outro celular com mais funções além das que você já possui. Não significa que você necessita para viver, não significa que será realmente útil, mas é de conhecimento de quem vende que o consumo incentiva a mais consumo. A "necessidade" aparece e você encontra várias justificativas para comprá-lo.

Mas para vivermos plenamente necessitamos é de menos consumo. Quando exageramos na comida ou em outros produtos estamos vivendo menos e com menos qualidade. Se comemos demais todos sabemos dos riscos. E para comer mais, para comprar mais, precisamos de mais dinheiro. Logo precisamos trabalhar mais. E quanto mais trabalho menos tempo para lazer, descanso, exercícios... Por isso penso que é um grande desafio para todos nós ir contra esse consumo exagerado.

Respondendo a pergunta inicial do texto, existe sim a opção de comermos menos, entretanto fazer isso é ir contra o próprio sistema. Não é a toa que os índices de obesidade aumentam, inclusive nos países que mais incentivam o consumo.

Acompanhem a imagem abaixo e tirem suas conclusões. Nela os níveis de obesidade são maiores nas regiões vermelhas, seguidas pelas cores marrom, laranja e verde.


Consumir menos é poluir menos, trabalhar menos, produzir menos e com isso curtir mais, descansar mais, ler mais, estudar mais, rezar mais, se exercitar mais, rir mais, viver mais e permitir futuras gerações viver melhor (a própria ciência diz que aquilo que fazemos com nosso corpo neste momento vai interferir na vida de nossas futuras gerações, fico pensando que daqui a pouco as crianças vão nascer já com diabetes, colesterol alto, depressão, estressados...).

Um bom consumo para você!

Fala Comunidade: Indignação com o trânsito

cocalcomunitario@gmail.com

A leitora  Denise Leopoldo mandou um texto de indignação com uma situação vivida no trânsito de Cocal do Sul. Vale a pena ler até o final.

"Sei que é fato, em nosso município carros estacionados em cima de calçada, contra mão e nada é feito.

Mas o que me deixou indignada hoje (25/6), no final da tarde, foi encontrar o caminhão de lixo contra mão numa rua no Jardim Itália, perto do ginásio de esporte de mão única. Eu estando certa na minha mão tive que jogar o carro para o acostamento. Fica a pergunta e se fosse o inverso, eu levaria multa?

Lembro que há pouco tempo os moradores dessa rua queriam o reparo da rua e a abertura da mão dupla. Mas somente o reparo da rua foi feito, então já que foi feito só o reparo vamos obedecer as normas.

Cabe à sociedade a cobrança da ética e da transparência no trato das questões relativas ao trânsito, exigindo-se o cumprimento irrestrito da legislação de trânsito por todos os usuários das vias públicas.

Um dos princípios do Código de Trânsito Brasileiro consiste na sua aplicabilidade a qualquer veículo, conforme determina o seu artigo 3º, o que inclui, logicamente, os veículos prestadores de serviços públicos, os quais devem obedecer aos preceitos estabelecidos para os veículos em geral e, caso cometam infrações de trânsito, estarão sujeitos às mesmas consequências legais que estes.


Prova maior de que tais veículos podem perfeitamente ser multados, como qualquer outro, é que o legislador chegou a prever, no artigo 222 do CTB, uma infração de trânsito específica, por exemplo, aos veículos de emergência.


No artigo 29 do CTB, é possível destacarmos dois grupos de veículos, com características especiais.
O inciso VII estabelece a prioridade de trânsito, livre circulação, estacionamento e parada, em situações de urgência (e devidamente identificados) aos veículos “de emergência”, que são justamente aqueles mencionados na infração do artigo 222, acima transcrito.

O inciso VIII, por sua vez, prevê a prerrogativa de livre estacionamento e parada, no local de prestação de serviço (e devidamente identificados) aos veículos prestadores de serviços de utilidade pública, os quais são indicados taxativamente pelo § 1º do artigo 2º da Resolução do CONTRAN nº 679/87: os destinados à manutenção e reparo de redes de energia elétrica, de água e esgotos, de gás combustível canalizado, de telecomunicações e de comunicações telefônicas; os destinados ao socorro mecânico de emergência nas vias abertas à circulação pública; os veículos especiais destinados ao transporte de valores e os veículos destinados ao serviço de escolta, quando registrados em órgão rodoviário para tal finalidade (tal dispositivo trazia também os veículos de trânsito, mas estes passaram a estar enquadrados, no atual CTB, como veículos de “emergência”).

