segunda-feira, 16 de junho de 2014

Espaço Educação: Mudança ou adaptação

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Vivemos uma verdadeira mentira. Crescemos escutando e aprendendo que aquilo que temos e somos é mérito apenas de nossos esforços.

Nesta lógica, a maioria da população pobre brasileira deve ser muito preguiçosa, pois pouco muda sua vida. Os alunos de escolas públicas também são tremendos preguiçosos, pois poucos conseguem realmente mudar a trajetória de vida de suas famílias.

Então os detentores do poder econômico a muito são melhores que a maioria, pois continuam no poder.

Você vê o Globo Repórter e eles trazem vários exemplos de pessoas que mudaram suas vidas... Que começaram vendendo coisas na rua e hoje são grandes empresários.

E você acredita que isso é possível?

Claro que é... Mas as chances não estão ao seu lado. A verdade é uma só: “Quem tem, não quer abrir mão do que tem, e não existe possibilidade de todos termos tudo. A natureza não dá conta. A Terra não tem matéria prima para tudo o que queremos.“

Vivemos acreditando que todos podem crescer... mentira! Essa ideia é apresentada para que você não se revolte com todo o sistema.

Se todos percebessem que alguns poucos usufruem de luxo à custa de muitos, com certeza não aceitariam tranquilamente. Nos passam/vendem a imagem de que se não temos luxo é porque fomos incapazes de conseguir, e assim não culpamos os verdadeiros autores da desigualdade.

E outra coisa: Buscar mudar de vida, buscar ter mais e mais... Buscar luxo é o mesmo que buscar uma sociedade em que uns tem e outros não.

Aí é que está a questão. Enquanto não buscarmos uma sociedade em que todos tenham vidas dignas e sem desigualdade, de nada vai adiantar ficar dizendo que é absurdo uma pessoa passar fome ou morrer por falta de atendimento médico. Essas são consequências do nosso estilo de vida. Da nossa busca incansável por mais dinheiro.

Por isso caro leitor, cara leitora, está em nossas mãos a mudança.

Mas estamos dispostos a abrir mão de mordomias para isso? Estamos dispostos, por exemplo, a abrir mão dos carros e andarmos todos de transporte coletivo?

Mudança de verdade é quanto construímos algo novo e não quando trocamos de lugar com o outro. Você vira um grande empresário e muitos estão sem emprego. Você viaja pela Europa e muitos nunca andaram nem de ônibus. Você come em vários restaurantes e muitos passam fome.

Certa vez eu perguntei a um amigo meu se ele era feliz. Ele disse que não. Eu fiquei muito incomodado. Como assim ele não era feliz, estava sempre rindo, com espírito para frente... Então perguntei o motivo. Ele me disse que enquanto existirem pessoas que passam fome ele não poderia ser feliz. E acredite, ele não disse isso da “boca pra fora“. Talvez precisemos ser mais como esse meu amigo e assumamos reais mudanças em nossas vidas.

Termino com apenas uma pergunta:
 Você quer trocar de lugar com os exploradores ou quer viver em igualdade?
Só existem dois lados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.