terça-feira, 2 de setembro de 2014

Hora de votar: Plebiscito popular para uma constituinte exclusiva e soberana

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Do dia 1° ao dia 7 de setembro, semana da pátria, ocorre o plebiscito popular para uma constituinte exclusiva e soberana. Ao todo são mais de 400 organizações sociais em todo o Brasil que estarão nas ruas para coletar os votos do brasileiro, com objetivo de alcançar a tão desejada reforma do sistema político do país. A pergunta feita será: “você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?”. A população responderá: sim ou não.

Em Cocal há urnas no centro da cidade todas as manhãs. E no dia do desfile cívico uma urna estará presente para recolher os votos.

Por que votar?

 "Ao olharmos para a composição do nosso Congresso Nacional vemos que é um Congresso de deputados e senadores que fazem parte da minoria da População Brasileira. Olhemos mais de perto a sua composição: mais de 70% de fazendeiros e empresários (da educação, da saúde, industriais, etc) sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses. 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira. 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros. Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil. E para solucionar todos esses problemas fundamentais da nossa sociedade (educação, saúde, moradia, transporte, terra, trabalho, etc.) chegamos a conclusão de que não basta mudarmos “as pessoas” que estão no Congresso. Precisamos mudar “as regras do jogo”, mudar o Sistema Político Brasileiro'”, traz o site do Plebiscito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.