Excetuadas as condições especiais acima declinadas, que excluem a aplicação de multas de trânsito, os veículos prestadores de serviços públicos (genericamente assim denominados) estarão sujeitos, como já exposto, à fiscalização de trânsito comum, com a consequente aplicação de penalidades e medidas administrativas".


Confira as fotos do Jantar de 21 anos da CDL

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A CDL completou 21 anos com um excelente jantar no último sábado. O Cocal Comunitário esteve presentes e traz algumas fotos até você. 

Confira as fotos da festa que ocorreu na sede da AABB. O evento contou com a animação da Banda Stylus e do Santolin Show. Em uma noite agradável de diversão e comemoração.  Se o álbum não abrir clique aqui.


Vigilância Sanitária em novo local

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde/Ambiental (Dengue) estão atendendo em nova sede em Cocal do Sul. O trabalho está concentrado em frente à borracharia Silva, na SC-108, próximo ao Pronto Atendimento Central. A estrutura oferece condições de trabalho aos profissionais para desenvolver suas atividades para a saúde pública do município, que incluem diversos serviços além do Programa de Combate à Dengue.

A Vigilância Sanitária é o setor responsável por promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Ela é responsável ainda pela inspeção e licenciamento dos estabelecimentos; pela Vigilância Sanitária de Alimentos garantindo a qualidade dos serviços de inspeção; pelo monitoramento de farmácias e medicamentos controlados, bem como a liberação de receituário especial (azul, amarelo). E a Vigilância Ambiental; pelo controle de endemia com o excelente trabalho dos agentes de endemias no combate e controle da dengue e outros vetores, realizando atividades educativas individualmente, indo de casa em casa, ou espaços públicos como escolas, igrejas e outros departamentos.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

domingo, 29 de junho de 2014

Algumas manchetes de Cocal desta semana #26.14

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

28/6 – Sábado

27/6 – Sexta-feira

25/6 – Quarta-feira

24/6 – Terça-feira

23/6 – Segunda-feira

Reunião encaminha ação junto aos imigrantes na região

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Com a chegada dos imigrantes haitianos e ganenses em nossa região, Cocal do Sul possui um número já considerado de haitianos. A Cáritas Diocesana e a Diocese de Criciúma, realizaram na manhã da última sexta-feira (27/6) uma reunião para refletir sobre a questão das imigrações e encaminhar ações conjuntas com entidades que atuam na área de defesa de direitos. Embora a reunião tenha sido uma iniciativa da Cáritas e da Diocese de Criciúma, a situação dos povos imigrantes é uma realidade que vai para além da Igreja e precisa ser assumida pelo conjunto da sociedade.

O bispo Diocesano, Dom Jacinto Flach, lembrou que a Igreja refletiu e assumiu na Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), o acolhimento e o auxílio aos imigrantes junto com outras instituições. “Um bispo de uma diocese do Acre disse que por sua diocese passam por dia cerca de 2 mil haitianos, que se dirigem para todas as regiões do Brasil e para nossa diocese. Precisamos acolher como Igreja estes irmãos”, disse o bispo.

O presidente da Cáritas Diocesana de Criciúma, Padre Onécimo Alberton, lembrou que a Cáritas é uma organização internacional, que se preocupa com o trabalho junto aos excluídos e necessitados. “Nos deparamos com a situação da realidade dos imigrantes que necessitam de respostas imediatas. No trabalho do dia a dia das paróquias, sentimos a necessidade de um suporte maior aos imigrantes”, conta. A ausência de dados reais sobre o número de imigrantes haitianos e ganenses que chegam por dia na região e as localidades para onde se dirigem é um dos desafios, pois se conta apenas com o relato de pessoas voluntárias, que fazem um trabalho de assistência, porém não existe uma organização macro.

A secretária executiva da Cáritas, Neuza Mafra, apresentou a realidade e um pouco dos desafios levantados pela Cáritas Brasileira: “No caso específico dos haitianos, que vêm do país mais pobre das Américas, a vinda é decorrente do terremoto de 2010. O Haiti tem fortes vínculos com o Brasil, que participa da missão da ONU naquele país desde 2004. Outra motivação é o fato de o governo brasileiro destacar-se no plano internacional, pela defesa de políticas migratórias pautadas pelos direitos humanos, diferentemente da forma restritiva com que os países desenvolvidos atuam nesta área”, comenta.

