quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Editorial: Um ano fazendo a diferença!

cocalcomunitario@gmail.com

Hoje é dia de festa! Cocal do Sul completa 22 anos e o Cocal Comunitário celebra o seu primeiro aniversário. A escolha da data não foi por acaso, pois no dia em que Cocal do Sul se emancipava politicamente de Urussanga o Cocal Comunitário nascia para dar voz ao povo, oportunizando que a própria população fizesse a diferença.

Desde o início batemos nesta tecla: “Você faz a diferença!”, pois entendemos que somos apenas o meio para o povo se manifestar. Já dizíamos no primeiro texto publicado neste espaço: “o Cocal Comunitário quer ser um local, em que, livre de toda e qualquer tutela, as pessoas possam reclamar e exigir o que é seu por direito, a liberdade de expressão. Sintam-se em casa!”.

E depois de um ano, ou seja, 365 dias, só temos que comemorar. Foram cerca de 1 mil comentários publicados e quase 1,3 mil notícias publicadas, o que dá uma média de 3,5 matérias sobre Cocal do Sul por dia. Sem falar nas 300 mil visualizações deste espaço comunitário.

Quando criamos o Cocal Comunitário tínhamos ambições, mas elas foram superadas. A cada problema de nossa cidade, postado neste site, que em seguida é solucionado, levanta uma luz e certeza de que estamos no caminho certo.

Este é o papel de um jornalismo comunitário, preocupado com as pessoas que vivem nesta cidade, não apenas em nós. Acreditamos em um jornalismo capaz de transformar a sociedade e vamos insistir nisso, mesmo com as pedras que possam surgir pelo caminho.

Um comentário:

  1. Parabéns meninos! (deveria ter uma menina também) Parabéns por esse bonito trabalho de vocês! Acho que deveriam ter sido indicado ao Mérito Comunitário. Quem sabe um dia reconheçam. Sugiro ao site um espaço de poesia para mostrar que nem tudo na vida são pedras. Aqui vai uma minha:
    "Uma estrela.
    Uma estrela que pensa.
    Uma estrela que muda.
    Uma estrela cadente".

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.