segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Espaço Educação: Avaliar para viver

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

É chegado o fim do ano escolar e muito se percorreu desde fevereiro nas escolas. A pergunta que fica: E o que fazer com tudo isso que passou?

Avaliar!

Isso mesmo, avaliar. Todos, alunos e professores, precisam rever o caminho que fizeram. Apenas quando avaliamos o caminho percorrido é que podemos reescrever as coisas de uma maneira diferente.

Enquanto professor sempre, no final do ano (e às vezes em outros momentos), faço uma parada com os alunos e peço a opinião deles do processo feito. Eu poderia sentar sozinho e avaliar minhas aulas, mas seria muito autossuficiência da minha parte. Acredito que tem coisas que não conseguimos enxergar, por isso a importância de ouvir o outro, que no meu caso são os alunos.

Não fazer isso (avaliar) significaria não mudar nada, significaria que minhas aulas estão perfeitas. Como a perfeição é impossível, pois sou humano, tenho que acreditar que a cada ano tenho coisas novas para aprender, para reescrever. Por isso avaliar é uma necessidade humana.

O processo avaliativo é algo que poderia ser aplicado em qualquer setor, inclusive nas nossas vidas pessoais. Infelizmente nossas instituições acabam por esquecê-lo às vezes e cabe a cada uma garantir que isso ocorra então.

Porque não parar um pouquinho nessa correria de fim de ano para rever nossas próprias vidas. E quem sabe, por que não ouvir o que os outros têm a dizer.

Então vamos lá povo, acreditar que podemos sim mudar as coisas. E para isso nada melhor que rever o que foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.