Para o representante do Movimento Sindical Ailson Tournier, é preciso reconhecer onde estão e como estão vindo estes imigrantes com propostas de trabalho. “Nos preocupamos com o ser humano, em dar condições de vida... Os imigrantes são bem-vindos e que bom que podemos acolher, mas não podemos deixar que existam subempregos e exploração de trabalho escravo”, finalizou.

Encaminhamentos

Na compreensão de que a demanda vai além da Igreja, as entidades reunidas, na intenção de construir um processo de curto, médio e longo prazo, definiram os seguintes encaminhamentos:

1º - A criação de uma comissão formada, inicialmente, pelo presidente da Cáritas Diocesana, Padre Onecimo Alberton, pelo coordenador diocesano de Pastoral, Padre Joel Savio, pelo representante do Movimento Sindical Ailson Tournier, e pelo representante da Amrec e Secretaria de Sistema Social da Prefeitura de Criciúma, Solange Barpp. Serão convidadas outras organizações e instituições para compor a Comissão, como a Unesc e a OAB. Esta Comissão terá, entre suas atribuições, articular a criação de um Fórum específico sobre as imigrações.

2º - Criação do “Fórum de Imigrações”: Esta Comissão já agendou uma reunião para terça-feira, 1º de julho, às 9 horas, na sede da Cáritas.

3º - Realização de um Seminário com a presença: AMREC, sindicatos, igrejas, associações de bairros, Cáritas, clubes de serviço, universidade, Polícia, deputados federais, OAB, Justiça, CRAS, dentre outras organizações, além da presença de imigrantes, que serão chamados pelo Fórum.

Dentre as ações apontadas pelo grupo, e que precisam ser agilizadas, está a de se fazer um mapeamento para a identificação dos imigrantes de modo a atendê-los em suas primeiras necessidades. Algumas paróquias já vêm fazendo ações como acolhimento, doações de alimentos e roupas, aulas de português... Mas existem outros desafios, como as questões jurídicas e questões ligadas às condições de violação das leis trabalhistas e de diretos humanos.

Caso alguma organização ou instituição queira participar dos debates sobre os imigrantes haitianos e ganeses, é possível entrar em contato com a Cáritas Diocesana através do e-mail: caritas@diocesecriciuma.com.br ou pelos fones (48) 3433 1581 e 9928 6992. Endereço: Rua Pedro Manoel Apolinário, 90, Santa Bárbara, Criciúma/SC - CEP 88.804-350.

Cocal recebe motoniveladora

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul recebeu uma motoniveladora (patrola) do Governo Federal na última semana. A doação do equipamento foi viabilizada através de recursos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Cocal é um dos 76 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes que receberam o equipamento.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Últimos dias para se inscrever nos cursos a distância da Unesc

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os sul cocalenses interessados em fazer um curso superior a distância, com a qualidade da Unesc, devem se apressar. As inscrições para as graduações a distância da Universidade encerram nesta segunda-feira (30/6).

São cinco cursos de Tecnologia disponíveis: Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, Gestão Pública e Negócios Imobiliários.

Inscrições

As inscrições ocorrem pelo site da Unesc ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), das 13h30 às 19h30.

A seleção é por análise do histórico escolar, sendo que o resultado será divulgado no dia 4 de julho.

Diferenciais e facilidades

- Duração (dois anos e meio ou três anos - Gestão Hospitalar);
- Aulas poderão ser assistidas presencialmente, online (ao vivo, através da Unesc Virtual) ou gravadas;
- Um professor para cada disciplina, além de um tutor (professor) e um monitor técnico durante todo o curso;
- Além do material didático e das aulas, os estudantes contarão com o apoio de videoconferências.


sábado, 28 de junho de 2014

Crianças conhecem e exploram a Biblioteca Municipal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Despertar o gosto pela leitura e desenvolver o hábito de cuidar dos livros. Este foi o objetivo que levou as crianças da Escola Recanto Feliz conheceram e exploraram a Biblioteca Municipal de Cocal do Sul na última sexta-feira (27/6). No local a professora de literatura e teatro Clédia Poleto apresentou diversas atividades diferenciadas aos pequenos do pré II e III matutino.

