sexta-feira, 27 de junho de 2014

Hemosc coleta 50 bolsas de sangue em Cocal

colaboração especial de Ana Paula Nesi
- cocalcomunitario@gmail.com

Cinquenta bolsas de sangue foram coletadas nesta última quinta feira (26) em Cocal do Sul. “É legal e importante o Hemosc se deslocar até a cidade. É uma comodidade e motiva as pessoas a se solidarizarem e ter o hábito de doar sangue. Muitas pessoas vieram pela primeira vez doar sangue”, afirmou João Geraldo Echeli, atual presidente do Lions Clube Cocal do Sul, que ao lado da Secretária da Saúde e Hemosc foram responsáveis pela ação.

O jovem Fernando Marcos Consoni foi uma das pessoas que fizeram a doação pela primeira vez. “Fui motivado pelo meu pai, que já é doador de sangue e ele comentou sobre o mutirão que ia ter hoje em Cocal. Isso me fez ser mais um doador. Já sou doador de medula óssea, mas sangue nunca tinha doado”, declarou.

Durante o dia, 71 senhas foram distribuídas para a população sul cocalense. A técnica em enfermagem Lucia Herdt explicou que 21 pessoas não puderam ter seu sangue coletado. Algumas por possuírem alguma doença, outras pela alteração no número de hematócritos, pressão alta ou baixa, uso frequente ou recente de alguns medicamentos ou até consumo recente de bebida alcoólica, entre outros motivos.

Lucia também comentou sobre a queda nas doações. “O estoque está baixo e no inverno diminui mais. As pessoas ficam resfriadas e já não podem doar por exemplo. O frio muitas vezes faz com que a ida ao hemocentro não aconteça e até os jogos do Brasil diminuem o movimento, tanto que estamos até fechando durante o tempo dos jogos”, observou.

Esta foi a segunda vez que o Hemosc esteve no município através do projeto do Lions Clube e da Secretaria de Saúde. Echeli ressaltou que o Lions pretende tornar essa parceria com o Hemosc anual.

A equipe do Hemocentro de Criciúma retorna a Cocal do Sul no dia 26 de agosto, desta vez para a coleta de medula óssea. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas a data já está marcada e a coleta deve realizar-se na Unibave do município. O objetivo da campanha será ajudar o Jovem Rafael de March Teixeira.

A próxima cidade a levar o Hemosc até a população é Pedras Grandes. As coletas serão realizadas no próximo dia 10 no Centro de Convivência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.