quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cutucadas #22.14

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com
Desconforto na sessão

Pela terceira vez nesta legislatura o ex-vereador  e ex-vice-prefeito José Ivanor Zanette usou da tribuna na sessão da Câmara de Vereadores de Cocal, causando certo “mal estar” entre os vereadores.

As propostas apresentadas por Ivanor são válidas, nada em abusivas ou absurdas. Fez levantamentos de demandas para a cidade, elogiou a Prefeitura e fez algumas criticas ao vereadores.

E novamente a garagem da Prefeitura no Bairro Guanabara entrou em pauta. Agora por Ivanor, que criticou os vereadores, intimou os mesmo a falar sobre os motivos que foram contra, porém ninguém se manifestou. O silêncio pairou... Achei que deveriam ter se manifestado.

=====================================
O que mais chamou atenção foi as notas que o ex-vice-prefeito deu para as administrações de Cocal

1ª Administração: Tito (PMDB) - Nota 7  
 2ª Administração: Jarvis (PP) - Nota 9
3ª Administração: Furlan (PFL) - Nota 5
4ª Administração: Jarvinho (PP) - Nota 6
5ª Administração: Nilson (PSDB) - Nota 7
 6° administração: Ademir (PP) - Nota 8

Ivanor deu a nota mais baixa para a administração que ele foi vice-prefeito e deu a nota mais alta para a administração do prefeito Jarvis, o qual Furlan e Ivanor venceram nas urnas.

Talvez a eleição mais memorável (cheio de baixarias) de todos os tempos, em que se tinha comício todas às noites nos bairros. Era permitido camiseta dos partidos e candidatos, gasolina rolava solta e os inesquecíveis comícios com pão e salame, além de brigas da mulherada com bandeira na rua (na verdade era uma vergonha a forma de fazer política).

Eu era um piá, mas lembro desta eleições e das musiquinhas “bate a mão, bate mão, bate a mão, bate o pé, bate pé, bate pé, transparência e realização, é Furlan e Ivanor que eu boto fé” ou a “já, já, já é Jarvis pra prefeitura municipal” (creio, de memória, que eram mais ou menos isso as músicas).

E quem não se lembra do caminhão de cerveja no dia das eleições à noite na praça ou do desfile com o prefeito eleito sujo de barro. E se cantava a música “não ri seu moço daquele colono”. Em que se dizia "o colono venceu o empresário".

=====================================
Avaliação da Prefeitura

Boombou no site a matéria sobre avaliação da Prefeitura feita em enquete. Números de reclamação batendo na porta

=====================================
Educação

O tema que voltou também foi o da Vila Nova. Parece que a situação não se resolveu por lá. Foi falar da educação que o pessoal voltou a comentar. Acho que é preciso resolver a situação...

=====================================
Pergunta indiscreta

Os Bingos não tinham sido proibidos? É só passar na frente de alguns bares que é uma loucuraaaaaaaaaa de gente jogando. #FicaaDica para as autoridades.

=====================================
 Não entendi as criticas sobre a Política Nacional de Participação Social

Não entendi por que vários partidos (de direita) foram contra o decreto da presidenta Dilma que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Na prática, prevê a implantação de “conselhos populares”, formados por integrantes de movimentos populares. Sou totalmente a favor, pois o povo vai/foi às ruas pedindo mais participação. Tá aí os espaços!

=====================================
Eleições para governo

Senador Paulo Bauer dizendo que causou a revolução como secretario de Educação em Santa Catarina. Você quer saber se isso é verdade? Pergunte a qualquer professor da rede estadual de educação.
Pode dar “PT”, digo Perca Total, a coligação entre PSD e PMDB. Raimundo Colombo quer o PP, de Amim, na coligação, o PMDB quer o PT, de Dilma, na coligação, com a vaga do senado.

Os cenários estão incertos, as possibilidades são de baldes ainda. O PT não estará na coligação de Colombo, o PP e PMDB na mesma coligação é quase decretar guerra com as bases do partidos. Porém nunca se sabe, se depender do PP eles estão na coligação. Quem barra a coligação é o PMDB do senador LHS (que é quem da a última palavra na política do estado). O PP vive um sério problema: muitos anos fora do poder...