Na Biblioteca teve contação de história, feita pela própria professora e pelas crianças, que tiveram a oportunidade de, não sabendo ler, usar da imaginação para interpretar o que estavam vendo nos livrinhos. Houve também um momento livre para exploração e manuseio dos livros, onde cada aluno escolheu livros. 


"A Biblioteca é um espaço público de incentivo e oportunidade para leitura e pesquisa. É um local que deve ser apresentado e utilizado como fonte de pesquisa e aprendizado de todos. Através do contato com os livros as crianças desenvolvem o gosto pela leitura, a imaginação, criatividade a expressão oral", comenta a professora Cledia.

Operação estoura ponto de drogas e detém sete

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Cinco adultos envolvidos com o tráfico de drogas foram presos em Cocal do Sul, no Bairro União, na tarde de ontem (27/6). A operação das policias Civis de Cocal e Urussanga também resultou na apreensão de dois adolescentes. A ação ocorreu em uma residência que vinha sendo investigada há meses.

"Na residência foi apreendida grande quantidade de drogas, dentre elas 30 gramas de crack, 32 gramas de cocaína, 25 gramas de maconha e 165 pontos de LSD, além de grande quantia de dinheiro proveniente da venda das drogas.Foram apreendidos também dois veículos e uma motocicleta, utilizados pelos tráfico", informa o responsável pela delegacia de Cocal, Evandro Carlos Rodrigues

(Fonte: Polícia Civil de Cocal do Sul)

Cocal busca verba para Canal Auxiliar

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A cidade de Cocal do Sul está em busca de verbas para a construção do canal auxiliar no município.  O prefeito Ademir Magagnin apresentou projeto, no valor de R$ 900 mil ao  ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante audiência em Brasília. Magagnin aproveitou a oportunidade e relatou ao Ministro sobre a necessidade desta obra para a cidade que vem sofrendo com as cheias em torno do Rio Tigre.

“O município recebeu resposta positiva da Defesa Civil Nacional quanto a sua viabilidade nesta semana. Vamos ficar em cima deste projeto porque ele é de total necessidade para a comunidade. O canal auxiliar servirá para o escoamento das águas do Rio Tigre e para a contenção das cheias que tem acontecido em torno do percurso do Rio e que atinge centenas de famílias”, relata o prefeito.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave recebe conceito 4,02

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Na última sexta-feira (27/6) foi emitido o conceito da avaliação de Reconhecimento do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unibave, campus Orleans. Em uma escala de 0 a 5 os avaliadores do Conselho Estadual de Educação - CEE /SC, emitiram o conceito 4,02.

O reconhecimento é uma etapa que ocorre após a autorização de abertura e anterior a conclusão da primeira turma do curso, dando credenciamento para que os egressos tenham legitimidade nas atribuições profissionais.

O curso foi avaliado pelos representantes do CEE/SC, Prof. Dr. Eng. Agrônomo Anderson de Matos Martins (UNIARP) e Profª. Drª. Engª. Sanitarista Therezinha Novais de Oliveira (UNIVILLE), que também são avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC.

“Trabalhamos muito nos últimos semestres para que o curso e a instituição estivessem qualificados, possibilitando uma formação integral e significativa. Esta conquista foi resultado da dedicação dos acadêmicos, professores e colaboradores do Unibave”, finalizou o Coordenador do curso, Ismael Dagostin Gomes.

(Colaboração: Comunicação e Marketing Unibave)

Pessoas com 50 anos ou mais têm benefícios ao fazer um curso superior na Unesc

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os sul cocalenses com 50 anos ou mais têm benefícios ao ingressar pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) Unesc. A Universidade oferece 30% de desconto no decorrer do curso, mais 1,5% de desconto a cada semestre concluído. O SIM possibilita a entrada na Unesc sem vestibular, pela análise do histórico escolar.

Inscrições

As inscrições ocorrem até o dia 3 de julho pelo site da Unesc ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), das 9h30 às 20h30. Os interessados podem optar por 37 cursos presenciais (primeiras ou diversas fases).

