sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Hobbit – Estamos de volta à Terra Média e ao Universo de Tolkien

por Guilherme Fabro

Quase 10 anos depois de completar a trilogia O Senhor dos Anéis, Peter Jackson retorna à Terra Média para adaptar O Hobbit. Tolkien queria escrever um livro para criança, um livro que ele poderia ler para seus filhos. Com esse intuito ele escreveu O Hobbit, um romance infantil cheio de aventura e que agora é adaptado por Peter Jackson em O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, o primeiro filme dessa nova trilogia.

Sinopse: "A aventura segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado à épica missão de retomar a posse do reino dos anões, Erebor, do dragão Smaug. Abordado inesperadamente pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo se encontra no meio de treze anões liderados pelo guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. A jornada os levará ao desconhecido, por terras repletas de Goblins e Orcs, lobos selvagens, aranhas gigantes, metamorfos e feiticeiros. Apesar de sua missão estar no leste, nas desoladas terras da Montanha Solitária, primeiro eles devem passar pelos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que mudará sua vida para sempre, Gollum. Aqui, sozinho com Gollum, às margens de um lago subterrâneo, o discreto Bilbo Bolseiro não apenas descobre sua astúcia e coragem, mas toma posse do "precioso" anel de Gollum, um objeto com inesperadas qualidades. Um simples anel que muda o destino da Terra Média de formas que Bilbo não consegue nem começar a compreender".

A escolha de transformar um livro relativamente pequeno em três filmes gerou muitas perguntas, Peter Jackson resolveu expandir o universo trazendo alguns personagens dos apêndices e outros personagens clássicos de o Senhor dos Anéis para participar do filme. Jackson é sem dúvida um grande fã de Tolkien. Não acredito que sua motivação seja apenas dinheiro (como alguns dizem). Acredito que O Hobbit será um grande filme.

O Hobbit é um daqueles filmes que nascem grandes, em que o fracasso financeiro é quase impossível e o grande numero de indicações ao Oscar quase uma certeza. Talvez o maior peso de O Hobbit seja a sombra eterna de o Senhor dos Anéis. Torço pelo trabalho do Peter Jackson e espero que o Hobbit seja um grande filme.

O Hobbit entra em cartaz hoje (14/12) no Shopping Della, com sessões dubladas, as 13h40 e 17 horas, e legendadas, às 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.