Caso quase improvável é o PMDB sair de cabeça de chapa. Teria o PT na coligação, porém abriria espaço para a tríplice aliança PSD/PSDB/PP. Aí sim teríamos uma briga de votos no estado.
Hoje as candidaturas de PSD/PMDB, PT, PSDB com ou sem PP é dar de mão beijada ao atual governador em primeiro turno.

Criciúma terá uma candidata a Governadora, será a dentista e historiadora Marlene Coccas do PCB. Marlene foi presa política e torturada no tempo da ditadura militar, será uma candidatura ideológica. Estudei com a dona Marlene, senhora inteligentíssima.

5 comentários:

  1. 1ª Administração: Tito (PMDB) - Nota 5
    2ª Administração: Jarvis (PP) - Nota 8
    3ª Administração: Furlan (PFL) - Nota 0
    4ª Administração: Jarvinho (PP) - Nota 4
    5ª Administração: Nilson (PSDB) - Nota 2
    6° administração: Ademir (PP) - Nota 4
    Essa são as minhas notas tenho certeza que o senhor Ivanor vive em outro planeta, e outra coisa vai te catar Ivanor...

    ResponderExcluir
  2. Foi negada em segundo grau a apelação de José Ivanor Zanette, ex-Vice-Prefeito de Cocal do Sul, contra sentença proferida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que condenou ele e o ex-Prefeito José Aldo Furlan a devolverem, de forma solidária, com juros e correção monetária, R$ 482 mil à Prefeitura de Cocal do Sul.

    A ação, que também condenou os réus ao pagamento de multa individual de um sexto do valor do dano causado e suspensão dos direitos políticos por cinco anos, foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Urussanga, com atuação na área da moralidade administrativa.

    Nos autos, a Promotoria de Justiça relata que o Prefeito e seu Vice - que concomitantemente com o cargo público ocupavam a presidência e a gerência da Coopercal, cooperativa responsável pelo fornecimento de energia elétrica ao Município - promoveram um esquema fraudulento para superfaturamento da energia fornecida para iluminação pública e desvio dos valores repassados pelo Município à cooperativa.

    Inconformado com a decisão do Juízo de Urussanga, Zanette apelou da sentença ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mas, por unanimidade da Terceira Câmara de Direito Público, foi negado provimento à apelação . A decisão é passível de recurso. (ACP n. 078.04.0038561 e Apelação n. 2013.083356-4)



    Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

    ResponderExcluir
  3. Ivanor, você teve sua chance e desperdiçou. por tanto esta fora. não queremos notas, o que nos queremos é ação, e fazer algo de bom para o município e não politicagem.

    ResponderExcluir
  4. nota 8 para a atual administração? só se o senhor esta vivendo em outro minicipio, não em cocal do sul, muito provavelmente e sr. não tem filhos nas escolas municipais, para estar a par do caos que esta a gestão das escolas, provavelmente sua rua é asfaltada e não está soltando lajotas, a administração atual vive so de aparencia, diz que sua administração é transparente, mas tem diretora de escola que frauda ata de assembleia, ela não faz parte da administração transparente? Sabe o que minha avó dizia: por coma forofofó (tudo bonito), por baixo saias de nóz .

    ResponderExcluir
  5. Eu daria nota 10* para a educação! Artigo 5º da Constituição Federal ... Falemos, pois, da liberdade de expressão e de informação, que são garantias elementares, e merecem uma atenção permanente de todos nós, principalmente no momento atual, quando muitos governantes possuem viés autoritário. A liberdade de expressão e a liberdade de informação são as maiores garantias da democracia, como bem enfatizava Carl Schimitt, pois que salvaguardam a manutenção de uma comunicação livre, voltada ao público em geral, sem a qual ficariam viciados de conteúdo real outros direitos que a Constituição consagra, reduzindo ainda a pó, a legitimidade democrática, que é a base de toda nossa ordenação jurídico-política. Trecho do Artigo escrito por André Luiz Maluf de Araujo - advogado e professor. " Isso é para as Edis da Educação que disponibilizaram um tempinho do seu trabalho e foram registrar um BO contra .... as pessoas que postaram os comentários nesse meio de comunicação. É o fim ... elas vão até o fim ....

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.