Benefícios para todos


O SIM é aberto a todas as idades e todos os selecionados garantem desconto de 10% sobre o valor da matrícula do segundo semestre de 2014, entre outras possibilidades, como:
- Ex-alunos da Unesc que cursarem a segunda habilitação terão 30% de desconto no decorrer do curso;
- Ex-alunos da Unesc que cursarem a segunda graduação terão 20% de desconto no decorrer do curso;
- Ex-alunos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) terão 10% de desconto na segunda graduação;
- Desconto de 10% sobre o valor da matrícula do segundo semestre de 2014 para todos os selecionados no presente processo seletivo;
- Pessoas com 50 anos ou mais terão 30% de desconto no decorrer do curso, mais 1,5% a cada semestre concluído;
- Os descontos não são cumulativos.

Universo de possibilidades

Ao estudar na Unesc o aluno pode vivenciar na prática o que aprende em sala de aula, rodeado por professores de altíssima qualidade, e experiências internacionais. Desde o primeiro semestre os estudantes podem se inserir em projetos de ensino, pesquisa e extensão (atendimento à comunidade). Só no primeiro semestre de 2014 foram desenvolvidos mais de 400 projetos de pesquisa e extensão, sendo que mais de 7,8 mil estudantes da Universidade são beneficiados com bolsas, financiamentos e estágios remunerados.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Tribuna: Senhor Ivanor Zanette falou sobre servidores municipais


por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
  
Esta semana o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cocal do Sul, Ivanor José Zanette, usou da tribuna novamente. Agora para falar sobre a temática  servidores públicos sul cocalenses, apresentando dados de 31 de dezembro de 2013. “Não vou fazer comentários sobre a quantidade porque não quero polemizar o assunto, pois entendo que cada Administrador é que deve conhecer a realidade relativa à demanda deste funcionalismo”, iniciou seu discurso. 

Segundo Ivanor, Cocal tem um 530 servidores públicos, sendo que 495 do Executivo, 13 do Legislativo e 22 de autarquias. “Tenho acompanhado o trabalho em diversos órgãos públicos deste município e posso dizer, com a maior franqueza, que os servidores públicos municipais de Cocal do Sul não deixam a desejar para nenhum outro lugar que conheço ou tenho acompanhado através do mais diversos órgãos de comunicação”.


“Por sua vez, conforme informações recebidas da Prefeitura Municipal 'não há defasagem salarial' até o dia 12 de setembro de 2013", informou  Ivanor, que disponibilizou ao Cocal Comunitário a planilhas de salários:

CARGO
VENCIMENTO BÁSICO (R$)
CARGA HORÁRIA SEMANAL DE 40 HORAS
DE
A
Prefeito e Médico Clínico Geral
9.056,32
9.883,11
Vice-Prefeito, Procurador Geral e Secretário Municipal
5.765,15
5.999,00
Diretor Superintendente de Fundação e Enfermeiro
4.061,18
4.754,37
Cirurgião Dentista, Oficial Administrativo I, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Enfermeiro, Diretor de Estudos Ambientais, Diretor Operacional e Diretor de Unidade Escolar (350 Alunos)
3.029,36
3.961,75
Analista de Controle Interno, Diretor de Esporte, Farmacêutico, Instrutor de Informática, Nutricionista, Técnico Em Contabilidade, Diretor de Unidade Escolar, Coordenador do ESF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Químico, Oficial Administrativo, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, Assessor de Imprensa, Assessor Executivo, Chefe de Gabinete, Diretor de Cultura e Supervisor de Transporte Escolar
2.071,56
2.845,04
Biólogo, Secretário de Junta Militar, Agente de Inspeção, Tratorista Agrícola, Mecânico de Máquinas Rodoviárias, Assistente Administrativo e Eletricista, Secretário Especial, Desenhista de Projetos, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Operador de Moto niveladora, Operador de Pá-Carregadeira, Operador de Retro-Escavadeira, Conselho Tutelar, Técnico em Segurança do Trabalho, Secretário de Unidade Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Motorista de Caminhão, Motorista de Ônibus, Operador de Trator Agrícola, Agente Administrativo, Fiscal do Meio Ambiente, Assessor Especial, Pedreiro I, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico Em Enfermagem, Adjunto Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Escritório, Recepcionista, Pedreiro, Agente Epidemiológico, Agente Sanitarista, Motorista de Ambulância, Motorista de Automóvel, Pintor, Vigia, Zelador de Cemitério
1.013,16
1.835,26
Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Consultório Dentário, Lubrificador, Lavador, Borracheiro, Almoxarife, Gari I, Roçador, Servente de Obras, Servente de Pedreiro, Diretor de Departamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Gari, Merendeira, Servente de Limpeza e Auxiliar de Escritório
730,61
956,87
CARGA HORÁRIA SEMANAL DE 30 HORAS
Assistente Social e Telefonista
1.069,45
2.758,04
CARGA HORÁRIA SEMANAL DE 20 HORAS
Médico Clínico-Geral, Médico Gineco-Obstetra, Odontólogo
3.001,00
3.691,99
Advogado, Médico Clínico Geral - Plantonista, Assessor Jurídico, Médico Veterinário, Arquiteto, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Odontólogo
R$ 2.064,67
2.772,09
Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Coordenador Pedagógico, Terapeuta Holística
R$ 1.407,48
1.839,53
Professor, Orientador Educacional, Professor Nível Médio, Monitor I e Monitor de Grupo de Mães
613,52
840,06
CARGA HORÁRIA SEMANAL DE 10 HORAS
Médico Cardiologista, Médico Dermatologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra I e Ii
1.846,01
2.064,67
Fisioterapeuta e Professor de Artes Terapêuticas
703,58
917,64


