terça-feira, 17 de setembro de 2013

Alunos de Cocal participam da última etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Estudantes de todo o país participaram no último sábado (14/9) da segunda e última etapa da 9ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Os alunos de Cocal do Sul realizaram as provas na Escola Francisca Búrigo. Houve uma alto índice de abstenção: dos 81 alunos aprovados para a segunda fase, comparecendo apenas 49. A Escola Demétrio Bettiol compareceu com 14 dos 19 alunos classificados, acompanhados da diretora Elaine Correa e professora Diana Morona.

“Esse descaso é comum na nossa região porque ainda não entendemos a riqueza e a importância das olimpíadas de matemática. Muitos alunos, pais e até professores da própria disciplina ignoram o poder dessa competição no sentido de incentivar os alunos a estudarem mais e a descobrirem o prazer de aprender”, analisou a professora Ana Lúcia Pintro.

Realizada anualmente, desde 2005, a competição tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

“Eu gostei de fazer a prova, foi um pouco difícil, mas foi uma experiência boa porque eu nunca tinha passado. Os alunos que estavam junto comigo também acharam difícil. Eu penso que isso é uma boa oportunidade para o futuro porque a professora do Clubinho de Matemática, Diana Morona, falou que tem gente que passa na OBMEP e ganha até bolsa de estudos em outros países”, comentou a estudante Juliana de Oliveira Menegon, do Demétrio.

Os alunos vencedores da OBMEP vão ganhar medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os medalhistas recebem bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professores e escolas também recebem premiações, de acordo com regulamento. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.