sábado, 30 de março de 2013

Paróquia de Cocal celebra a Paixão de Jesus

por Rodrigo Szymanski

Centenas de pessoas celebraram a sexta-feira da Paixão de Jesus na Paróquia Nossa Senhora da Natividade ontem (29/3). Dentre as várias celebrações do tríduo pascal, uma caminhada com via sacra e muitas orações, tendo saído da comunidade da Linha Batista, seguindo a pé até a matriz, no Centro da cidade. Foram mais de duas horas de caminhada. A caminhada foi transmitida pela Rádio Eldorado, de Criciúma.

Muitas famílias, jovens , crianças se fizeram presente. Para a jovem Lane Burigo este foi um momento de “Oração e reflexão, para estar mais próximo de cristo e sentir no coração como Jesus sofreu”.

Em entrevista ao Cocal Comunitário o pároco padre Eloir Borges, ressaltou a importância e o sentido da sexta-feira da Paixão para igreja.

“É muito importante para nós e para toda igreja, mas, sobretudo para nossa paróquia. É muito importante que nós possamos reviver estes últimos momentos da caminhada do Cristo Jesus. A caminhada destes 30 anos, depois os últimos três anos na entrada em Jerusalém e sobretudo começando a celebrar no domingo de ramos. Ontem nós celebramos o lava-pés, hoje a morte de Cristo, amanha a ressureição. Com certeza é um momento muito importante pois precisamos dar sentido a nossa cruz e sabemos que depois da cruz vem a ressureição, o cristão é chamado a viver com a cruz e levar a cruz a cada dia a sua vida e fazer com que ela também nos ajude e ajude os outros. É sempre um momento importante não só de reviver, mas de pedir perdão. É um tempo de repensar o amor, a fraternidade. Que a nossa paroquia possa a cada dia que passa estar mais próxima do Cristo Jesus.”

E finalizou falando da importância da reflexão do tema da campanha da fraternidade “Juventude e fraternidade” a partir da realidade de violência e de direitos da Juventude.

“O índice de criminalidade, de drogas em nossa região de fato um dos mais altos que temos no estado. Refletir com a igreja a campanha da fraternidade é, sobretudo repensar o jeito jovem de viver, repensar o nosso jeito de ver o jovem, qual é o lugar do jovem na sociedade, ver se o jovem tem espaço na sociedade, se tem voz se tem vez, e fazer com que a juventude. O jovem na sociedade tem seu espaço quando ele pode mostrar, quando ele transforma o lugar. E a igreja hoje nos chama a dar espaço para juventude, apreender com a juventude e também observar se a juventude esta de fato tendo seus direitos garantidos, se ela esta podendo mostrar aquilo que ela tem de melhor. A igreja nos convida a repensar a vida dos jovens. A campanha da fraternidade quer de fato se abrir a realidade jovem do mundo inteiro. Se conseguirmos unir aos nossos jovens vai conseguir mudar a realidade. E você jovem não deixe passar a sua juventude”.

Confira algumas fotos (espere carregar o álbum).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.