Ivanor encerrou sua fala agradecendo a Prefeitura pelo envio dos documentos. “Quero aqui de uma maneira toda especial agradecer a Administração Pública por ter me enviado as informações que foram solicitadas. Encerro dizendo o seguinte. Com todas as dificuldades encontradas no serviço público, respeito a sua opinião, mas minha opinião é a seguinte. A qualidade dos serviços prestados pelo servidor público de nossa cidade é ótima!”.

Jantar para comemorar os 21 anos da CDL

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A CDL de Cocal do Sul celebra neste sábado (28/6) os seus 21 anos de fundação com um Jantar Comemorativo, na AABB, às 20h30. O evento contará com a animação da Banda Stylus e do Santolin Show.

Um pouco da história

No dia 20 de abril de 1993 um grupo de lojistas reuniu-se com o objetivo de criar o Clube de Diretores de Cocal do Sul. A missão desse grupo era criar algo que pudesse fortalecer e contribuir para o crescimento do comércio de Cocal, pois havia necessidade de uma representação atuante que os identificassem.

Desta união surgiu o CDL, então Clube de Diretores Lojistas de Cocal do Sul, no dia 4 de junho de 1993. A denominação “Clube de Diretores” foi alterada para “Câmara de Dirigentes” em 1994.

#EnfimSexta! #17

por Camila Furlan 
- socialcomunitario01@gmail.com

Oioioie
Como estão vocês? Quase virando pato com toda essa chuva? Hahaha tenebroso! 

E esse final de semana, ao que tudo indica, vai continuar no mesmo ritmo, com muita água caindo do céu... Mas não se aflijam, nada está perdido, afinal, ninguém aqui é feito de açúcar, ou é?! #partiufesta


E pra começar, tem Fabricio Peçanha na área... EnfimSexta!

27/6 - Fabricio Peçanha 1051 Club 

E pra dar início as festas e boas-vindas ao fim de semana, HOJE, na 1051, quem fica no comando é o Dj Fabricio Peçanha. Fazendo companhia para ele estarão lá também Joseff Junior e Tiago Greco. E no lounge o som do Vitor Guima. 

28/6 - Sábado Nando Reis e os Infernais – Ventuno Pub

E chegou o dia!! Show nacional com um dos ídolos da música brasileira, Nando Reis, e os Infernais no Ventuno. Pra quem está preocupado com a chuva, pode ficar tranquilo; já começou a ser montada uma estrutura para não deixar a galera desabrigada. Então, quem ainda não garantiu, corre lá pra comprar seu ingresso e não perder esse showzasso que vem por aí. 

Olhem aí o que mais vai rolar...

Sexta - 27/6
• Mr. Rugga – Máverik Bikerspub Criciúma
• Sexta Punk – Alambique Via 1500 Criciúma
• Carnaval de Inverno – Zulas Music Live Termas do Gravatal
• Sertanejo no Villaras – Içara
• Preview Arraiá Fest – House Beer Orleans

Sábado - 28/6
• MC Guime – Germano Rigo Criciúma
• Knock Down – 1051 Club Criciúma
• Move Floripa – Confraria Martinho’s Orleans
• Iron Maiden Cover – Santo Réu Araranguá
• Deeptronic – Villaras Içara
• Banda Cover Rock – Máverick Bikerspub Criciúma
• Rock Solidário – Centro Comunitário Jardim Elizabeth IÇARA (início as 17:30h)
• Festa da Tequila – Chopperia 790 Criciúma
• Sabadão Especial Pagode – BBBowling Criciúma
• Red Hot Chili Peppers Cover – The Republic Criciúma

Aniversariantes!!!


