segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cocal recebe projeto estadual de escuta dos jovens

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A cidade de Cocal do Sul está participando de um projeto de escuta da juventude, que envolve 16 municípios do estado de Santa Catarina. O projeto “ConversAção” é realizado pelo ICJ (Instituto Catarinense de Juventude). Em Cocal, uma turma de 21 alunos da Escola Estadual Francisca Martins Búrigo participa do projeto.

Serão realizados três encontros com os adolescentes de 15 a 18 anos, que estão no segundo ano do Ensino Médio da escola. A primeira Roda de Conversa ocorreu na segunda-feira (14/4) e as duas próximas estão programadas para a esta semana.

Ao todo serão realizadas 42 Rodas de Conversa em 16 municípios do estado, nas quais se espera atingir mais de 400 jovens, contemplando todas as regiões, com foco para as cidades que apresentam os maiores números de homicídios de jovens em Santa Catarina e outras realidades. Ocorrem Rodas em Escola Indígena, assentamento do MST, Centro de Semiliberdade, Centro de Atendimento Socioeducativo, escolas públicas, Cras, centro social. Na região Sul os municípios de Cocal do Sul e Criciúma estão contemplados, assim como os municípios de Florianópolis, São José, Blumenau, Navegantes, Joinville, Itajaí, Joaçaba, Ouro, Monte Carlos, Lages, Chapecó, Entre Rios, Abelardo Luz, Xanxerê, no estado de Santa Catarina.

Os três encontros terão os seguintes temas: 1º) Em defesa da vida do/a jovem: Como é ser jovem hoje? 2º) Que espaços têm os/as jovens na comunidade? 3º) Em defesa da vida da juventude: a sociedade acredita na juventude? E como objetivo “Aprofundar o conhecimento sobre a realidade da juventude catarinense por meio de escuta qualificada de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”.

Após os encontros será publicado um livro com os resultado das Rodas de Conversas Este livro será distribuído gratuitamente para todos os jovens que participaram das Rodas, para as respectivas escolas, para organizações juvenis e para todos os Conselhos Municipais da Juventude e da Criança e Adolescente do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.