terça-feira, 19 de março de 2013

Conheça o CREAS de Cocal e seus serviços

por Rodrigo Szymanski

Desde novembro de 2012 funciona em Cocal do Sul o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que presta serviços especializados e de acompanhamento as famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Nestes meses o CREAS já acompanhou cerca de 60 casos de violação de direitos sofrido por crianças e adolescentes, mulheres e idosos. O maior índice é com crianças com direitos violados e violência física e negligencia familiar. Os casos quase sempre chegam ao CREAS por denúncias realizadas. Os casos de crianças e adolescentes são encaminhadas pelo Conselho Tutelar “mas hoje a comunidade já denuncia casos de violação de direitos. A maioria dos casos de crianças vem por meio do conselho tutelar, que é o órgão responsável, mas é possível denunciar anonimamente pelo telefone 3447-1458, direto no CREAS” ,explicou a psicóloga do programa.

Hoje o programa conta com duas funcionárias que acompanham os casos, uma assistente social e uma psicóloga. A responsabilidade das técnicas do CREAS é acompanhar as famílias e vítimas, buscando saídas para os conflitos. Todos os casos de direitos violados são tratados com sigilo para preservar as vitimas. As denúncias também são sigilosas.

A violência contra as mulheres hoje é possível denunciar para a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180

Já o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes – Disque 100

Se você conhece algum caso de violação de direitos, não fique calado, ajude a denunciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.