Parabéns pra vocês!!!!
Muitas felicidades, sucesso, alegrias, prosperidade e muita luz... Desejamos tudo de melhor para os aniversariantes dessa semana. Que não lhes faltem entusiasmo hoje e sempre, corram atrás de tudo aquilo que vocês acham certo, não percam a esperança jamais. Todas as alegrias para vocês. Aproveitem o dia do aniversário e todos os outros, não esqueçam que todos os dias são especiais.
Feliz Aniiiiiiveeeerr.... o/

Beijos, Beijos até a próxima ;*


Hemosc coleta 50 bolsas de sangue em Cocal

colaboração especial de Ana Paula Nesi
- cocalcomunitario@gmail.com

Cinquenta bolsas de sangue foram coletadas nesta última quinta feira (26) em Cocal do Sul. “É legal e importante o Hemosc se deslocar até a cidade. É uma comodidade e motiva as pessoas a se solidarizarem e ter o hábito de doar sangue. Muitas pessoas vieram pela primeira vez doar sangue”, afirmou João Geraldo Echeli, atual presidente do Lions Clube Cocal do Sul, que ao lado da Secretária da Saúde e Hemosc foram responsáveis pela ação.

O jovem Fernando Marcos Consoni foi uma das pessoas que fizeram a doação pela primeira vez. “Fui motivado pelo meu pai, que já é doador de sangue e ele comentou sobre o mutirão que ia ter hoje em Cocal. Isso me fez ser mais um doador. Já sou doador de medula óssea, mas sangue nunca tinha doado”, declarou.

Durante o dia, 71 senhas foram distribuídas para a população sul cocalense. A técnica em enfermagem Lucia Herdt explicou que 21 pessoas não puderam ter seu sangue coletado. Algumas por possuírem alguma doença, outras pela alteração no número de hematócritos, pressão alta ou baixa, uso frequente ou recente de alguns medicamentos ou até consumo recente de bebida alcoólica, entre outros motivos.

Lucia também comentou sobre a queda nas doações. “O estoque está baixo e no inverno diminui mais. As pessoas ficam resfriadas e já não podem doar por exemplo. O frio muitas vezes faz com que a ida ao hemocentro não aconteça e até os jogos do Brasil diminuem o movimento, tanto que estamos até fechando durante o tempo dos jogos”, observou.

Esta foi a segunda vez que o Hemosc esteve no município através do projeto do Lions Clube e da Secretaria de Saúde. Echeli ressaltou que o Lions pretende tornar essa parceria com o Hemosc anual.

A equipe do Hemocentro de Criciúma retorna a Cocal do Sul no dia 26 de agosto, desta vez para a coleta de medula óssea. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas a data já está marcada e a coleta deve realizar-se na Unibave do município. O objetivo da campanha será ajudar o Jovem Rafael de March Teixeira.

A próxima cidade a levar o Hemosc até a população é Pedras Grandes. As coletas serão realizadas no próximo dia 10 no Centro de Convivência.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cutucadas #24.14

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Secretarias Regionais
Saiu na coluna do Luiz Dal Farra, no jornal A Tribuna: "Segundo informações, as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional custam, apenas para se manterem, ou seja, se não houver nenhum investimento com obras ou quaisquer melhorias, o total anual de R$ 540 milhões, ou, R$ 45 milhões por mês, ou R$ 1,5 milhão por dia. Na minha opinião, estas secretarias estão mais para uma escola de formação de cabos eleitorais que uma Secretaria de Estado".

====================================

Eleições estadual
Segunda- feira são os finalmentes para as coligações das eleições estadual e nacional, os cenários já estão pré-definidos, e apesar das “briguinhas”, tudo caminha para as coligações.

Candidatos que já estão confirmados em convenção: Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU), Janaína Deitos (PPL).  Outros que ainda irão se confirmar: Adauto Garcia (PTdoB), Carlos Kaminski (PHS), Claudio Vignatti (PT), Elpídio Neves (PRP), Paulo Bauer (PSDB), Raimundo Colombo (PSD). PCB ainda não está definido.

Destes candidatos, em  pesquisas eleitoral recentes, venceria o governador Raimundo Colombo, que leva como vice o PMDB e como candidato ao senado o PP.

PP e PMDB fizeram charme de “somos independentes” e acabaram caindo na mesma “cama”, do PSD.  A tríplice aliança se repete, porém agora sem o PSDB e com o casamento dos “eternos” rivais PP e PMDB. Mas na politica não existe fidelidade...

O PSDB, que faz discursos contra o Raimundo Colombo, blefa na TV, pois sempre foi apoio do governo, que vem dos idos de LHS. Aliás, o candidato Paulo Bauer se elegeu nas “cotas” do ex-governador LHS. Existem rumores que a vaga de presidente da Assembleia Legislativa irá ficar com o PSDB. PSDB só está fora da aliança para fazer palanque para o seu presidenciável.

O PT que fará candidatura de oposição tem o presidente do partido, Cláudio Vignatti (PT), porém o partido está isolado e é provável que saia com chapa pura de petistas.  O ex-deputado Milton Mendes, que é de Criciúma, poderá ser o vice. PT tem um desafio de fazer oposição e deve sair batendo forte no governo.

====================================

Eleições em Cocal
PSD, PMDB, PDT, PP todos do palanque da presidente Dilma... Quero só ver estes partidos apoiando a presidente...

Na lógica de que é preciso apoiar quem apoia o município, o Governo federal “mandou” mais grana que os deputados. Já que vão apoiar os deputados que mandam emendas, vão apoiar a Dilma?

Logo começa as enxurradas de deputados pedindo votos. E eu afirmo, este negócio de “emenda parlamentar” é curral eleitoral!!! Não caia neste discurso!

====================================

Enquete Vereadores
Por enquanto, na opinião popular, a vereadora Telma é a mais atuante do PSDB...

====================================

Reforma política
Tá rolando um plebiscito popular sobre a reforma politica no Brasil, pedindo uma constituinte exclusiva para reformar o modelo politico. E eu apoio! Logo mais novidades.

====================================

Copa do Turismo sexual
"Gringos” andam "pegando" as mulheres brasileiras... E a emissora Globo apoiando e divulgando “nossas mulatas”. É a Globo  sempre querendo "prostituir" o Brasil !!! #MulheresNãoSãoObjetos  

====================================

#TáTendoCopa
E viva as seleções latinas! Mandando embora todos os “colonizadores”, e pelo jeito, tem copa e está empolgando a muitos.

====================================

Politicagem

Vi uma caminhonete Toyota com um adesivo "Fora DiLLma", com dois L, em menção ao Collor. Duas coisas: incerteza hoje é o PSDB voltar a governar o Brasil. E quem faz o papel de playboy apoiado pelas elites é o Aécio... Então, mais próximo do Collor de 1989 não é a Dilma...

Região em alerta com as chuvas


por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Defesa Civil da região sul em alerta com o tempo ruim. Segundo a meteorologia, a partir de hoje, quinta-feira, até o próximo domingo, a previsão de chuva é de 200 milímetros de água, sendo que o previsto, como media para o mês de junho, era de 80 milímetros. A previsão de um inverno de chuva é causada pelo fenômeno El Niño, formando um ciclone extratropical.

“Estamos monitorando os rios e pedimos ao Samae abrir a barragem da Linha Tigre para ter mais evacuação das águas, pois existe os riscos de alagamento no Jardim Elizabeth. Estamos em alertas para qualquer circunstancias”,  comunicou o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cocal do Sul, vereador João Geraldo Echeli.

Em caso de alagamentos, enchentes, desmoronamentos ou qualquer danos causado pelas chuvas, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil de Cocal do Sul pelo telefone da prefeitura municipal, (48) 3444 6000, ou com Geraldo, (48) 9931-7397, ou com o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei Da Silveira, (48) 9176-7449.

Policiais de Cocal e Morro da Fumaça cumprem mandado de prisão

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

As policiais civis de Cocal do Sul e Morro da Fumaça cumpriram mais um mandado de prisão esta semana. A ação conjunta resultou na prisão de J.C.A.F., pelo crime de roubo. J.C. foi localizado na cidade de Morro da Fumaça e encaminhado ao Presídio Santa Augusta. O mandado foi expedido pela Comarca de Criciúma.

(Fonte: Polícia Civil de Cocal do Sul)